Um músico não é feito só´de tecnica.

Leandro Fernandes Caixeta

Um músico não é feito só´de tecnica.

Mensagem por Leandro Fernandes Caixeta » Ter 20 Jun 2006, 23:02

Para quem tem vontade de ser um bom músico não é só preciso ser virtuoso,também tem que conhecer a teoria a fundo comesando pelo estudo ritimico e seguindo pelos intervalos e escalas e assim por diante.

paladin

Mensagem por paladin » Qua 21 Jun 2006, 08:47

Estou plenamente de acordo consigo, pois nos conservatórios e em outros sítios, começa-se sempre pela teoria musical no primeiro ano e ao mesmo tempo temos instrumento.

becel

Mensagem por becel » Ter 27 Jun 2006, 00:29

A música tem que estar dentro de você, a técnica serve para que você consiga fazer com que os outros entendam essa música...

jorge vieira

Mensagem por jorge vieira » Qua 28 Jun 2006, 12:16

Realmente a técnica é essencial, mas não é tudo.
Para uma boa interpretação entre outros tantos aspéctos, é necessaário:
Conhecer a forma, (binária, ternária..)
Saber onde inicia e termina cada frase e cada seção
Conhecer cada tipo de cadência
Saber como executar as repetições de forma que não soem exatamente da mesma maneira.
Saber reconhecer os motivos, e suas variações;
Onde iserir respirações
Variar a intensidade do toque
Ter consciência do campo harmônico e da função de cada acorde
Da ornamentação correta em relação à forma e a época, etc.
Enfim, a técnica é essencial para executar com sonoridade limpa no andamento correto, mas a interpretação envolve todo conjunto de conhecimentos + sensibilidade e intuição de cada intérprete (o que alguns chamam de feeling).
Jorge
:contrat:

ulissesazevedo

Mensagem por ulissesazevedo » Sex 14 Jul 2006, 17:40

Estou de pleno acordo com vc. no entanto, nao podemos deixar de lado o dom que o músico carrega consigo. Aliando o dom a dedicação no estudo o cara vai longe.

roger_1978

Mensagem por roger_1978 » Ter 17 Out 2006, 10:48

Estou de acordo tb mas acredito que a teoria nao seja o caminho ao lado da tecnica, existem outros pontos importantes na musicalização.

Tirar musicas de ouvido e se relacionar um repertorio diverso me parece interessantissimo para qualquer um.

Mas concordo plenamente, entender os conceitos musicais mais simples é tão elementar quanto executar movimentos simples no instrumento.

Marinho.Santista

um musico não é feito só de técnica

Mensagem por Marinho.Santista » Qui 19 Out 2006, 01:34

Não! um músico tem que ter um bom conhecimento teórico e aplica-lo ao seu uso diário.
Conhecendo teoria e sendo a técnica (alma-gêmea da teoria) não há como dizer que um funciona bem sem o outro.

Os dois são fundamentais para quem quer tocar bem.

Leandromeneses

Mensagem por Leandromeneses » Sex 20 Out 2006, 05:13

O sentimento aflora a verdadeira tecnica

Marinho.Santista

Um músico não é feito só de tecnica

Mensagem por Marinho.Santista » Sex 20 Out 2006, 13:26

Leandromeneses escreveu:O sentimento aflora a verdadeira tecnica
Sim, do sentimento afloram-se muitas coisas!

Com técnica e teoria assomamos ( atingimos ) a maturidade musical.

Papin

Mensagem por Papin » Sex 20 Out 2006, 14:44

Um bom musico é formado por diversos fatores: Técnica, teoria, sentimento, Esforço, Vontade... A junção perfeita desses fatores é que destacará quem será realmente bom ou não.

isidro

bom musico

Mensagem por isidro » Sex 20 Out 2006, 16:04

o bom musico é aquele que trabalhar com mais atenção ...as várias vertentes da musica

avaldetaro

técnica/definição

Mensagem por avaldetaro » Sáb 24 Fev 2007, 00:48

Técnica é somente a observação da prática, ou seja o mesmo que teoria, é a melhor maneira de se executar alguma tarefa, e isto se aplica a todas as coisas e não somente a música.
Para a execução de um instrumento não importando qual é fundamental que se adquira gradualmente , em consonância com o grau de desenvolvimento musical, a técnica necessária par a execução e desenvolvimento do musico.
Isto poderá se aplicar a QUALQUER aspecto da execução musical.
espero ter ajudado
Antonio Valdetaro
http://www.antoniovaldetaro.com

julango

Mensagem por julango » Seg 26 Fev 2007, 22:44

Por várias razões, as minhas aprendizagens são feitas sem professor. Tento conciliar a prática com a teoria. Isto é, vou aprendendo a ler a pauta ao mesmo tempo que executo no instrumentos. Mas o pior é a técnica. Aqui, nota-se a falta do mestre.

meninoverde

Mensagem por meninoverde » Ter 27 Fev 2007, 21:24

eu sou mais um que batalha no classico sem professor, e digo que alumas vezes isso faz falta... mas acho que o importante é sentir as melodias vibrarem em sua alma, e é justamente isso que me faz continuar tocando, pois a tecnica é o fruto dos seus esforços, ou seja, vem na batalha do dia a dia.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qua 28 Fev 2007, 15:11

julango escreveu:Por várias razões, as minhas aprendizagens são feitas sem professor. Tento conciliar a prática com a teoria. Isto é, vou aprendendo a ler a pauta ao mesmo tempo que executo no instrumentos. Mas o pior é a técnica. Aqui, nota-se a falta do mestre.
Acho que um bom professor ajuda em tudo. Na verdade é um atalho para aprender qualquer coisa mais rapidamente. Um bom professor vai facilitar tanto ensinando como tocar (mecanicamente falando) mas até ensinando como ouvir. É um grande facilitador tanto para a prática como para a teoria. Um bom professor pode explicar em poucos minutos algo que levaríamos meses para descobrir sozinhos.

Mas não é só isso. A própria experiência do professor acrescenta muito. Onde a gente mais aprende música, é convivendo com outros músicos.