Que acento (ou símbolo, não sei) é este?

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
GPGS92

Que acento (ou símbolo, não sei) é este?

Mensagem por GPGS92 » Ter 05 Ago 2008, 01:13

Gostaria de saber qual o nome deste símbolo e qual a sua forma de execução (ver figura em anexo). Procurei em vários livros de teoria musical e nenhum deles achei. Há várias partituras fornecidas aqui no fórum que possuem este símbolo e não sei como executar. Se alguem então souber o nome dele e forma de execução, por favor.
Obrigado.

Amadan

Re: Que acento (ou símbolo, não sei) é este?

Mensagem por Amadan » Ter 05 Ago 2008, 01:47

Olá Gabriel,

Tanto quanto eu sei, esse sinal chama-se "Croix" e é uma representação antiga e já não usada para Sustenido. Estando eu certo, no exemplo mostrado não faço ideia que nota(s) ele está afectando (provavelmente todas).

Um abraço

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Qui 14 Ago 2008, 21:01

Pesquisei bastante, e posso dar duas notícias. Uma ruim e uma boa.
A ruim:
Desfolhei todos os livros de teoria, dentre eles o do Lacerda e do Bohumil.
Desfolhei todos os livros de técnicas e partituras que tenho.
Tentei até entrar em contato com o Professor Delcamp ( Acho que é necessário estar inscrito no fórum da França ) pois enviei mensagem e permaneceu na minha caixa de saída.
Naveguei feito um Marco Polo da vida, na internet.
Meu filho está cursando Licenciatura em Música. Passei para ele debater na faculdade.
Nada!
Infelizmente, não consegui matar nossa curiosidade. Que símbolo é este?

A boa:
É que nesta pesquisa, notei que este símbolo, só apareceu nas partituras do Gaspar Sanz, e digo mais ainda: só nas partituras do Gaspar Sanz deste fórum. Em nenhum outro lugar. Daí a minha curiosidade aumentou. As partituras são revisadas pelo Professor Delcamp. E acredito que só ele poderá nos dizer o que se trata. E porque só nas partituras do Gaspar Sanz ????
E por fim, a melhor notícia ( eu acho !).
Escutei com muita atenção, interpretações das músicas do Sanz ( com Segóvia, J.Rodrigo, Russel, Julian Bream ) e nos pontos onde aparece este sinal ( XX ) não acontece nada. Ou seja, não deve ser algo que devemos dar tanta importância.
Mas ainda não me dei por vencido...

Saudações musicais a todos.

GPGS92

Mensagem por GPGS92 » Sáb 16 Ago 2008, 16:47

pauloleite escreveu:Pesquisei bastante, e posso dar duas notícias. Uma ruim e uma boa.
A ruim:
Desfolhei todos os livros de teoria, dentre eles o do Lacerda e do Bohumil.
Desfolhei todos os livros de técnicas e partituras que tenho.
Tentei até entrar em contato com o Professor Delcamp ( Acho que é necessário estar inscrito no fórum da França ) pois enviei mensagem e permaneceu na minha caixa de saída.
Naveguei feito um Marco Polo da vida, na internet.
Meu filho está cursando Licenciatura em Música. Passei para ele debater na faculdade.
Nada!
Infelizmente, não consegui matar nossa curiosidade. Que símbolo é este?

A boa:
É que nesta pesquisa, notei que este símbolo, só apareceu nas partituras do Gaspar Sanz, e digo mais ainda: só nas partituras do Gaspar Sanz deste fórum. Em nenhum outro lugar. Daí a minha curiosidade aumentou. As partituras são revisadas pelo Professor Delcamp. E acredito que só ele poderá nos dizer o que se trata. E porque só nas partituras do Gaspar Sanz ????
E por fim, a melhor notícia ( eu acho !).
Escutei com muita atenção, interpretações das músicas do Sanz ( com Segóvia, J.Rodrigo, Russel, Julian Bream ) e nos pontos onde aparece este sinal ( XX ) não acontece nada. Ou seja, não deve ser algo que devemos dar tanta importância.
Mas ainda não me dei por vencido...

Saudações musicais a todos.
Também olhei nos livros de teoria (o do Lacerda inclusive -que você também olhou). Será realmente necessário que entremos em contato com o Sr. Delcamp, mas para isso devemos escrever em francês (acho que em inglês também deve dar certo). Esta curiosidade está me dando dor de cabeça. Ouvi também "Españoletas" do Gaspar Sanz (tocada pelo Sr. Delcamp e postada aquin no fórum) com a partitura em mãos e aparentemente nada ocorria onde estava este símbolo. A resposta do Adaman (de que aquilo é como se fosse um antigo sustenido) é meio estranha pra mim, pois há sustenidos numa das músicas além de haver uma armadura de sustenidos junto à clave de sol. É realmente intrigante. Acho que a única solução mesmo é perguntar ao Sr. Delcamp (mas de uma maneira que ele responda). Continuemos tentando...

ricarva

Mensagem por ricarva » Dom 21 Set 2008, 13:43

Não, esse símbolo não tem nada a ver com sustenido. Nem me parece que esse símbolo se encontre em manuais de leitura e escrita de notação musical, nem que seja utilizado de forma generalizada. Creio que foi criado pelo prof. Delcamp não sei se para indicar um acentuação ou um vibrato. Teremos que esperar que o próprio prof. Delcamp nos esclareça.

Abraços a todos