Intermpretar sem olhar o braço do violão!

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
Hebert Peró da Silva

Re: Interpretar sem olhar o braço do violão!

Mensagem por Hebert Peró da Silva » Ter 27 Mai 2008, 14:52

Antonio,

minha observação, meu aprendizado até o momento, enfim, minha crença é a de que não sou EU quem toca um instrumento, mas meu corpo é quem o faz.
Percebo que EU, na verdade, nem participa do evento e, quando tenta, atrapalha, me fazendo errar os acordes e tudo mais.
Talvez o EU participe apenas do ir ao lugar, fazer os preparativos, escolher o que se vai tocar etc.
Sinto que a alma se manisfesta na forma de uma conexão para criar uma interpretação para uma sequência que está tecnicamente dominada.
Assim, a música se torna algo que "acontece" quando você, depois de dominada a técnica, permite que a alma se manifeste.

Sem a técnica, ou melhor, sem fazer com que seu corpo aprenda os movimentos, você simplesmente fica impossibilitado de realizar o que deseja.

Eu não sei dizer como faço um "trêmolo" ou um "picado", mesmo conhecendo cada movimento em absoluto detalhe, mas apenas comando minha mão e ela sabe o que fazer.
Talvez soe como loucura, mas tente descobrir o que você faz para dar um salto!
Simplesmente é uma coisa obscura que só o seu corpo sabe, mas você vai lá e salta e dá certo.

Assista o "Concierto de Aranjuez" com o Paco de Lucia, pois acredito que toda e qualquer dúvida sobre olhar ou não olhar para o braço do violão será sanada.
Que a resposta nasça de você mesmo e não da opinião de muitos ou da minha mesmo.

Bom trabalho!

Hebert Peró

jamison

Re: Intermpretar sem olhar o braço do violão!

Mensagem por jamison » Qui 02 Out 2008, 15:22

Caro "Hebert Peró da Silva"

Eu realmente entendo e respeito profundamente a sua crença de que é o corpo que "age" durante a interpretação, assim como é fato que em conseqüência de um movimento repetitivo a mente acaba por decorar e mecanizar o que foi estudado.Isso é claro aliado à técnica e proficiência do violonista.
Porém, acredito genuinamente na possibilidade do interprete poder interferir como quiser e quando quiser em uma passagem, melodia, ornamento ou seja qual for o elemento musical.É logico que a técnica em si é algo a ser mecanizado, porém os detalhes de "embelezamento" por assim dizer, podem e devem ser mudados sim, desde que isso seja feito de maneira sóbria e atenta.
Para que isso aconteça se faz extremamente necessário a correta interferência do "EU".A qual eu prefiro chamar de virtuosismo.

Abraço a todos e bom estudo.
Jâmison Sampaio

pfred

Mensagem por pfred » Sáb 04 Out 2008, 09:13

interessante este topico, achei que estava pensando sozinho mas percebi que tem muita gente no mesmo assunto. pensei em estudar no escuro pois tqambem vi no youtube uma cega leona barrios tocando e muito bem sem erro. vou procurar tocar no escuro acho que vai ajudar muito

mario

Mensagem por mario » Sáb 11 Out 2008, 02:18

donbajaja escreveu:Olá pessoal, estou entrando no fórum agora e queria trocar idéias a respeito do mundo violonístico, tenho, conhecimento sobre violão popular, cifras, tablaturas, e estou começando com o estudo erudito, preciso de dicas sobre como treinar a leitura, ok ? obrigado pela atenção.
Amigo, encare a coisa como se vc estivesse aprendendo a ler as palavras do nosso idioma lembra? quanto tempo levou?, tem que ser devagar, compasso por compasso, juntando as frases, e tem que ter frequência de estudo(essa parte é importante). Tenha paciência, pois assim como não se aprende a ler as palavras do nosso idioma (portugues) de uma hora para a outra, também não se aprende a ler musica rapido assim. Há pessoas que pensam que tem boa leitura, mas apenas soletram...

alexandreas

Mensagem por alexandreas » Sáb 08 Nov 2008, 18:55

Comigo acontece algo interessante.
Se estudo uma peça somente olhando o Braço do violão (decorada), quando vou tocar olhando a partitura me "perco".
Se estudo uma peça somente olhando a Partitura (decorada), quando vou tocar olhando para o Braço do violão também me "perco". simplesmente as notas "somem".

Percebendo isto, agora alterno meu estudo nas duas formas... para que nada fique estranho...
Meu professor pede que toco decorado e olhando a partitura. Mas, se vou tocar para amigos não adianta muito a partitura, imagine a parafernalha que tenho que carregar.?

um abraço,
Alexandre :lol: