Sobre a musica Choro da saudade de Augustin Barrios

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
Robson_vioão

Sobre a musica Choro da saudade de Augustin Barrios

Mensagem por Robson_vioão » Qui 18 Out 2007, 19:33

No Choro da saudade de Augustin Barrios a 6ª corda é afinada em Ré e a 5ª corda em Sol , gostaria de saber se essa afinação é só pra facilitar a execução ou se o proprio Augustin escolheu essa afinação???????????????[/size]

Amadan

Re: Sobre a musica Choro da saudade de Augustin Barrios

Mensagem por Amadan » Qui 18 Out 2007, 22:22

A partitura que eu tenho é uma revisão (não arranjo) de 2002 e tem essa afinação, pelo que acredito que seja assim que a peça tenha sido escrita.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 19 Out 2007, 00:55

Foi o Barrios quem escolheu. É uma afinação razoavelmente comum e ele escreveu várias peças com esta afinação, como Un Sueno en la Floresta, Caazapá etc.

Osvaldo Galeano

Mensagem por Osvaldo Galeano » Sáb 24 Nov 2007, 11:10

E um tipo de afinacao muito frequente nas obras de Mangore. Foi a a que utilizou na composicao de muitas das suas musicas mais tocadas.

araujo

Mensagem por araujo » Qui 17 Jan 2008, 00:00

Olá amigos, o Choro da Saudade é sem dúvida uma das mais belas obras de Barrios. A afinação utilizada também foi uma novidade para mim que o máximo que alterava na afinação convencional era a sexta corda E para D. Depois que comecei a conhecer mais algumas obras, descobri muitas afinações diferentes. Não sei o motivo da alteração da afinação, mas creio que passa pela exigência harmônica que o algumas músicas exigem. Aprendi a interpretar o Choro da Saudade estes dias e digo a vocês que para a leitura de partitura com nível de acerto elevado, tratá-se de um dos melhores exercícios que já fiz até hoje, pois exige um raciocínio totalmente fora do comum. Também gostaria de saber sobre esta afinação, pois em alguns casos, a mudança de afinação é um recurso utilizado para melhorar a sonoridade dentro de um Tom.
Agradeço.
Wanderson.

pfred

Mensagem por pfred » Sáb 04 Out 2008, 09:41

tambem usava somente a sexta corda de E para D, e sempre fugia qdo. as pecas pediam E em D e A em G ou G#, criei coragem e hoje toco o choro da saudade que achava muito dificil e percebi que nao e nem um bicho de 7 cabeca, acho que nao tem condicoes de tocar sem estas mudancas de afinacao o negoc io e enfrentar sem medo que da certo. percebi que temos que ser objetivo e tentar sempre, pois tive um professor que falou que nao deveria tocar o choro porque era muito dificil e isto me ofuscou hoje vejo que o desafio e o melhor negocio.