Método de estudo

toalhaman

Método de estudo

Mensagem por toalhaman » Dom 03 Set 2006, 17:00

Olá!

Fiz aula de violão popular a alguns anos e nunca me interessei pelo estudo da partitura.
Hoje já com quase 10 anos de instrumento vejo que se tivesse me dedicado a música clássica teria tido um crescimento técnico maior.

Agora me dedicarei ao estudo da partitura. Não tenho condições financeiras e nem tempo para contratar um professor agora.

Gostaria de que os mais experientes me dissessem qual a melhor forma de estudar.
Um método aliado a uma música fácil por semana ou qual?

Por favor deem me uma luz hehehee

abraços

ricardocop

Mensagem por ricardocop » Ter 03 Out 2006, 16:09

Procure um conservatório na sua cidade, é muito arriscado aprender violão clássico sem um bom professor pois vc poderá adquirir vícios, além de acabar perdendo tempo e se desgastando inutilmente.

{{{Rafael}}}

Mensagem por {{{Rafael}}} » Sex 06 Out 2006, 11:50

Cometi o mesmo erro, eu toco há 5 anos, mas apenas ha 2 eu comecei o estudo de violão erudito. Sem dúvida, se você quer aprender de verdade, deve procurar um professor.

guitar-t

Violão

Mensagem por guitar-t » Sex 03 Nov 2006, 23:30

Gosto muito do metodo de Mateus Carcassi. :shock:

cangussu

Mensagem por cangussu » Seg 13 Nov 2006, 18:23

cara se vc tiver um bom professor p/ tirar umas duvidas vc pode até tentar;estudando , mas sozinho fica muito complicado tem muitas marcações de tempo e notas bem complicadas p/ entender sozinho tente um professor pelo menos um vez a cada 15 dias vai te ajudar .

adsonissi

método de estudo

Mensagem por adsonissi » Qui 10 Mai 2007, 15:11

henrique pinto sempre..mas qualquer metodo eficiente rquer estudo muito estudo..

AlpineHero

Mensagem por AlpineHero » Seg 21 Mai 2007, 17:17

Sim sim, Henrique pinto.

Revidisc

Mensagem por Revidisc » Ter 22 Mai 2007, 01:14

Eu sou novo nisso mas brigado pelos conse-lhos acho k vou procurar um professor!!

kang_cheul

Re: Método de estudo

Mensagem por kang_cheul » Dom 03 Jun 2007, 01:31

ótima escolha!!!!!

Vc deve inicialmente entender a teoria elementar musical, entendível apenas com um bom professor.

César Jeansen

chega junto de alguém

Mensagem por César Jeansen » Dom 12 Ago 2007, 10:56

Chega junto de alguém que tem conhecimento dde teoria, vai numa biblioteca e pega um livro de teoria musical e vai estudando, pega o método de Henrique Pinto, ou outro que você tenha acesso com algum amigo. Vai desenrolando que dá! Eu aprendi assim e não adquiri esses vícios tão propagados.

Fausto de Ponte

Vícios...

Mensagem por Fausto de Ponte » Seg 27 Ago 2007, 01:23

Com certeza vcs estão certos no que escreveram, sem professor fica muito difícil, mas para alguns o que resta é apenas os livros, existem cidades que não encontramos um bom professor. Podem até existir alguém que saiba e não leciona a arte ficando assim desconhecido para troca de informações. Mas temos vcs aqui também e pelo que noto podemos confiar, não é pessoal... :roll:
Abraços a todos.'.

Ali_ninha

O melhor método

Mensagem por Ali_ninha » Qua 19 Set 2007, 21:56

Estou fazendo aulas numa escola que recebeu até prêmios internacionais de qualidade, em virtude do método de ensino. É diferente de tudo e dá resultado!
É a D'Music House. Tem aulas presenciais e online.

Sugiro que a galera acesse, dá pra fazer algumas aulas de graça, pra conhecer o material. http://www.dmusichouse.com.br

Anjosé Barros

Mensagem por Anjosé Barros » Ter 25 Set 2007, 16:56

Toalhaman,

No meu entendimento o mais difícil é a decisão. Você disse "Agora me dedicarei ao estudo da partitura. Não tenho condições financeiras e nem tempo para contratar um professor agora".

Pois bem!. 1) Consiga um método para iniciante e 2) começe a estudá-lo do zero e 3) prossiga, pedindo gentilmente, a um músico que te dê noções de compasso, pentagrama, clave, notas e os valores delas, bem como das pausas.

A melhor forma de estudar é devagar, mas dispondo o maior tempo possível para teoria e prática. Entenda! Você estará fazendo um curso normalmente, embora sem se matricular. Por isso defina o teu horário preferencial para estudar.

Todos os dias. Não é necessário o dia todo, Umas 03 horas diárias estão inicialmente de bom tamanho.

Você já iniciou! Pois toca violão popular e todas as notas musicais são compreendidas em pentagramas.

Abraço.

alinefsouza

Mensagem por alinefsouza » Seg 08 Out 2007, 18:55

Eu toco violão popular a uns 5 anos, porém nunca me dediquei muito ao estudo de teoria e tudo mais...

hoje estou tendo uma necessidade muito grande de aprender mais a teoria musical, e estou no mesmo barco que nosso amigo (sem muito tempo e sem dinheiro)...

havia começado a estudar violão clássico num conservatório porém comecei a fazer faculdade e tive que cancelar as aulas..

enquanto não consigo um tempo para voltar para o conservatório, gostaria que me indicassem também alguns livros de teoria musical, principalmente os que ensinam a ler partituras (que hoje é a minha maior dificuldade)...

agradecida.

Aline Souza

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Dom 14 Out 2007, 15:34

alinefsouza escreveu:Eu toco violão popular a uns 5 anos, porém nunca me dediquei muito ao estudo de teoria e tudo mais...

hoje estou tendo uma necessidade muito grande de aprender mais a teoria musical, e estou no mesmo barco que nosso amigo (sem muito tempo e sem dinheiro)...

havia começado a estudar violão clássico num conservatório porém comecei a fazer faculdade e tive que cancelar as aulas..

enquanto não consigo um tempo para voltar para o conservatório, gostaria que me indicassem também alguns livros de teoria musical, principalmente os que ensinam a ler partituras (que hoje é a minha maior dificuldade)...

agradecida.

Aline Souza
Recomendo o livro "Teoria Elementar da Música", do Osvaldo Lacerda, ou o livro "Teoria da Música" do Bohumil Med. O ideal é buscar um professor, mesmo que seja apenas de teoria, ou que faça algumas aulas particulares avulsas. Muita gente tem dificuldade para aprender a ler sozinho.