Chorinho: Violão ou Cavaquinho?

danenha

Mensagem por danenha » Seg 09 Jul 2007, 19:28

Depende muito. :\

Participo de uma roda de choro que possui os dois instrumentos. Não conheço o cavaquinho, mas não é prescindível.

raphael moraes

Mensagem por raphael moraes » Qua 11 Jul 2007, 17:56

gostaria de citar também,além do disco do henrique cases com o marcello gonçalves(que por sinal é muito bom ,e engraçado que é muito simples só cavaquinho e violao e os dois executam asmusicas como se fossem um regional de choro) tem um disco tb quase com a mesma formaçao chamado: tigres da lapa, com zé paulo becker(violao,trio madeira brasil) marcos ariel(flauta tranversa) e o beto cazes (no pandeiro) tem uns arranjos muito legais de classicos de pixinguinha entre outros...vale a pena conferir...vlw

abraço

renan

Mensagem por renan » Dom 15 Jul 2007, 19:51

Eu sou apaixonado pelas baixarias do violão no chôro, por isso eu prefiro o violão, até porque com ele dá para faze acompanhamentos. Inclusive em junho eu apresentei no recital aqui da escola de música um choro para duo de violão.

araujo

Re: Chorinho: Violão ou Cavaquinho?

Mensagem por araujo » Qui 17 Jan 2008, 00:25

Olá amigos do fórum, acho válida a duvida do Marcos, sem sombra de dúvidas, o que todos disseram é verdade, mas, todavia, contudo, porém o choro tocado em grupo, geralmente possui o regente que pode ser o cavaquinho ou o bandolim, o violão de seis cordas realizando a harmonia, a percussão marcando a cadéncia e o sete cordas preparando o meio de campo para a interação do grupo. Se apenas o violão estiver disponível, o choro ganha outra roupagem e o violão apresenta a sua versatilidade, pois pode substituir um conjunto inteiro sem prejuízo para a música a ser interpretada.
Gosto de choro tocado em grupo, mas quando o negócio é com o vilão, aí o bicho pega bonito. Um choro bem interpretado ao violão é sempre chocante, impactante para qualquer ouvinte.
Abraços.

Philipe Matias

Mensagem por Philipe Matias » Qua 18 Jun 2008, 12:57

Pra mim o violão fica mais bonito pra chorinho.

Manuel HP

Mensagem por Manuel HP » Qua 18 Jun 2008, 17:42

Normalmente o solo de um choro provém do bandolim, mas visto o facto de eu ser violinista,eu acho que o solo pode ser interpretado pela viola, sem terar nenhuma qualidade a este.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Sáb 21 Jun 2008, 23:21

Alô pessoal!
Chorinho calha muito bem em instrumentos de cordas e sopro. No teclado não me soa bem.
Até breve.
Abraços.