Como aprender violão clássico sem um professor

Marinaldo

Como aprender violão clássico sem um professor

Mensagem por Marinaldo » Qui 01 Fev 2007, 21:34

Estudo violão clássico já a algum tempo, mas não tenho tido muito progresso devido a falta de um professor com devo estudar para sanar esta deficiência.

Ranieri Carli

Re: Como aprender violão clássico sem um professor

Mensagem por Ranieri Carli » Dom 04 Fev 2007, 11:36

Marinaldo escreveu:Estudo violão clássico já a algum tempo, mas não tenho tido muito progresso devido a falta de um professor com devo estudar para sanar esta deficiência.
Acho que é essencial que vc tenha realmente um professor. Eu não me imagino progredindo no violão sem a presença de um bom professor ao lado.

F.A.M.

Mensagem por F.A.M. » Dom 11 Fev 2007, 23:20

Eu também já me convenci da necessidade de um bom professor. Mas às vezes é difícil, por diversas razões, ter aulas com um.
Algo que tenho feito há pouco tempo, e com que sinto que tenho evoluído, é estudar as músicas nota por nota.

michelomarino

Mensagem por michelomarino » Ter 13 Fev 2007, 15:10

Bem, estudo violão a uns 6 meses, tipo, foi uma paixão violenta pelo instrumento...não consigo mais pensar em outra coisa..

devido a falta de tempo/e primicipalmente dinheiro...estudo sozinho...

Não tenho tido aquele progresso todo, mas para quem não sabia nem sequer os nomes das notas musicais e um ouvido ridiculo para musica, hoje posso me orgular de executar algumas obras, como bourré de bach e lagrima de tarrega...esta ultima relativamente fácil e fonte de motivação para continuar estudando...

Uma boa dose de persistência e muita pesquisa em sites como o nobre amigo postou à cima

Escolha um método, pratique muito a leitura de partitura, por mais impossível que pareça no começo, aos poucos a música vai tomando forma e sentido "naquelas linhas" ...mas tem que ser insistente!!!! teimoso!!!

abraço

cardosore

Mensagem por cardosore » Qua 14 Fev 2007, 20:27

devo alertar-vos que nao eh somente isso. vc com certeza conseguirá progresso de leitura e tecnicas estudando dessa maneira. Mas o motivo principal de ter um professor é ter sempre alguem observando sua sonoridade e sua postura( do corpo e das maos), pois tocando sozinho vc pode adquirir vícios que depois de mais experiente vc terá que voltar ao repertorio inicial pra deixar tudu certinho.

michelomarino

Mensagem por michelomarino » Qui 15 Fev 2007, 11:48

Nestes termos, sou obrigado a concordar plenamente como nobre amigo!!

marcos1977

Mensagem por marcos1977 » Sex 16 Fev 2007, 00:05

Tão importante quanto a decisão de ter aulas de violão é a escolha do professor. Aliás isso é motivo de um tópico bem interessante aqui no fórum (acho que mais de um até). Falo por experiência própria. Quando comecei a ter aulas eu não me preocupei muito com isso, tava naquela empolgação, querendo toca logo, etc...depois de um ano, o professor com quem eu estava tendo aulas mudou-se e eu mudei o professor também. Só então eu percebi a importâcia da escolha de um bom professor, pois em 2 mesees eu progredi mais do havia progredido em um ano, além de corrigir vários vícios e dificuldades que eu havia adquirido ao longo do meu estudo. Enfim, é melhor você ter uma aula de qualidade do que dez sem qualidade nenhuma.

Apaulo

Mensagem por Apaulo » Ter 20 Fev 2007, 21:58

um bom site é o http://www.eythorsson.com/
tem um curso bom e que permite uma evolução segura no estudo da guitarra.

Guitar man/Varginha

Re: Como aprender violão clássico sem um professor

Mensagem por Guitar man/Varginha » Dom 04 Mar 2007, 22:05

Marinaldo escreveu:Estudo violão clássico já a algum tempo, mas não tenho tido muito progresso devido a falta de um professor com devo estudar para sanar esta deficiência.
Olá Marinaldo.

Também passei por este problema. E te digo que só comecei a ver os resultados depois que entrei para o censervatório estadual de música aqui na cidade de Varginha. Não sei se ai na sua cidade ou proximo tem consevatório. Se não tiver procure um professor com urgência. Antes que vc desanime de vez. Porque chegará a um ponto que vc ficará em um beco sem saída.

"Junte-se aos bons e serás um deles"

EULES EURIPEDES BORES

Mensagem por EULES EURIPEDES BORES » Ter 13 Mar 2007, 02:19

eu gostaria de saber como identificar um bom professor, por que ja tentei alguns a alguns anos e nao vejo muio resultado. como posso analisar esta situação?

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 13 Mar 2007, 12:03

EULES EURIPEDES BORES escreveu:eu gostaria de saber como identificar um bom professor, por que ja tentei alguns a alguns anos e nao vejo muio resultado. como posso analisar esta situação?
Realmente nem sempre é fácil identificar, principalmente para um iniciante que muitas vezes não sabe direito o que fazer.

Recomendo testar vários professores. Muitos aceitam dar uma primeira aula gratuita. Converse com eles e tente ver como trabalham. Descubra os pontos importantes como:
- qual a formação do professor? (com quem estudou, quantos anos, que métodos, se tem uma graduação etc.)
Certamente uma boa formação resulta em um professor minimamente competente.
- quantos tempo de experiência? Há quanto tempo dá aulas? Há quanto tempo toca violão?
O tempo de estrada tbém ajuda.
- tem alguma atividade como músico além de dar aulas?
Experiência prática é bom.
- quantos alunos possui?
Tbém mostra experiência e competência.
- Que metodologia utiliza? Qual seria a ementa do curso?
Não precisa necessariamente seguir um método exatamente, mas tem que possuir uma boa metodologia, uma sequencia de estudo e ensino. Pergunte em que serão baseadas as aulas.
- Toque uma música e peça para o professor analisar e comentar.
Por aí vc poderá ver o quanto o professor será útil. Verá qual a profundidade dos comentários e a postura como professor.

Bom, são perguntas para refletir. Não tenha medo de mudar de professor ou até, eventualmente, fazer algumas aulas com outros para comparar ou até mesmo ter opiniões diversas. É que nem médico, se vc não está satisfeito, consulte outras opiniões para ver se realmente o caminho está correto.

No mais, boa sorte.

Olwenntaron

Mensagem por Olwenntaron » Sex 16 Mar 2007, 00:22

Concordo totalmente com o camarada ai de cima

Stefano

Mensagem por Stefano » Dom 18 Mar 2007, 12:44

Aproveitando o topico de colega..é o seguinte, no conservatorio onde estudo as aulas teoricas são excelentes...com um professor muito bom, só que a aula pratica d violaõ,com outro professor esta deixando um pouco a desejar...não quero sair de la por causas das aulas teoricas...o q faço ?...me deem alguma dica...

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 20 Mar 2007, 12:15

Stefano escreveu:Aproveitando o topico de colega..é o seguinte, no conservatorio onde estudo as aulas teoricas são excelentes...com um professor muito bom, só que a aula pratica d violaõ,com outro professor esta deixando um pouco a desejar...não quero sair de la por causas das aulas teoricas...o q faço ?...me deem alguma dica...
Imagino que o professor de violão do conservatório, mesmo que não seja muito bom, deve seguir uma metodologia curricular do conservatório. Deve ter uma sequencia de exercícios e peças que vc tem que estudar em cada semestre. Se vc vai seguir no conservatório, recomendo seguir a sequencia requerida, que deve funcionar, e em paralelo fazer umas aulas particulares com outro professor.

Vc pode fazer, por exemplo, um aula por mês com outro professor, como se fosse um masterclass. Explique que vc não está totalmente satisfeito com seu professor atual e quer outras dicas/opiniões para se aprofundar mais.

Marcelo Terra

Mensagem por Marcelo Terra » Qua 21 Mar 2007, 08:20

Eu estava tentando sem professor e desisti. Tem que ter pelo menos uma orientação, alguém pra te dizer se você está indo no caminho certo.