como fazer para estudar violão classico

Mario J Conceicao

professor

Mensagem por Mario J Conceicao » Qua 18 Out 2006, 02:48

A questão da grana é sempre um problema. Porém, sem investimento será impossível qualquer resultado. Se vc não tem uma graninha para pagar o professor, como comprará um bom violão? Veja, um bom tenista terá um mal desempenho sem uma boa raquete. Se queremos aprender de verdade, não há outra saída, há que se investir algum. Ou então compre um instrumento qualquer, uma púa qualquer, aprenda tres acordes básicos (de preferência C, G e D)e caia na estrada cantando música "sertaneja". ( sem preconceitos é apenas um exemplo).

Marinho.Santista

como fazer para aprender violão

Mensagem por Marinho.Santista » Qua 18 Out 2006, 15:38

Ricardo, independente da faixa etária, aprender violão é muito legal!

Você pode:

- Estudar com um professor, isto é primordial!
- Tirar proveito de algumas revistas ou acessórios da Internet.
- Aproveitar as dicas do pessoal deste fórum.

E Fundamental:

- Dedicação; tocar pelo menos 1 hora pôr dia, isto resulta em 30 horas mês.
- Executar as lições que o professor passar, limitando-se ao cumprimento do que foi pedido.
- NÃO DESISTIR!

Opinião:

- No começo os exercícios são extremamente chatos de se executar, mas fundamentais para a boa técnica.
- Violão não é tão fácil como muitos pensam ser!

isidro

Mensagem por isidro » Sex 20 Out 2006, 16:08

amigo pegue na guitarra e toque essa é a melhor forma de aprender.

Marinho.Santista

como fazer para aprender violão

Mensagem por Marinho.Santista » Sex 20 Out 2006, 21:31

isidro escreveu:amigo pegue na guitarra e toque essa é a melhor forma de aprender.
O Tópico é:

Adoro violão!
Quero Aprender!
Alguém pode me iniciar?
Já sou coroa!

No meu entendimento o Ricardo está pedindo um auxilio para iniciar-se no mundo violonistico e opinião quanto a idade para para tocar...

Fui bem sucinto!

Sozinho é muito dificil e pouco provável que se obtenha sucesso!!!!

Amauri Andrade Franco

Para aprender a tocar tem idade?

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Sáb 21 Out 2006, 01:38

Oi, Ricardo,
Vi sua mensagem e me atrevi a respondê-la. Sou novo no Forum, mas tenho 54 anos. Nunca me preocupei com esse negócio de idade. Tenho e já tive alunos mais velhos do que eu e consegui passar-lhes alguma coisa. É só entender que cada um tem seu ritmo e seu potencial. Nunca conseguiremos aprender tudo de uma vez (eu estudo até hoje, ou seja há 39 anos e não parei), é cada coisa no seu tempo. Tenha paciência, boa vontade e um pouco de tempo disponível.
Boa Sorte e muitas escalas.

MarcosVinicios

Por onde começo?

Mensagem por MarcosVinicios » Sáb 28 Out 2006, 18:33

Toco violão na igreja há um bom tempo gostaria de saber por onde começo a estudar violão classico.

Amauri Andrade Franco

iniciar o aprendizado

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Dom 19 Nov 2006, 02:17

Ricardo, você tem duas opções: aprender sozinho e ter que trilhar os vários caminhos que muitos já trilharam por séculos, ou procurar um bom professor e receber todo o ensinamento todo filtrado, trabalhado e adaptado para suas possibilidades. Deu para perceber que sou a favor do professor. Quanto à idade, comecei a aprender quando a grande maioria dos meus amigos já estava parando e consegui aprender muito bem. Hoje, estou com mais de cinquenta anos e continuo estudando. Vá em frente e siga o seu sonho. Você encontrará o lado mais gostoso da vida.

Stefano

Mensagem por Stefano » Sáb 27 Jan 2007, 02:56

A opiniao geral é unanime, procure um professor, sem duvida, é omelhor caminho..

claitomacedo

Mensagem por claitomacedo » Sáb 27 Jan 2007, 17:29

Sobre a parte prática, concordo com o pessoal: um bom professor.
Sobre a parte teórica e histórica - você pode se deliciar com livros de teoria musical, arpejos, solfejos, livros sobre qualquer instrumentos, histórica da música (muito interessante).
Não se preocupe se muitas coisas não ficarem claras. Certamente em algum ponto você acabará descobrindo, e com grande prazer, que a música tem seus segredos e seus mistérios (alguns levaram cerca de 2.500 anos para se esclarecerem - é o caso da consonância na escala temperada).
Ah! A propósito, tenho 48 anos mas meus neurônios insistem que querem aprender mais.
Bom estudos!!!!!

mteixeiraneto

Mensagem por mteixeiraneto » Seg 23 Abr 2007, 01:24

Prezado amigo,

Vc mora na cidade em que há grandes violonistas e professores. Procure ajuda com deles. Se não souber os endereços, procure nas Faculdades (Uni-Rio, UFRJ ou CBM).

Um abraço,

Moacyr Teixeira Neto.

adsonissi

como fazer para estudar violão classico

Mensagem por adsonissi » Qui 10 Mai 2007, 14:54

aconselho um bom professor e claro um metodo funcional como o do henrique pinto que tem todo uma didatica musical fantastica

kang_cheul

Re: como fazer para estudar violão classico

Mensagem por kang_cheul » Dom 03 Jun 2007, 01:49

1o. procure um bom professor de violao;
2o. teoria elementar musical e a coleção henrique pinto.

Seja muito Feliz!!!!!

Zelão

Mensagem por Zelão » Dom 16 Set 2007, 15:06

Voltei a praticar depois de um longo período sem pegar no violão. Retomar o aprendizado é bem lento, sem dizer que você pode criar alguns vícios quando pratica sozinho. Também precisei procurar um professor para evoluir mais rápido nessa nova etapa.

JovenJedi

Mensagem por JovenJedi » Dom 14 Out 2007, 22:37

Um bom professor é essencial.
Neste mesmo site você irà encontrar várias dicas que com certeza irão te ajudar.
Na minha opinião, uma parte da teoria pode ser conseguida sem problemas por meio da internet, mas CUIDADO, só pegue informações de uma fonte confiável.
A prática deve ser mesmo com o professor, para não adquirir vícios e outras coisas do tipo.

Veja outros tópicos, eles podem te ajudar!

Espero ter ajudado.

Jaabreu

Mensagem por Jaabreu » Qui 31 Jan 2008, 16:37

A única forma de estudar violão clássico sem professor presente, a meu ver, seria ter uma CD com a música tocada no violão tal qual está na partitura que se estuda. Com programas do tipo Sound Forge, da Sony, é possivel aumentar ou diminuir a velocidade da execução da música, até que se chegue no ideal, que é tocar qual está no CD.
Mas, com certeza, em determinado momento, será necessária a presença de um professor para adequação da técnica e, principalmente, da interpretação da partitura.
Creio que em um primeiro momento, estudar partituras com cd e com software adequados, é o suficiente.
Outro software que pode ajudar muito é o Guitar Pro, que transcreve a partitura para tablatura, o que facilita a leitura.