Método Henrique Pinto

Chiga

Método Henrique Pinto

Mensagem por Chiga » Qui 05 Out 2006, 13:05

Olá, alguém aqui já estudou pelo Método Henrique Pinto, gostaria de saber se é bom?? Já ouvi falar de Tarrega tbm, mais estou na dúvida de qual livro começar, já tive aulas em um conservatório, porém não consegui seguir por muito tempo e hoje estou querendo recomeçar.
Abraços!

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 05 Out 2006, 13:19

Acho o método do Henrique Pinto incompleto, principalmente para estudar sem professor.

Recomendo dar uma olhada nos métodos de autores clássico-românticos que cito neste tópico:

viewtopic.php?t=470&postdays=0&postorder=asc&start=0

São métodos disponíveis gratuitamente.

Quanto a métodos que se dizem de Tárrega por aí, a maioria é pura embromação e não recomendo. O Tárrega nunca escreveu um método. O método que mais se aproxima da escola de Tárrega é o do Pujol, que foi seu aluno. Acho o método do Pujol bom, com uma sequencia gradativa de exercícios. Porém pode tornar-se um pouco cansativo. Por isso recomendo estudar peças à parte além deste.

Um método que acho interessante, que mescla exercícios e teoria com uma boa coletânea de peças é o do Arenas. Ele segue uma linha similar aos métodos clássico-românticos citados.

O certo mesmo é buscar um bom professor. Vc vai se desenvolver no mínimo umas 3 vezes mais rápido, além de evitar problemas futuros.

sds

ricardocop

Mensagem por ricardocop » Sex 06 Out 2006, 18:04

Acho que o melhor conselho é que vc volte a estudar em um conservatório. Eu estudo no conservatório brasileiro de música aqui no RJ, tem ótimos professores. Tb comprei os dois primeiros volumes do Henrique pinto, achei bons mas nada se compara a um professor para nos orientar e corrigir nossas falhas na execução do instrumento.

jofilho

Mensagem por jofilho » Qui 19 Abr 2007, 14:33

Também não creio que exista um bom método para estudar sozinho. O professor, no caso de um instrumento como o violão, é importante para que erros de postura e ataque não prejudiquem a performance futura do (auto) aprendiz.

Joel Elias

Método Hemrique Pinto

Mensagem por Joel Elias » Sex 20 Abr 2007, 23:45

Na minha opinião, o método do professor Henrique Pinto tem suas limitações, sim, mas para quem estar iniciando, não chega a ser uma excelente ferramento, mas é um estudo que não pode ser menospresado.

Bia

Re: Método Hemrique Pinto

Mensagem por Bia » Qui 26 Abr 2007, 22:35

Joel Elias escreveu:Na minha opinião, o método do professor Henrique Pinto tem suas limitações, sim, mas para quem estar iniciando, não chega a ser uma excelente ferramento, mas é um estudo que não pode ser menospresado.
Também estou utilizando os livros do Henrique Pinto e tenho gostado muito. As peças escolhidas são de bom gosto e numa progressão interessante, que nos motiva a continuar. Acho que o propósito do autor é alcançado ao final. É claro que esta é a visão de quem está do lado de cá (aluno) e que não tem muita experiência no assunto, mas volto a frisar que já estudei outros instrumentos por métodos que transformam o estudo, ao contrário do que faz Henrique Pinto, num verdadeiro suplício. Por isso estou gostando tanto! Na verdade, estou até me divertindo e acho que isso também é importante.
De qualquer maneira vou utilizar os livros aqui sugeridos para complementar meus estudos. Acho sempre interessante ter várias abordagens sobre o mesmo tema. Portanto... valeu a dica! Obrigadíssima a todos!

kang_cheul

Re: Método Hemrique Pinto

Mensagem por kang_cheul » Dom 03 Jun 2007, 01:47

esta foi uma discussao importante!

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Dom 03 Jun 2007, 01:58

Olha, sinceramente, tenho o maior respeito pelo Henrique Pinto mas não gosto do método dele não. Acho muito incompleto. Em se tratando de métodos para violão erudito no Brasil é um dos melhores mas está longe de ser ideal. Atuo como professor à alguns anos e pude entrar em contato com diversos métodos e livros diferente e no final acabo não usando nenhum. Todos tem problemas. Por isso sempre recomendo a quem quer estudar violão que o faça com um bom professor, qual livro ou método é o menos importante.

César Jeansen

Mesmo assim é um bom suporte!

Mensagem por César Jeansen » Sáb 11 Ago 2007, 10:58

Claro que o método de Henrique Pinto é limitado, mas todo método é um suporte que um professor irá utilizar. Então essa história de limitado sempre aparecerá. Nenhum dos métodos que se procurá irá esgotar o assunto. No caso de estudar por Henrique Pinto, é bom perguntar ao professor sobre outros suportes didáticos que complementem a informação; o restante é com o aluno e sua inteligência e esforço.

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Sáb 11 Ago 2007, 11:55

César, quando eu falei limitado eu quis dizer REALMENTE limitado. Algo que não dá para relevar. Eu uso o método do Henrique Pinto como material de leitura. Mas como um método... Tem muita coisa que não é falada, mesmo em relação à técnica. Um método para estudo, na minha humilde opinião, deve procura proporcionar ao aluno um contato com TODOS os aspectos do fazer musical. Tem que ter técnica, repertório, tem que trabalhar composição.. Enfim, vários aspectos e o metodo do Henrique Pinto não chega a trabalhar bem nenhum deles. Compara com o "Equilibrista das Seis Cordas" da Silvana Mariani. É um método muito mais interessante e completo.

vandaster

Mensagem por vandaster » Qui 16 Ago 2007, 13:46

Eu tenho os dois metodos do henrique, não tenho professor mas tinha alguma ideia de partitura, realmente ele é bem iniciante, o proprio nomo já diz, estou atras agora de partituras de musicas, creio que seja meu proximo passo...

Gabriel

Re: Método Henrique Pinto

Mensagem por Gabriel » Seg 14 Jan 2008, 18:23

Ola, tive a minha iniciacao musical atraves deste método...acho bastante interessante, o que me mais me chama atencao é a numercao relativa a disposiçao dos dedos intrinseca na partitura o que facilita o seu posicionamento...valeu !

Sérgio

Mensagem por Sérgio » Seg 28 Jan 2008, 17:06

Também não creio que exista um bom método para estudar sozinho. O professor, no caso de um instrumento como o violão, é importante para que erros de postura e ataque não prejudiquem a performance futura do (auto) aprendiz.

Abraços

diegodbraganca

Mensagem por diegodbraganca » Qua 30 Jan 2008, 12:35

Realmente para quem iniciaos estudos o metodo de Henrique Pinto e essencial,ma n podemos ficar presos apenas a eles ou por muito tempo....
vlw!

Rovilson Jr

Mensagem por Rovilson Jr » Seg 03 Mar 2008, 11:32

olha pra ser sincero não conheço o segundo método dele, mas o primeiro acho bem interessante, não uso ele inteiro para dar aulas, mas aproveito algumas coisas que são bem uteís.