Sons de Carrilhões

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
FernandoSor

Re: Sons de Carrilhões

Mensagem por FernandoSor » Sex 21 Dez 2007, 19:44

Acho meio difícil e estranho comparar o Segóvia com o Rabello na música brasileira, sendo que o Segóvia praticamente não tocava música brasileira, à exceção de algumas peças do Villa-Lobos. Fica difícil comparar um músico basicamente erudito com um músico popular. É meio como querer comnparar Paco de Lucía com Segóvia, são mundos bem diferentes.

O Rabello realmente era genial, mas com muitos altos e baixos, na minha opinião. Ele possui gravações memoráveis porém várias outras que também me decepcionam, pois tenho certeza que poderia fazer melhor. Em algumas gravações de Radamés, por exemplo, o Rabello mostra muita técnica tocando peças de bastante dificuldade com muita naturalidade, som bonito e um gingado genial, que mostra toda a brasilidade das peças. Ele atinge um nível nestas peças que poucos violonistas eruditos conseguem chegar. Porém em muitos outros momentos o Rabello toca sem o menor cuidado, metendo notas que mais me parecem firula que música, e com muitas notas mal pisadas e trastejadas. Há gravações que não consigo ouvir mais que um par de vezes pelo fraco polimento final do trabalho.

No caso do João Pernambuco, é certo que ele sempre foi bem conhecido dos chorões, mas um dos grandes responsáveis por trazer seu repertório de volta e, inclusive, ao meio erudito, foi o Turíbio Santos. O Turíbio foi um dos primeiros a pesquisar sua obra e editar várias partituras, pela Ricordi brasileira (http://www.ricordi.com.br). Para os estrangeiros, a chanterelle tbém tem uma boa edição com 11 peças do João Pernambuco.

Recentemente o violonista Leandro Carvalho fez uma pesquisa bem profunda sobre a vida e obra do João Pernambuco (sob orientação do Turíbio). O Leandro gravou 2 CDs excelentes apenas com obras do João Pernambuco, o que mostra que há muita coisa para se conhecer.

sds

Ivan Paschoito

Mensagem por Ivan Paschoito » Sex 04 Jan 2008, 23:24

FernandoSor escreveu:
No caso do João Pernambuco, é certo que ele sempre foi bem conhecido dos chorões, mas um dos grandes responsáveis por trazer seu repertório de volta e, inclusive, ao meio erudito, foi o Turíbio Santos. O Turíbio foi um dos primeiros a pesquisar sua obra e editar várias partituras, pela Ricordi brasileira (http://www.ricordi.com.br). Para os estrangeiros, a chanterelle tbém tem uma boa edição com 11 peças do João Pernambuco.

Recentemente o violonista Leandro Carvalho fez uma pesquisa bem profunda sobre a vida e obra do João Pernambuco (sob orientação do Turíbio). O Leandro gravou 2 CDs excelentes apenas com obras do João Pernambuco, o que mostra que há muita coisa para se conhecer.

sds
Acho que vale mencionar também o livro "João Pernambuco: a arte de um povo" de José de Souza Leal e Artur Luiz Barbosa, publicado pela Funarte em 1982. Claro que hoje é raridade, mas vale a pena procurar nos sebos. (Fiz uma pesquisa aqui: http://www.estantevirtual.com.br e achei 6 exemplares à venda.)

IP

Léo Beschizza

Sons de Carrilhões

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 05 Jan 2008, 03:20

Valeu Ivan
Você sempre colaborando com a gente aqui do Fórum, e colocando todo seu conhecimento em prol da nossa comunidade.
É muito bom ter a presença ilustre de um grande profissional como você é. Parabéns pelos seus trabalhos. Acho até que você deveria apresentá-los em um novo tópico para que possamos conhecê-los melhor. Fica aí a sugestão prá você.
Um abraço a todos.

ZeeQ

Mensagem por ZeeQ » Qui 10 Jan 2008, 03:40

Só voltando um pouco a este tópico, eu acredito que a interpretação de Nonato Luiz desta musica e seus arranjos ficarão magníficos... ele tem momentos que coloca uns staccatos e usa harmônica que fazem qualquer amante de musica instrumental ficar boquiaberto.

Ma venho mesmo é pedir uma indicação de onde esta a partitura dentro do fórum, pois consegui encontrar 2 em outras paginas da web, mas elas tem arranjo para violão de 7 cordas, ou um dos amigos que postou na pagina anterior a esta deste tópico tem razão ao dizer que esta musica tem a necessidade de se alterar o bordão Mi para Ré... ficando a duvida como fazer o Mi quando se esta com uma meia pestana na 7 casa????

Daniele Magli

Mensagem por Daniele Magli » Ter 22 Abr 2008, 21:34

Olá!
O que pensa sobre esta interpretação?

http://www.youtube.com/watch?v=SeEGYIvKY6M

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qui 15 Mai 2008, 16:13

Olá Daniele
Muito boa mesmo, parabéns a interpretação está perfeita.
Mas devo acrescentar que para mim a melhor interpretação que já vi e ouvi foi do Carlos Barbosa Lima, que faz um arranjo extaordinário com os harmônicos. vale a pena vê-los.
Mas essa está perfeita também, irretocável e sem nenhum mínimo erro.
Um abraço a todos.