Intermpretar sem olhar o braço do violão!

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
sergiosilva

Intermpretar sem olhar o braço do violão!

Mensagem por sergiosilva » Seg 12 Nov 2007, 11:48

Tenho estudado vilão, executando peças sem olhar o braço do instrumento e sem ter que decorar as peças.
Minha leitura a primeira vista melhorou muito.
Tive esta ideia depois que vi um cego tocando violão. Ele tocava de ouvido, mas que perfeição, que interpretação!
Como ele sabia onde estavam as notas? Se ele podia eu tambem podia.
Fiz algumas pesquisas sobre leitura a primeira vista em piano, violino e orgão (instrumentos que tenho certo domínio) e percebi
que era perfeitamente aplicavel ao violão.
Hoje executo todas peças lendo a partitura, sem olhar o braço do violão e sem a necessidade de decorar.
Algumas peças, de tanto tocar lendo, acabei por decorar, mas não tenho a necessidade de olhar o braço do viõlão.

Alguem já fez esta experiência?

Amadan

Re: Intermpretar sem olhar o braço do violão!

Mensagem por Amadan » Seg 12 Nov 2007, 13:00

OLá Sérgio

Já falámos aqui sobre esse assunto e as experiências variam de membro para membro.
Como gosto muito de tocar no escuro, aprendi a não usar os olhos para tocar (depois da peça aprendida).
No entanto há músicas que necessitam dos olhos em certas passagens, principalmente em apresentações onde o risco de erro deve ser sempre minimizado.

Deco

Mensagem por Deco » Seg 03 Dez 2007, 15:15

Gostaria que vc me descrevesse como começar a praticar essa técnica, pois não consigo execultar nenhuma peça sem tirar os olhos do braço do violão, claro que quando adquiro maior segurança, procuro execultar algumas passagens sem olhar, mas é inevitável de vez em quando dar uma olhadinha.minha leitura a primeira vista ainda não é muito boa, o que vc acha que devo fazer para melhorar?

Rute

Mensagem por Rute » Seg 03 Dez 2007, 15:35

Eu como não toco nada de cor, toco sempre a olhar para a pauta, não olho para o braço da viola. Só olho quando estou a iniciar o estudo e tenho de ter noção de quais as notas que vou tocar, as posições mais adequadas para as transições e como as notas vão soar melhor. Depois, na hora de tocar tudo de seguida já só tenho olhos para a pauta ou tablatura.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qua 05 Dez 2007, 16:26

Acho que tanto tocar lendo como tocar de cor devem fazer parte da formação e contribuem nos mais variados aspectos da formação musical.

F Francisco de O. costa

Mensagem por F Francisco de O. costa » Qui 06 Dez 2007, 16:34

:guitare: Eu procuro tocar lendo e tambem decor. A vantagem é a seguinte: Vamos supor que vc tenha estudado 500 peças mas só se lembra de 50. Se vc estudou lendo direitinho, as outras 450 é apenas uma questão de passr os olhos e tá na mão de novo. conheço gente que está se formando no conservatório e não tem repertório para tocar na formatura. Não que estas pessoas não tenham técnica, o problema é que se formaram decorando tudo, as peças mais recente estão mais ou menos, as peças de 5° ,6° e 7° ano simpesmente não se lembram e terão que estudar novamente. Nem precisa falar da leitura ruim que eles tem.

mateusdean

Mensagem por mateusdean » Sex 07 Dez 2007, 10:22

q fera olha gostaria de saber os sites para eu olhar tambem pois estou achando muito interes :guitare: sante

w_andrade

Mensagem por w_andrade » Sex 07 Dez 2007, 10:41

F Francisco de O. costa escreveu::guitare: Eu procuro tocar lendo e tambem decor. A vantagem é a seguinte: Vamos supor que vc tenha estudado 500 peças mas só se lembra de 50. Se vc estudou lendo direitinho, as outras 450 é apenas uma questão de passr os olhos e tá na mão de novo. conheço gente que está se formando no conservatório e não tem repertório para tocar na formatura. Não que estas pessoas não tenham técnica, o problema é que se formaram decorando tudo, as peças mais recente estão mais ou menos, as peças de 5° ,6° e 7° ano simpesmente não se lembram e terão que estudar novamente. Nem precisa falar da leitura ruim que eles tem.
Cara isso é verdade mesmo! Decorar é bom? Sim! Mas não pode ser primordial! Decorando a peça você perde todo o aprendizado de leitura de peças, porque vc lê a música pra aprender mas depois esquece a partitura no canto e talvez nunca mais a veja. Mas depois, quando vc precisar dessa música de novo, terá a maior dificuldade para ler, pois não aprendeu do jeito certo.
Eu tenho desenvolvido essa técnica de tocar sem olhar o braço do violão. É difícil no ínicio, mas com o tempo se torna muito mais prático, ao meu ver! Acho que assim, vc tanto pode olhar a partitura para ter segurança, como "viajar" na música e na melodia, dando mais vida ao que está sendo tocado!

Abraçoss galeraa!

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 07 Dez 2007, 12:40

w_andrade escreveu: Decorando a peça você perde todo o aprendizado de leitura de peças, porque vc lê a música pra aprender mas depois esquece a partitura no canto e talvez nunca mais a veja. Mas depois, quando vc precisar dessa música de novo, terá a maior dificuldade para ler, pois não aprendeu do jeito certo.
Como já comentei em outro tópico, discordo disto. Quem lê bem, lê de primeira até uma peça desconhecida, quem dirá se já tocou alguma vez antes (decorando ou não).
Ficar somente decorando as músicas e nunca treinar leitura realmente gera uma lacuna na formação, porém estudar uma música lendo repetidamente não é o que vai aprimorar a leitura. Qdo se lê a mesma coisa sempre, vc acaba memorizando a maioria do que vê, e já não está mais treinando leitura. Para se ler bem, tem que ler peças desconhecidas, à primeira vista, diariamente.

w_andrade

Mensagem por w_andrade » Sex 07 Dez 2007, 12:47

FernandoSor escreveu:
w_andrade escreveu: Decorando a peça você perde todo o aprendizado de leitura de peças, porque vc lê a música pra aprender mas depois esquece a partitura no canto e talvez nunca mais a veja. Mas depois, quando vc precisar dessa música de novo, terá a maior dificuldade para ler, pois não aprendeu do jeito certo.
Como já comentei em outro tópico, discordo disto. Quem lê bem, lê de primeira até uma peça desconhecida, quem dirá se já tocou alguma vez antes (decorando ou não).
Ficar somente decorando as músicas e nunca treinar leitura realmente gera uma lacuna na formação, porém estudar uma música lendo repetidamente não é o que vai aprimorar a leitura. Qdo se lê a mesma coisa sempre, vc acaba memorizando a maioria do que vê, e já não está mais treinando leitura. Para se ler bem, tem que ler peças desconhecidas, à primeira vista, diariamente.
Talvez eu tenha me expressado mal, Fernando, pois concordo com vc!
Quando falei o que vc citou, disse realmente que só decorar nao leva a lugar nenhum. MAs nao falei de ler repetidamente a mesma musica hehe. Não é a toa que ontem chegou a partitura do "Capricho Árabe" e estou louco pra pegar! Não sei se vc é assim tb mas eu amo quando ganho ou compro uma partitura nova! hehe

Falo isso pois só consegui chegar a um nível de leitura hj lendo peças e mais peças! hehe

Falow Fernando! Ó não me interprete mal, ok?! É que gosto de conversar sobre esses assuntos!

pilvis

Mensagem por pilvis » Dom 02 Mar 2008, 02:34

Eu estou iniciando meus estudos e já percebi, quando você se esforça para tocar sem olhar o braço, seu desenvolvimento é maior após o período inicial, e realmente desenvolver a leitura é primordial, assim você tem um repertório ilimitado.

jpgomes

Mensagem por jpgomes » Seg 14 Abr 2008, 13:50

Essa debate é bastante interessante. Eu considero que exercitar a leitura é importante, porém não se deve ficar preso a ela. Também considero fundamental saber decorar bem uma peça, pois isso permite você a trabalhe. Não preciso lembrar que a música não é simplesmente leitura.

w_andrade

Mensagem por w_andrade » Seg 14 Abr 2008, 15:00

Olá pessoal!

Eu estava olhando os meus posts nesse tópico e me surpreendi com minha inexperiência naquela época... :lol:

Hoje queira dizer que minha visão é a seguinte: Eu, hoje, gosto de fazer a leitura da peça, e decorá-la para me concentrar mais na interpretação, para não ficar aquela coisa mecânica... sem sentimento... sem vida. Eu tocava lendo a partitura, e isso foi ruim porque eu nao colocava emoção na música... deixando-a "quadradinha"... Essa é a minha dica e minha opinião! Sei que existem diversidades de opiniões aqui no fórum e respeito todas! E aqui está a minha!

Abraçosss :bye:

donbajaja

Mensagem por donbajaja » Sáb 19 Abr 2008, 22:32

Olá pessoal, estou entrando no fórum agora e queria trocar idéias a respeito do mundo violonístico, tenho, conhecimento sobre violão popular, cifras, tablaturas, e estou começando com o estudo erudito, preciso de dicas sobre como treinar a leitura, ok ? obrigado pela atenção.

Antonio

Mensagem por Antonio » Seg 21 Abr 2008, 19:14

Bom, eu tenho estudado as obras com assiduidade e vejo que quanto mais estudos certas passagens, estas vão se automatizando, o que, de certa forma é bom, mas sinto falta da segurança e da clareza da partitura. Penso que muito embora cada executante dê à execução seu toque, uma interpretação baseada na partitura e sem o olhar para o braço do violão dá mais intimidade ao todo que é a execução do som proporcionado pelo instrumento.