Um músico não é feito só´de tecnica.

marcos1977

Mensagem por marcos1977 » Sáb 03 Mar 2007, 13:15

Há algum tempo eu li uma entrvista com um músico (perdoem-me mas não lembro o nome) onde ele dizia:
"A técnica deve estar a serviço da música e não a música a serviço da técnica".

Realmente hoje em dia vemos muitos músicos (profissionais ou amadores) preocupados com a técnica e principalmente velocidade sem dar o devido valor à execução em si e acabam por esquecer uma coisa que é muito importante na música: MUSICALIDADE. De que adianta De que adianta tocar semicolcheias à 200 bpm se ao tocar a música não sentimos a essência da mesma? De que serve a técnica se não podemos nos "deliciar" tocando?

Enfim essa é a minha opinião e estou muito mais preocupado em tocar do que fazer barrulho, pois sei que a técnica vem com o tempo.

Abraço

Guitar man/Varginha

Mensagem por Guitar man/Varginha » Dom 04 Mar 2007, 21:41

meninoverde escreveu:eu sou mais um que batalha no classico sem professor, e digo que alumas vezes isso faz falta... mas acho que o importante é sentir as melodias vibrarem em sua alma, e é justamente isso que me faz continuar tocando, pois a tecnica é o fruto dos seus esforços, ou seja, vem na batalha do dia a dia.
Olá nobre colega,

Espero que este sentimento não acabe logo. Também batalhei um bom tempo sem um professor. Confesso que cheguei a uma certa altura comecei a ficar frustrado pois queria ir mais além e estava limitado. Quem me ouvia tocar me elogiava dizendo que era um bom violonista. Mais depois que fui para um conservatório vi o tanta que eu não sabia.

Um abraço.

André LM

Mensagem por André LM » Seg 02 Abr 2007, 23:45

Além disso tudo q vcs falaram, q eu concordo plenamente, ler sobre a história da música tbm é muito importante. Conhecer as características do período da peça, a sociedade em q ela foi criada, os acontecimentos históricos paralelos, e etc. Ou seja, um apanhado histórico musical.

Espero ter ajudado!

J_Diogo

Mensagem por J_Diogo » Qua 04 Abr 2007, 15:17

marcos1977 escreveu:Há algum tempo eu li uma entrvista com um músico (perdoem-me mas não lembro o nome) onde ele dizia:

Realmente hoje em dia vemos muitos músicos (profissionais ou amadores) preocupados com a técnica e principalmente velocidade sem dar o devido valor à execução em si e acabam por esquecer uma coisa que é muito importante na música: MUSICALIDADE. De que adianta De que adianta tocar semicolcheias à 200 bpm se ao tocar a música não sentimos a essência da mesma? De que serve a técnica se não podemos nos "deliciar" tocando?

Enfim essa é a minha opinião e estou muito mais preocupado em tocar do que fazer barrulho, pois sei que a técnica vem com o tempo.

Abraço

Tem toda a razão!Na minha opiniãou um bom músico é aquele que usa a técnica e que apenas se preocupa com ela quando esta pode trazer algo mais à sua expressividade musical. A partir do momento em que alguém só se preocupa cm a tecnica e poe de lado os sentimentos o que esse alguem toca deixa de ser musica e passa apenas a ser um conjunto de notas tocadas em sequência (q até os computadores podem fazer)...
É isso, em parte, que determina quem tem sucesso e quem não tem. Por isso não se esqueçam: técnica ao serviço da musicalidade.

raphael moraes

Mensagem por raphael moraes » Qua 11 Jul 2007, 18:05

marcos1977 escreveu:Há algum tempo eu li uma entrvista com um músico (perdoem-me mas não lembro o nome) onde ele dizia:

Abraço
otima observaçao marcos!!!! começo a dar um exemplo da famosa valsa desvairada do garoto aonde exige uma tecnica bem apurada,porém um sentimento pouco explicito(sem querer desmerecer a musica, eu acho a musica muito bem feita por sinal eu ate estudo ela)

sobrinhodopaulista

Mensagem por sobrinhodopaulista » Dom 05 Ago 2007, 15:40

É muito importante escutar boa música também,afinal você reproduz os sons que você conhece,então apenas estudar...não é o único cmainho,mas apreciar boa música também é muito importante.

César Jeansen

Quantas coisas não é?

Mensagem por César Jeansen » Sáb 11 Ago 2007, 11:04

E ainda nos chamam de preguiçosos: "o quê? músico? É um preguiçoso!!!" Mas não sabem que estamos aqui para aliviar as dores do mundo, para fazer o mundo reconhecer o seu peito; o que há por dentro. Realmente, não basta só a agilidade que as mãos têm, é preciso muito conhecimento da teoria e um vontade de ouvir o mundo e decifrá-lo em cada dedilhado.

sobrinhodopaulista

Mensagem por sobrinhodopaulista » Dom 12 Ago 2007, 22:45

É César...falou e disse meu caro

abraço

NadoSerafim

Re: Um músico não é feito só´de tecnica.

Mensagem por NadoSerafim » Ter 19 Fev 2008, 17:07

Acho que é fundamental entender tudo que toca, só assim você pode render os seus 100%, ja vi músicos que não tem muita informação teórica bater cabeça com coisas simples, como por exemplo uma simples mudança de tonalidade em uma música, imagine então em criar um arranjo cheio de dissonâncias e sensações mais maduras sem a parte teórica, costumo dizer q não ter informação teórica é mais ou menos o seguinte, vc precisa ir até determinado lugar, mas não sabe onde fica e ne,m tem quem perguntar, isso é não ter informação teórica; agora técnica é fundamental é importante ser rápido, dinâmico, criativo, so teoria tambem não adianta de nada. :guitare:

paulgilbert

Mensagem por paulgilbert » Sex 21 Mar 2008, 14:44

Tecnica e Percepção são os dois lados de uma mesma moeda... elas se complementam, dando um vasto vocabulario ao musico... porem é necessario disciplina entre as duas, pra nao sobrar demais uma e faltar a outra.

Amauri Andrade Franco

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Sex 05 Set 2008, 01:19

Um músico também é feito de sentimento, iniciativa empreendedora, coragem, humildade, paciência, principalmente consigo mesmo (a gente quer fazer tudo ao mesmo tempo), cair na estrada, ter fé em Deus e em si próprio (muito mais em Deus) e contar com a sorte. Quanto mais souber, menos sorte vai precisar.

Davidsancarv

Mensagem por Davidsancarv » Qua 17 Set 2008, 01:59

Ter um conhecimento teorico, só facilta muito o aprendizado de qualquer instrumento, por isso é fundamental estudar teoria musical.

mario

Mensagem por mario » Sáb 25 Out 2008, 03:16

Acho que começa com a técnica, depois de vencida a dificuldade de execução, então entra a interpetação.