Como aprender violão clássico sem um professor

julango

Sem professor

Mensagem por julango » Qui 22 Mar 2007, 02:24

Marcelo

Ter ou não professor, não é desculpa para desistir. Nunca ninguém fez algo de grandioso sem muitos sacrifícios. É verdade que este ponto de vista, depende mto dos nossos objectivos, mas se tem à sua disposição uma ligação à Internet, pesquise e verificará que encontra mtos "professores". Vídeos e cursos gratuitos é o que não falta. Utilize com frequência o Google e faça pesquisa das mais variadas maneiras. Utilize também a opção "Pesquisa" deste site. Não se esqueça de fazer procuras noutras línguas e que mesmo em português o mesmo instrumentos nem sempre se chama violão.
É verdade que os meus objectivos em relação à guitarra clássica são apenas um passa-tempo, pois não tem nada a ver com a minha profissão. Sou professor de História. Mas mesmo sendo apenas um passa-tempo, tenho vindo cada vez mais a ficar deslumbrado com todo o manancial que a Internet põe à nossa disposição.
O objectivo desta mensagem era ganhar mais um adepto da guitarra clássica e não um desistente. Espero ter conseguido.

de Portugal,
Júlio António Gomes

CATL

Mensagem por CATL » Qui 22 Mar 2007, 22:59

Julango a internet pode ser uma grande aliada, como uma inimiga. Não aconselho estudar sem professor, porque o progresso é mais lento, cheio de dúvidas e vicios que uma hora ou outra vão fazer você desistir, por aquilo não estar gerando resultado.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 23 Mar 2007, 13:47

Acho que a internet possui muita informação boa e ruim também. Idem para vídeo aulas, métodos etc. O problema é saber filtrar e escolher o que presta. É muito fácil vc trocar gato por lebre. Por isso, especialmente para um iniciante, um bom professor é o mais recomendável, caso vc não tenha tempo a perder.

fabianodef

Re: Como aprender violão clássico sem um professor

Mensagem por fabianodef » Qua 28 Mar 2007, 14:38

Marinaldo escreveu:Estudo violão clássico já a algum tempo, mas não tenho tido muito progresso devido a falta de um professor com devo estudar para sanar esta deficiência.
Olha amigo, vc não pode enganar a si mesmo, o correto para todo o violonista, é estudar com orientação, a verdadeira técnica não está na leitura, esta já deve a sua obrigação a técnica consiste nos conhecimentos que são passados pelo professor para a produção do som. articulação, baixos que devem ser apagados, cortes, na melodia, nos chamos de macetes técnicos que vc não aprenderá sozinho, e sim somente com orientação, conhecimentos para uma boa interpretação, análise formal, só aprenderá coma boa orientação. aí então é só estudar Abraços Fabiano

Tecno

Re: Sem professor

Mensagem por Tecno » Sex 30 Mar 2007, 21:03

julango escreveu:Marcelo

Ter ou não professor, não é desculpa para desistir. Nunca ninguém fez algo de grandioso sem muitos sacrifícios. É verdade que este ponto de vista, depende mto dos nossos objectivos, mas se tem à sua disposição uma ligação à Internet, pesquise e verificará que encontra mtos "professores". Vídeos e cursos gratuitos é o que não falta. Utilize com frequência o Google e faça pesquisa das mais variadas maneiras. Utilize também a opção "Pesquisa" deste site. Não se esqueça de fazer procuras noutras línguas e que mesmo em português o mesmo instrumentos nem sempre se chama violão.
É verdade que os meus objectivos em relação à guitarra clássica são apenas um passa-tempo, pois não tem nada a ver com a minha profissão. Sou professor de História. Mas mesmo sendo apenas um passa-tempo, tenho vindo cada vez mais a ficar deslumbrado com todo o manancial que a Internet põe à nossa disposição.
O objectivo desta mensagem era ganhar mais um adepto da guitarra clássica e não um desistente. Espero ter conseguido.

de Portugal,
Júlio António Gomes
Caro Júlio,

Sou um "novato" que quer aprender a tocar guitarra clássica, vi o teu reply e fiquei logo interessado em responder, pois também eu estou sem professor e curiosamente moramos na mesma cidade, só hoje encontrei este forum e estou a gostar muito dos tópicos que tenho visto por aqui... :)

Já agora, aqui no Barreiro, sabes onde poderá haver um bom professor que não seja muito careiro ?

Se me pudesses mandar por mensagem privada, uns links para cursos on-line, livros e videos para iniciantes agradecia ! :)

Cumprimentos

adamir

Mensagem por adamir » Sáb 31 Mar 2007, 22:16

Eu moro no interior do Paraná. Não há professor ou Escola com pessoal qualificado para ensinar violão clássico. O que fiz foi adquirir bom material em partituras na internet mesmo e, suar muito, estudar, estudar. Consegui em uma cidade maior uma pessoa que me dava umas dicas, ocasionalmente lá me dirigia e ele me corrigia, claro que pagava ao mesmo pelo tempo que me acompanhava. Mas, o que vale mesmo é a vontade de cada um.

Marcelo lins

Mensagem por Marcelo lins » Ter 17 Abr 2007, 20:21

Podemos até tentar tirar umas pecinhas aqui e ali, mas para ter um verdadeiro desenvolvimento da técnica, ao meu ver, tem que ter um acompanhamento de um professor.

marcelocavalcante

Mensagem por marcelocavalcante » Qua 16 Mai 2007, 17:50

Acredito que é possivel sim aprender sem professor... se você tiver uma boa percepção, ler partitura, enteder métodos, mesmo com essa bagagem toda, um gravador é tudo, com ele você pode se escutar...
Sem esquecer do seu repertório, você deve vivenciar o que você deseja tocar.

kang_cheul

Mensagem por kang_cheul » Dom 03 Jun 2007, 01:44

é possível se vc tiver tido aula de piano, onde vc deveria aprendar a teoria elementar musical!!!!!

Schmitgeo

Mensagem por Schmitgeo » Sáb 08 Set 2007, 16:29

Estou nesse beco sem saida: estudo, estudo violão classico, mas os progressos são estremamente lentos, um agravante é que agora estou sem tempo e sem dinheiro. Gostaria de saber quanto de tempo e quanto custa para estudar teoria e prática com um professor. Porque não quero de forma
nenhuma parar de estudar clássico.

JovenJedi

Como aprender violão sem um professor

Mensagem por JovenJedi » Qua 12 Set 2007, 19:40

Um dos visitantes deste site colocou um tópico que talvez possa te ajudar. compartilhou conosco um pouco de seu conhecimento e de sua paixão.
O link
viewtopic.php?t=470

SILAS FERREIRA

Mensagem por SILAS FERREIRA » Qua 26 Set 2007, 15:21

Eu já toco violão popular a bastante tempo. Sempre estudei sozinho, pegando músicas pelas revistas e olhando outras pessoas tocarem. Sempre gostei do violão erudito, sempre quis aprender. Comecei a estudar agora para ver se eu consigo aprender. Estou estudando sozinho algumas partituras mais simples e até estou fazendo algum progresso. Gostaria de algumas dicas de como fazer para melhorar a leitura das partituras, estou colocando ao lado das notas as cifras das mesmas, isto ajuda ou atrapalha o desenvolvimento da leitura? :guitare:

Amadan

Mensagem por Amadan » Qua 26 Set 2007, 15:56

SILAS FERREIRA escreveu:...estou colocando ao lado das notas as cifras das mesmas, isto ajuda ou atrapalha o desenvolvimento da leitura? :guitare:
No meu ponto de vista atrapalha.
Mesmo que vc tente ler primeiro a nota, na dúvida irá ler a cifra.
Penso que será preferível ler errado (seu ouvido logo lhe dirá que tocou uma nota errada), parar e corrigir.
Isto desenvolve a percepção e a leitura.
No início é complicado, mas com a prática em alguns dias você estará identificando perfeitamente as notas no pentagrama.

Um abraço

fernando malmsteen

Mensagem por fernando malmsteen » Qui 27 Set 2007, 00:23

voce le partitura

SILAS FERREIRA

Mensagem por SILAS FERREIRA » Qui 27 Set 2007, 21:23

Vou seguir o seu conselho Amadan. Sei que o ideal seria estudar com um professor, porém como no momento não estou tendo tempo nem condições de pagar estou tentando sozinho. Ainda bem que encontrei este site, espero poder contar com vocês para me ajudarem nesta empreitada. Um abraço.