Interpretação pessoal e grupal.

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
Aliud

Interpretação pessoal e grupal.

Mensagem por Aliud » Sex 25 Abr 2008, 12:16

Muitos professores ensinam os alunas a seguirem como metronomos humanos sem alma ou sentimentos.
As questões são:
Quando devemos ser maquinas?
Quando podemos ser humanos?

O que seria interpretar só?!
Seguir a pauta de forma reta a ser um metronomo ou deixar que tua vontade e sentimentos se entrelacem com as ideias do autor?
Em grupo o respeito a pauto se mostra mais nescessario?
Para equilibrar a harmonia como um todo?

vanilha

Re: Interpretação pessoal e grupal.

Mensagem por vanilha » Sex 02 Mai 2008, 04:41

pra ser sincera, eu tenho autos problemas com interpretaçao...

mas estou com uma professora nova q tem sido tudo pra mim...

assim ela me ensinou e uma amiga me reafirmou isso...

elas dizem q as pessoas nao querem ouvir som de corda de violao... elas querem ouvir musica, tanto ou nao com pedaços nao limpo, isso ou aquilo...

a dika q elas me deram e de estar semrpe pesquisando a musica e sobre o autor pra vc poder ter uma ideia melhor do q se trata a obra em questao... entender pedaço por pedaço...

por exemplo
eu gosto muito de musica contemporania...e os autores contemporanios vem explorando muito o lado de "codificação " de sons pro violao... q nem a ideia de tambores berimbais, distorçoes e figuras de ritmos folcloricos em musicas

o lance eh pesquisar, entender e criar em cima disso a sua imterpretação... eh como se vc fosse falar de um livro pra alguem... vc nao conta o livro como vc leu, mas sim como entendeu...

essa eh a escencia da interpratação...

Carlos

Mensagem por Carlos » Ter 01 Jul 2008, 00:59

Aluid, ler a partitura e seguir corretamente a música escrita já é uma forma de interpretar. Seria uma interpretação sem interferência do intérprete. Outros preferem impor sua maneira de tocar, como o Alvaro Pierri, o Segovia. A grande maioria fica no meio termo. Não existe certo ou errado, apenas escolha.
Carlos

Enio Sadi Heinrichs

Mensagem por Enio Sadi Heinrichs » Dom 24 Ago 2008, 21:57

Bem na minha opinião, a interpretação é um conhecimento que se adquire com o tempo, e somente após ter dominado completamente a parte mecânica da partitura musical, ou seja compasso, tempos, notas, ornamentos etc... é que podemos colocar nosso modo de ver e sentir a música, a interpretação é algo muito particular, cada musico vê ou sente algo de diferente na obra.
o que não podemos é ser meros copistas, mas procurar extrair o máximo de fidelidade da obra.