como ensinar um canhoto? existe método? algum conselho?

kang_cheul

Re: Bom eu tenho algumas experiências

Mensagem por kang_cheul » Dom 03 Jun 2007, 02:37

vcs conhecem o jimmi hendrix? ele é considerado o maior guitarrista do universo.

kang_cheul

Re: Bom eu tenho algumas experiências

Mensagem por kang_cheul » Dom 03 Jun 2007, 02:38

e era canhoto. desculpe-me por esta postagem, era p/ ter postado junto com a primeira, mas cliquei na hora errada. sorry...

rbcunha

Mensagem por rbcunha » Seg 13 Ago 2007, 20:09

Sou iniciante no violão, sou canhoto e estou aprendendo com as cordas invertidas (recomendação do meu professor que tem anos de experiência), e utilizando mão esquerda para ferir as codas e direita para apertar as cordas no braço do violão.....Desta forma fica bem natural para acompanhar o método que utilizo, apenas leio mão direita = minha mão esquerda e mão esquerda = minha mão direita.

O único inconveniente que eu vejo e na hora de comprar um novo instrumento onde nas lojas os instrumentos sempre estão com as cordas para destro :( ......... e não poder tocar nos violões dos amigos destros...

abraços

MARCOLEAL

Re: como ensinar um canhoto? existe método? algum conselho?

Mensagem por MARCOLEAL » Seg 05 Nov 2007, 01:06

OLA A TODOS TAMBEM SOU CANHOTO E TOCO COMO TAL TENHO INSTRUMENTOS QUE TIVE QUE INVERTER AS CORDAS E OUTROS QUE COMPREI DE FABRICA JA PARA CANHOTO POIS NAO E SO INVERTER TEM TAMBEM TODA A REGULAGEM PARA FAZER TANTO A INCLINAÇAO DA PONTE COMO NA PESTANA POIS SEM ESTA REGULAGEM TORNA-SE MUITO DIFICIL PARA A MAO DA ESCALA ALEM DO TRASTEJAMENTO CONSTANTE , NO MEU CASO FIZ QUESTAO DE TOCAR ASSIM NAO POR CAUSA DAS MAOS NEM DE ESTETICA E TUDO MAIS , MAS SIM POR SENTIR UM ENCAIXE CONFORTO COMO ATE SE FIZESSE PARTE DE MIM ESSA SIM ACHO SER UMA PRIORIDADE . :discussion: :D

granadaguru

Mensagem por granadaguru » Dom 11 Nov 2007, 15:45

olá eu sou canhoto, pura e simplesmente troquei as cordas, o meu prof. a inicio dava um pouco de confusão, esta a resultar lindamente ele faz como se fosse um destro, e precisamente igual, com bem aqui lembrar a quem ensina que nos canhotos vemos as coisas a esquerda como vocês a direita por isso naturalmente convertemos o que vocês fazem a direita para o lado esquerdo sem confusão.

sergiosilva

Mensagem por sergiosilva » Ter 13 Nov 2007, 15:29

Ok! Vou dar meu conselho.

Não inverta as cordas. existe uma padronização ditada pela maioria, a vida é repleta de padronizações e convenções que seguimos.
No caso do violão não acredito que seja aconselhavel quebrar esta convenção e executar peças de maneira diferente.

Tenho uma filha com 12 anos de idade, ela é canhota. Eu ensino violão para ela sem virar as cordas.
Ela também gosta de piano e violino: Imagine se tivessemos que ter piano, violino, orgão e etc para canhoto.

Não consigo ver uma boa razão para quebrar a regra e virar as cordas do instrumento.

Espero ter contribuido!

granadaguru

Mensagem por granadaguru » Ter 13 Nov 2007, 21:26

sergiosilva escreveu:Ok! Vou dar meu conselho.

Não inverta as cordas. existe uma padronização ditada pela maioria, a vida é repleta de padronizações e convenções que seguimos.
No caso do violão não acredito que seja aconselhavel quebrar esta convenção e executar peças de maneira diferente.

Tenho uma filha com 12 anos de idade, ela é canhota. Eu ensino violão para ela sem virar as cordas.
Ela também gosta de piano e violino: Imagine se tivessemos que ter piano, violino, orgão e etc para canhoto.

Não consigo ver uma boa razão para quebrar a regra e virar as cordas do instrumento.

Espero ter contribuido!
Eu como canhoto que sou, foi na onda de trocar as cordas, para mim foi mais fácil pq estava a começar do 0. Hoje concordo plenamente se a pessoa conseguir aprender da mesma forma que o destro, e bom pois já tive varias situações em que poderia ter pegado em uma viola e não o fez porque não tinha as cordas ao contrario, ficamos limitados.

jazzerfloyd

Mensagem por jazzerfloyd » Qua 26 Dez 2007, 17:23

diz pro canhoto ouvir muito Canhoto da Paraíba!!! hehehe

granadaguru

Mensagem por granadaguru » Qui 24 Jan 2008, 21:24

jazzerfloyd escreveu:diz pro canhoto ouvir muito Canhoto da Paraíba!!! hehehe
ai ta e canhoto mas noe burro..hihihi :guitare:
canhoto ou destro, precisa e de praticar muitooooooooooo.

pilvis

Mensagem por pilvis » Ter 19 Fev 2008, 00:55

Tenho uma filha de 13 anos que é canhota, que está começando o aprendizado do violão(guitarra), ela afirma que não consegue tocar como destro, mas antes de eu inverter as cordas, ela nunca havia reclamado, agora fico na dúvida e se eu não tivesse invertido? Mas imagino que deve ser mais fácil invertendo as cordas, tem o inconveniente de só tocar em violão específico. mas sim tem muito de psicológico.

Amauri Andrade Franco

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Sáb 22 Mar 2008, 23:30

Não há métodos e nem necessidades especiais para o aprendizado do canhoto. O importante é manter os bordões ao alcance do polegar e as primas na sua posição normal. O que não se deve fazer é inverter somente o instrumento, sem inverter as cordas. O canhoto pode tocar assim, mas não vai aprender tudo como se deve. Eu conheço grandes instrumentistas canhotos que não invertem nem as cordas, dedilham com a mão direita e conseguem um trabalho maravilhoso. Um grande exemplo é Francisco Araújo.

R.M.Aguiar

Mensagem por R.M.Aguiar » Qua 02 Jul 2008, 06:07

O violão deve ser IGUAL para destro ou canhoto. Não há necessidade de inverter cordas. Ninguém inverte as teclas de um piano, por exemplo.

Lourenco

Mensagem por Lourenco » Qua 02 Jul 2008, 19:02

Olá, sou novo aqui e 'iniciante' no violão (clássico).
Sou canhoto mas toco como destro, no começo tive dificuldades, mas já estou me adequando.
Só que a mão direita ...

R.M.Aguiar

Mensagem por R.M.Aguiar » Sex 04 Jul 2008, 02:53

Saudações LOURENSO,
Dificuldades com ambas as mãos são perfeitamente NORMAIS no inicio. Você esta tendo Alguma dificuldade natural, não é porque é destro ou canhoto. Tire isto da sua cabeça. Já ensinei vários canhotos. O canhoto acha que é diferente e por issso acha que esta errado. MEU CONSELHO: Violão é uma coisa só. Não se inverte cordas. Caso você canhoto tenha alguma dificuldade sera natural, como o destro também sentiria. PARE DE ACHAR QUE É O CONTRARIO. Isso é um absurdo. Abraços.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Sex 11 Jul 2008, 02:44

Pois é: por que o canhoto quando quer tocar violão pensa que seja necessário inverter as cordas, trocar o apoio da perna esquerda pela direita? Hoje fala-se em construção de certos instrumentos para canhoto. Certamente terão que construir automóveis para canhotos com o volante do lado direito e apropriar o trânsito para eles. Um canhoto se quiser estudar piano, órgão e similares terá que tocar como destro. Se optar por instrumentos de sopro, terá também que tocar como destro. Por que então havemos de inverter as cordas do violão ou mudar o apoio para a perna direita para o estudante do violão? É só uma questão de adaptação e mais nada. Se o canhoto tem maior firmesa na mão esquerda, melhor ainda. É a mão que, no violão, há necessidade de um pequeno esforço, enquanto que a direita deve ficar mais livre para harpejar ou ferir as cordas. Enfim, recomendo aos canhotos a estudarem o violão como destros. Sou professor de violão há muitos anos e nunca abri estas excessões para os canhotos e ninguém nunca desistiu de estudar por causa disto. Canhoto não é deficiente físico. Estamos conversados.
desculpem-me o desabafo.
Sejam felizes!