Dúvida Estudo 2 de Villa-Lobos

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
moacirdeoliveira

Dúvida Estudo 2 de Villa-Lobos

Mensagem por moacirdeoliveira » Sáb 01 Dez 2007, 15:55

Alguém poderia me enviar a digitação correta do estudo n° 2 de Villa-Lobos

obrigado

Amadan

Re: Dúvida Estudo 2 de Villa-Lobos

Mensagem por Amadan » Dom 02 Dez 2007, 03:23

Oi moacirdeoliveira
Bem vindo ao forum,

Para ter acesso aos melhores recursos deste fórum, cadastre-se nos grupos 002, 020 e 040 à medida que o seu número de mensagens for crescendo, isto dar-lhe-á acesso às colecções de partituras, mp3 e vídeos. Ficará também com acesso aos sistema de mensagens privadas.

Poderá fazer o seu cadastro neste link:
ucp.php?i=167

Depois de se ter cadastrado, receberá um email de confirmação, isto poderá demorar 2 ou 3 dias.

Este tópico explica tudo em detalhe:
viewtopic.php?t=3376

Para uma boa utilização do forum, deverá conhecer as regras pelas quais todos nos regemos em:
viewtopic.php?f=29&t=3

Antes de colocar qualquer questão no fórum, seria uma boa ideia usar o motor de pesquisa no cimo da página.
Muitos tópicos foram já tratados aqui no fórum e pode ser que assim encontre respostas mais rapidamente.

É uma boa ideia ler com atenção o tópico que trata sobre os direitos autorais, assunto que tratamos aqui com muita atenção:
viewtopic.php?t=990

Divirta-se no site, qualquer coisa estamos aí para ajudar

marmula

Mensagem por marmula » Dom 28 Set 2008, 12:59

Sei que este tópico é antigo, mas estou aproveito ele pois minha dúvida surgiu neste estudo:

Existe maneira certa ou errada de tocar uma partitura quando ela não indica quais são as casas para as notas ou quais são os dedos utilizados da mão direita?
Por exemplo, no primeiro compasso do estudo 2, tem várias maneiras para o uso da mão esquerda (quais casas utilizar no braço) e para mão esquerda, outra gama de digitações viáveis. Existe uma que seja "mais" correta?
Acredito que a nota inicial e final dos compassos seja tocada com o pologar, mas não tenho certeza.

Algumas possibilidades:

I, M, A, I, M, A, I, M, A.......
ou
A, M, I, A, M, I, A, M, I.......
ou
A, M, I, M, A, M,I.... (vai-volta)
ou
I,M,I,M, I,M, I,M,........
ou
outras formas mistas de digitação diferentes para cada compasso.

Alguém entendeu meus questionamentos?
Abraço,
Marmula.

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Dom 28 Set 2008, 15:46

OLA , SEI QUE cARLEVARO TEM UM LIVRO COM INDICAÇOES SOBRE OS ESTUDOS DO VILA , EU TENHO O LIVRO ,VOU VER E DEPOIS DIGO .( DIGO DEPOIS POIS ESTOU COM PRESSA, QUALQUER COISA MANDA UMA MENSAGEM) :okok:

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Dom 28 Set 2008, 18:26

Ola Marmula, olha eu tenho um livro com os doze estudos da Max Eschig, no estudo dois tem no primeiro compasso a seguinte dedilhaçao (mao direita),primeiro grupo(tempo) de semicolcheias,P, LIGADO,P, INDICADOR,segundo tempo,medio,anelar,indicador,medio,terceiro tempo,indicador,ligado,medio,anelar,quarto tempo medio,indicador,polegar,polegar. Bom,é esta a indicaçao até ao final.Quanto aos trastes e as cordas correspondentes ... bom isto é mais chato descrecer tao detalhado.No entanto, acho que Carlevaro no livro que tenho (master class dos estudos do vila) utiliza mais o polegar , aliais é bem arrojado. qualquer coisa manda uma mensagem. :okok:

marmula

Mensagem por marmula » Seg 29 Set 2008, 19:07

Caro Marco:

Valeu mesmo a resposta. Já anotei as indicações.
Está quase igual ao que eu estava tentando. Eu achava que que poderia existir um tipo de padronização nos dedilhados, mas pelo visto não há.

Vou ver se localizo o livro para dar uma olhada.

Abraço,
Marmula.