como ensinar um canhoto? existe método? algum conselho?

junior costa

como ensinar um canhoto? existe método? algum conselho?

Mensagem por junior costa » Qua 06 Set 2006, 20:15

Estou precisando de um conselho em como fazer p/ ensinar um aluno canhoto.Não sei se existe método´,não sei se inverto as cordas.O fato é que esse aluno já toca bem com a esquerda.Agradeço a atenção e ajuda de todos.Obrigado. :roll:

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qua 06 Set 2006, 22:33

Tem que inverter as cordas.

Aí estuda-se como se fosse destro (mas com as mão trocadas, obviamente).

paladin

Mensagem por paladin » Qui 07 Set 2006, 08:31

Olhem, eu sou canhoto e o meu professor no início disse para eu trocar as cordas, mas não é a mesma coisa. A guitarra está mais curvada do lado do apoio da perna e se trocarmos não dá para tocar bem. Só comprando uma guitarra de canhoto e não são todos os fabricantes que as fazem. Eu digo-vos que toco lindamente cm a guitarra normal. Não tem mal nenhum. Sou canhoto com muito orgulho! :lol:

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 07 Set 2006, 13:13

paladin escreveu:Olhem, eu sou canhoto e o meu professor no início disse para eu trocar as cordas, mas não é a mesma coisa. A guitarra está mais curvada do lado do apoio da perna e se trocarmos não dá para tocar bem. Só comprando uma guitarra de canhoto e não são todos os fabricantes que as fazem. Eu digo-vos que toco lindamente cm a guitarra normal. Não tem mal nenhum. Sou canhoto com muito orgulho! :lol:
Não sei que guitarra (violão) vc usa. Um violão (guitarra) clássico tradicional tem a curvatura exatamente igual para os dois lados. Serve tanto para canhoto como para destro.

Johann kaspar Mertz

Mensagem por Johann kaspar Mertz » Sáb 09 Set 2006, 18:39

Pois então. O ideal é trocar as cordas.
Não me recordo exatamente quando, mas, há alguns anos, vi em um sebo aqui em minha cidade, um "método" (não sei se era mesmo um método, ou uma coleção de obras, ou somente um livro didático, efim) que era voltado para os canhotos. O livro, se não me engano, era de Pujol. Estava escrito na capa (além, obviamente, de outras coisas que não me lembro, hehe): "Zurdos".

Enfim ...

Dê uma pesquisada. Contate professores, violonistas que são canhotos. Talvez eles possam dizer-lhe melhor.

Abraços.

junior costa

aluno canhoto

Mensagem por junior costa » Sáb 09 Set 2006, 23:46

Obrigado pela dica.Vou sugerir ao meu aluno fazermos algumas experiencias trocando as cordas e, dependendo da adaptação e resultado vamos seguir em diante.Desde já agradeço a todos pelo apoio prestado valeu.Valeu:leonardo,johan,fernando sor e paladin. :D :D

guitarra

Mensagem por guitarra » Seg 11 Set 2006, 22:45

faça um teste

Papin

Mensagem por Papin » Sex 20 Out 2006, 14:47

Não sei se trocar a ordem das cordas é o melhor conselho. Existem canhotos que tocam normalmente com as cordas nas posições normais e, pensem comigo: Ele perderá trocando as cordas, pois não será qualquer violão que ele poderá tocar.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 20 Out 2006, 19:32

Papin escreveu:Não sei se trocar a ordem das cordas é o melhor conselho. Existem canhotos que tocam normalmente com as cordas nas posições normais e, pensem comigo: Ele perderá trocando as cordas, pois não será qualquer violão que ele poderá tocar.
Só para deixar claro, todas as minhas opiniões são pensando em violão clássico/erudito que, aliás, é o tema central do fórum (mas não tenho nada contra eventuais divagações...).

Simplesmente falar inverter pode gerar confusão, por isso vou explicitar melhor.
Quando eu disse inverter as cordas, é para o canhoto poder tocar como um destro. Assim:
- A perna direita é que será elevada pelo banquinho ou outro aparato;
- mão esquerda ferindo as cordas e tirando o som;
- mão direita no braço do violão, segurando as cordas contra os trastes;
- cordas mais agudas na parte de baixo, cordas mais graves em cima;
- no violão erudito não tem problema com o instrumento e não há diferença entre um violão de canhoto ou destro, pois ele é simétrico (não tem a curva para facilitar o acesso às casas agudas, pois esta curva reduz o tampo e prejudica a qualidade do som);

Porém se alguém está iniciando, talvez não seja difícil tocar literalmente como um destro (mão direita ferindo as cordas, mão esquerda no braço do violão). Eu mesmo sou canhoto e toco como se fosse destro.

Para o violão erudito, não dá para tocar com as cordas em ordem inversa (graves em baixo e agudas para cima, como o Canhoto da Paraíba). E é fácil descobrir porque: tentem tocar Recuerdos de la Alambra com as cordas na ordem inversa...

sds

Amauri Andrade Franco

Ensinar um canhoto

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Sáb 28 Out 2006, 01:17

Oi, vou me intrometer no assunto. Um canhoto pode estudar violão da forma que ele achar mais conveniente. Pode ser invertendo as cordas, pode tocar como destro, enfim, não há nada que o limite. Francisco Alexandre Araújo é um grande instrumentista, é canhoto, mas não inverte as cordas, nem o instrumento: toca como se fosse destro, mão direita dedilhando e mão esquerda na escala. Tem uma velocidade fantástica e é uma referência para canhotos, pois toca tudo o que o universo do violão clássico pode englobar. O importante é a forma de tocar que o canhoto achar mais conveniente.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sáb 28 Out 2006, 18:16

Concordo.

Tbém faço parte deste caso, sou canhoto e toco como destro.
Porém repare que a questão inicial fala de um aluno que já toca bem na posição de canhoto e a pergunta é: como ensinar um canhoto...

Fábio Tena

Mensagem por Fábio Tena » Qua 20 Dez 2006, 15:19

Bom, acredito que se o aluno já iniciou os estudos e se sente confortavel assim, nada mais justo que ele faça essa escolha.
E ter a oportunidade de tocar em qualquer instrumento(sem precisar modifica-lo) é sempre um incentivo. O contrário pode acaber se tornando uma frustração, mas sempre é válido quando funciona!

Vale lembrar que muitos gênios são canhotos. Acredito eu, que por vencerem diversas barreiras por viver em um mundo praticamente montado para destros.

Já vi muita gente fera falando que as vezes pega o violão do lado contrário só pra dar um exercitada no cérebro e nas mãos...

Bom... sou novo aqui, se alguém achar que estou dizendo besteira por favor me corrija.
Abraço

Paulinho Teixeira

Bom eu tenho algumas experiências

Mensagem por Paulinho Teixeira » Sex 22 Dez 2006, 02:54

Tenho um aluno que não me disse que era canhoto e aprendeu como destro mesmo quando eu fui saber ele já tocava um monte de coisa assim como o maior violonista brasileiro baden powell(eu sei muitos vão discordar) que era canhoto e tocava como destro dai se ve que isso é uma coisa psicologica se nós a maioria que somos destro começassemos a aprender como canhotos ia dar no mesmo, na minha opnião mais existem certos canhotos que agem por istinto por exemplo eu já vi um menininho canhoto cujo pai tocava e ele sempre carregava um violãzinho de brinquedo acompanhando o pai que era destro e tocava normalmente e o menino brincava como canhoto sem o pai o ter corrigido antes, fora que eu também conheço alguns canhotos que dão os acordes ao contrário no violão de destro. Esse assunto é interessante.

Paulinho Teixeira

Desculpe novamente responder

Mensagem por Paulinho Teixeira » Sex 22 Dez 2006, 03:00

O amigo ali falou ser impossivel tocar violão clássico sem inverter mais esse meu amigo toca dedilhado no violão de destro usando o mindinho como se fosse o polegar e o médio indicador e polegar como se fosse o indicador medio e anelar. é realmente estranho e ele mesmo acha dificl mais consegue.

Renato

Mensagem por Renato » Sáb 23 Dez 2006, 10:31

Mas um dos exemplos mais óbvios, o Fernando falou também... quero ver o tremolo como vai funcionar, com a corda mais grave embaixo...

não deve funcionar nada bem como em Recuerdos... mas quem sabe ele nao usa um tremolo no baixo? :P