Chorinho: Violão ou Cavaquinho?

marcos.rinaldi

Mensagem por marcos.rinaldi » Qui 09 Nov 2006, 10:10

Qual o melhor instrumento para se tocar Chorinho? Violão, Cavaquinho ou tanto faz? Gostaria de ter algumas opiniões, pois estudo violão erudito e gosto muito de chorinho.
Obrigado.
Marcos

Papin

Mensagem por Papin » Qui 09 Nov 2006, 12:16

Cada instrumento têm sua função dentro do choro, assim como em qualquer outro estilo musical.

marcos.rinaldi

Mensagem por marcos.rinaldi » Qui 09 Nov 2006, 17:46

Papin escreveu:Cada instrumento têm sua função dentro do choro, assim como em qualquer outro estilo musical.
Sim, entendi o que você disse, mas o que realmente me intriga é que quando ouvimos solo de chorinho quase sempre é executado com cavaquinho. Tenho razão, ou ainda sou muito ignorante em termos de música?
Obrigado
Marcos

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 09 Nov 2006, 18:17

marcos.rinaldi escreveu:
Papin escreveu:Cada instrumento têm sua função dentro do choro, assim como em qualquer outro estilo musical.
Sim, entendi o que você disse, mas o que realmente me intriga é que quando ouvimos solo de chorinho quase sempre é executado com cavaquinho. Tenho razão, ou ainda sou muito ignorante em termos de música?
Obrigado
Marcos
Num grupo de choro o solo normalmente é no bandolim...
O cavaquinho tbém pode solar, mas é um pouco menos comum.
O violão normalmente é apenas acompanhamento, apenas eventualmente faz algum solo.

Se for para tocar sozinho, estilo solo, creio que o violão é a melhor opção, pois pode-se solar e fazer o acompanhamento ao mesmo tempo. Além de que há um repertório interessante e fácil de encontrar partituras, como músicas de João Pernambuco, Dilermando Reis, Canhoto, arranjos de Ernesto de Nazareth (como Odeon) entre outras.

marcos.rinaldi

Mensagem por marcos.rinaldi » Sex 10 Nov 2006, 17:44

FernandoSor escreveu:
marcos.rinaldi escreveu:
Obrigado
Marcos
Num grupo de choro o solo normalmente é no bandolim...
O cavaquinho tbém pode solar, mas é um pouco menos comum.
O violão normalmente é apenas acompanhamento, apenas eventualmente faz algum solo.

Se for para tocar sozinho, estilo solo, creio que o violão é a melhor opção, pois pode-se solar e fazer o acompanhamento ao mesmo tempo. Além de que há um repertório interessante e fácil de encontrar partituras, como músicas de João Pernambuco, Dilermando Reis, Canhoto, arranjos de Ernesto de Nazareth (como Odeon) entre outras.
Agora sim eu compreendi...muito obrigado pela resposta!
E essas partituras que você citou são fáceis de se encontrar aqui no Fórum?
Um Abraço
Marcos

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sáb 11 Nov 2006, 19:30

Aqui no fórum não há muitas porque seus autores ainda possuem os direitos autorais protegidos.
Porém temos o famoso "Sons de Carrilhões" do João Pernambuco por aqui. Inclusive com uma gravação do próprio Delcamp na seção de mp3.

tico

Mensagem por tico » Qui 16 Nov 2006, 23:36

O choro e´ um estilo musical belíssimo e genuinamente brasileiro.Para tocar um belo choro é necessário a utilizaçõa dos dois instrumentos, pois um é base para o outro, violão e cavaco, neste estilo, são como um casal de namorados no qual um complementa o outro, o par perfeito...

claudecir

Mensagem por claudecir » Sex 17 Nov 2006, 21:23

pergunta facil; é claro que no choro tem que ter os dois instrumento .cavaquinho e violão que faz a harmonia completa nesse estilo, sem tirar o mérito da percussão

Papin

Mensagem por Papin » Seg 27 Nov 2006, 13:18

Recomendo vocês darem uma olhadinha nesse site aqui : http://almanaque.folha.uol.com.br/choro.htm
Uma matéria interessante sobre o choro.

Marinho.Santista

Mensagem por Marinho.Santista » Seg 27 Nov 2006, 20:21

- No solo independente sem dúvida; é o violão.

- Conjunto; aí as raízes são o cavaquinho a flauta e o bandolim. ( é só escolher ).

Verifiquem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Choro

nilson meireles

Choro

Mensagem por nilson meireles » Qua 03 Jan 2007, 13:57

Todos os instrumentos podem e devem solar , que o diga Waldir Azevedo
(cavaquinho), Dilermando Reis(violao),Sivuca(acordeão),Altamiro Carrilho
(flauta),Pixinguinha(sax),Nelson Freire(piano),Jacob e Armandinho(bandol
im). Todos estes e muitos outros fizeram bonito com seus respectivos e
variados instrumentos.

Bruno Madeira

Mensagem por Bruno Madeira » Ter 09 Jan 2007, 14:33

tico escreveu:O choro e´ um estilo musical belíssimo e genuinamente brasileiro.Para tocar um belo choro é necessário a utilizaçõa dos dois instrumentos, pois um é base para o outro, violão e cavaco, neste estilo, são como um casal de namorados no qual um complementa o outro, o par perfeito...
É um bom par mesmo. Não sei se perfeito, porque é uma palavra muito forte.

Pra quem interessar possa, o Marcello Gonçalves (do Trio Madeira Brasil) gravou com o Henrique Cazes o CD Pixinguinha de Bolso, com os choros do Pixinguinha nessa formação de violão e cavaquinho. Muito bonito, bem legal mesmo.

tico

Mensagem por tico » Dom 11 Fev 2007, 11:12

o violão é mais utilizado para fazer a base, a ''cama'' da música, os baixos executados pelo violão são belíssimos, por isso eu prefiro tocar violão a execusão do choriho.

CATL

Mensagem por CATL » Dom 11 Fev 2007, 18:52

Eu vi aqui no SESC TV dois homens(que não lembro o nome) tocando pizinguinha com um violão e o cavaquinho, o cavaquinho solando na maioria das vezes, e o violão de base, mais as vezes o violão solava junto. Po muito bonita a apresentação.

Guitar man/Varginha

Mensagem por Guitar man/Varginha » Dom 11 Fev 2007, 22:11

Olá amigo,

Como degustador da música popular brasileira e estudante de violão, temos que uma dobradinha violão ( violão 07 de cordas acho melhor) e cavaquinho é marca registrada no chorinho. Mas também se acrecentar uma flauta tranversal ou um sax, rapaz nem te conto como fica.

Um abraço.