João Pernanbuco- Sons de Carrilhões

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
JovenJedi

João Pernanbuco- Sons de Carrilhões

Mensagem por JovenJedi » Dom 04 Nov 2007, 14:06

Não sei se deve-se colocar este tipo de pergunta aqui,
por isso já me desculpo.

Eu tenho uma versão de "Sons de Carrilhões" que é feita para
violão com sete cordas, e gostaria de saber se é possível
"transformar" essa verção para um violão com 6 cordas.

Obrigado.

Amadan

Re: João Pernanbuco- Sons de Carrilhões

Mensagem por Amadan » Dom 04 Nov 2007, 16:56

A versão mais comum (penso eu) é para 6 cordas, pelo que não nem precisa fazer a transcrição, basta pegar a partitura.
Em que tonalidade está aquela que vc tem?

JovenJedi

Mensagem por JovenJedi » Dom 04 Nov 2007, 17:10

A músia está em DÓ, sendo a sétima corda afinada em ré.
Ela, além do solo convencional está com o baixo.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 04 Nov 2007, 23:29

Pois é Jedi, não entendi porque a afinação da 7ª corda está em Ré, se a música está na tonalidade em Dó.
Sons de Carrilhões originalmente é em Ré e não Dó, agora se foi feita a transcrição para Dó, não haveria necessidade de se afinar a 7ª corda em Ré, concorda comigo,que ela deveria estar em Dó também ?
Para o violão de 6 cordas, a 6ª corda pode ser afinada em Ré e não em Mi.
Se possível Jedi gostaria que me enviasse em uma mesnsagem privada a partitura para eu poder analisar com detalhes, e tentar escalrecer com mais detalhes.
Um abraço a todos.

sergiosilva

Mensagem por sergiosilva » Seg 12 Nov 2007, 11:14

Já existe uma versão "original" para violão de 6 cordas.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 20 Nov 2007, 02:07

Olá Sérgio
Aqui nas partituras do Sr. Delcamp realmente já está disponível a partitura de Sons de Carrilhões do grande João Pernambuco. Aliás é a única composição dele que está na biblioteca do Sr. Delcamp.
Mas essa com arranjo para 7 cordas eu desconheço, e achei muito interessante, e gostaria que o Jedi pudesse me enviar através da Mensagem Privada para eu poder fazer a minha análise se está correta ou não.
Já ouvi vários arranjos dessa composição para 7 cordas, o do Raphael Rabello, o do Yamandú Costa, e o arranjo do Reinaldo 7 cordas daqui de Uberaba, mas esta partitura do Jedi deve ser diferente de todos, seria legal se ele podesse enviá-la prá mim.
Um abraço a todos.

JovenJedi

Mensagem por JovenJedi » Ter 20 Nov 2007, 14:22

Léo, afinar a 6º corda em RÉ dá certo. Infelizmente não seu mandar a partitura. Ela é feita para Guitar Pro, se você me ensinar eu poderei mandá-la.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 21 Nov 2007, 00:00

Olá Jedi
Esse deve ser um arquivo com extensão gp3 ou gp4 que se abre com o programa Guitar Pro.
Eu tenho esse programa, e você pode enviar o arquivo para o meu e-mail assim poderei abri-lo no meu computador.
Afinar a 6ª corda em Ré é o correto, inclusive é como está na partitura do Sr. Delcamp. No entanto já vi muita gente tocando com a 6ª corda em Mi.
Se fizer a transcrição para Dó, a melodia ficará um pouco mais grave, porém para os apreciadores do violão de 7 cordas fica muito bom.
Um abraço a todos.

Jos

Mensagem por Jos » Seg 09 Jun 2008, 23:33

Olá pessoal, falando da música Sons de Carrilhoes, vejam um mestre interpetando-a. Confesso que nunca vi uma interpretação da mesma dessa maneira e eu que pensei que a tocava bem. Confiram...

http://www.youtube.com/watch?v=q66aMuYE ... re=related

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sex 13 Jun 2008, 16:03

Olá Jos
Você tem razão, Carlos Barbosa Lima é um grande mestre do violão. Além desta interpretação existem outras que também são extraordinárias. Na época dessas gravações ele ainda não usava o violão Munhoz, mas hoje em dia, ele mora em Porto Rico e toca em um fantástico violão Munhoz.
Um grande abraço a todos.

flaviomedina

Pernambuco- Sons de Carrilhões

Mensagem por flaviomedina » Sex 20 Jun 2008, 14:18

Para um arranjo na tonalidade de Ré em um violão de 7 cordas, qual seria a afinação adequada para as 6ª e 7ª cordas/
Mi e Dó, por exemplo?

Abraços a todos.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 21 Jun 2008, 22:06

Olá Flávio
Eu escolheria a afinação da seguinte forma: a 7ª corda em RÉ e a 6ª corda em MI mesmo.
Um abraço a todos.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Sex 27 Jun 2008, 02:20

Não gostei da interpretação de sons de crrilhões por Carlos Barbosa Lima. Me soou meio brega - Aqueles duetos com tímbres sertanejos... Não gostei, não!
Até breve.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 03 Ago 2008, 20:41

Olá a todos.
Apenas uma correção o violão que Carlos Barbosa Lima está tocando no vídeo é realmente um M-7 Munhoz de Jacarandá da Bahia, porem com a escala baixa e não elevada. Além deste video no You Tube, ele interpreta outras músicas com o preciosismo e a técnica apurada de sempre. Acho que o JBC deve ter visto algum outro vídeo e se confundiu, duetos com timbres sertanejos ??? que piada é essa ?
Carlos Barbosa LIma é um músico reconhecido mundialmente pelos seus arranjos jazzisticos extraordinários, e para os que não o conhecem é bom conhecer seu acervo disponível no You Tube.
Um abraço a todos.