Preconceito a respeito das obras de Dilermando Reis?

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
Robson_vioão

Preconceito a respeito das obras de Dilermando Reis?

Mensagem por Robson_vioão » Qui 18 Out 2007, 14:03

Por que no meio violonistico erudito alguns artistas vêm com maus olhos as obras de Dilemermando Reis, tendo em vista que este foi autodidata e suas musicas (algumas) são lindas.

Amadan

Re: Preconceito a respeito das obras de Dilermando Reis?

Mensagem por Amadan » Qui 18 Out 2007, 14:27

Olá Robson

Que tipo de preconceito?
Não conheço toda a discografia dos violonistas (nem perto disso), mas por exemplo... David Russel toca Dilermando Reis. Haverá muitos outros também.

Um abraço

Robson_vioão

Mensagem por Robson_vioão » Qui 18 Out 2007, 19:30

Alguns violonistas torcem o naraiz quando se fala da obra de Dilermando , uma vez eu toquei uma valsa do Dilermando e um velho (diz ele que foi concertista) , nem sei o nome dele, ele me disse que Dilermando Reis era a 'rale' do violão e que eu não deveria perder tempo com essas musicas se eu quizesse realmente ser respeitado no meio violonistico. Na hora não falei nada fiquei pensando e vi que ele (velho) se achava o maioral e estava errado, mas outro dia vi uma reportagem que dizia que dilermando não tinha tecnica (tecnica defeituosa) e suas musicas eram simples. Outra vez não concordei, pois a musica 'Xodo da Baiana' e bem dificil de ser tocado e é impossivel tocar e compor uma musica dessa sem ter tecnica , mas tudo bem , nós futuros grandes violonistas (kkkkk) não teremos preconceito em relação ao Dilermando e pelo contrario levaremos sua obra a todos.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 19 Out 2007, 01:02

Olha, Robson, acho que vc está um pouco desinformado. Eventualmente tem violonista/músico clássico que critica músicos populares etc. Mas um exemplo não pode servir para generalizar. Eu acho que a situação é inversa. Tem mais violonista clássico/erudito tocando Dilermando Reis, do que violonistas populares.
Depois que o David Russell gravou, então, agora ele é tocado no mundo inteiro, até em conservatório.
No Brasil temos, ainda, um festival de violão em homenagem a Dilermando Reis, que ocorre anualmente em Guaratinguetá. A maioria dos participantes são violonistas clássicos/eruditos.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 27 Out 2007, 19:32

Dilermando Reis tem belíssimas composições para violão, eu citaria "Se ela perguntar" que é uma valsa muito bonita.
Acho que não deveríamos ter nenhum preconceito em relação a ninguém e muito menos ao grande Dilermando Reis, que particularmente foi um dos motivos para eu me apaixonar pelo Violão.
Abraços a todos.

Filipe Sales

Mensagem por Filipe Sales » Sex 02 Nov 2007, 16:31

Eu nao diria preconceito, mas eu ja ouvi varias peças dele e as unicas que me agradaram foi ''Se ela perguntar" e ''Xodó da Baiana''. Nao porque eu so gostei dessas duas deixarei de respeitar Dilermando Reis...

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 02 Nov 2007, 16:50

As obras do Dilermando seguem um mesmo estilo. Algumas podem ser um pouco simples demais e repetitivas, mas se gostou de Se ela perguntar e Xodo da baiana, é difícil não gostar de inúmeras outras, como Uma valsa e dois amores, Noite de lua, Doutor sabe tudo, Tempo de criança etc.

Filipe Sales

Mensagem por Filipe Sales » Sex 02 Nov 2007, 17:29

Como voce mesmo disse elas podem ser um pouco repetitivas
e eu acho que ele perde um pouco nisso, pois vc vai estudar um livor de Bach, por exemplo, é uma surpresa a cada peça, mesmo ele usando mesmos movimentos parecidos. Mas ele nao deixa de ser um grande compositor

Mario J Conceicao

Mensagem por Mario J Conceicao » Sex 02 Nov 2007, 23:05

Pois é, curiosa essa polêmica envolvendo o Dilermando Reis. Talvez o problema seja a comparação. Parece óbvio que nosso conterrâneo perde para grandes mestres pela falta de formação ( e talento?). Porém tem uma obra rica, o que lhe dá méritos.Paco de Lúcia não lê música. O mestre Villa (Lobos)também recebeu porrada. Agradar a gregos e troianos será sempre impossível. Mas até lá toquemos, o que nos toca e do que gostamos.

Filipe Sales

Mensagem por Filipe Sales » Sáb 03 Nov 2007, 01:44

So discordo na parte que você diz ''falta de talento''
como nosso amigo disse que ele é autodidata, acredito o que mais ele tem é talento !! :D

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 04 Nov 2007, 22:37

Pois é Mário o que não faltou ao Dilermando Reis foi o talento, acho até que ele teve demais para a sua época. Agora não podemos compará-lo a Bach, aí é até covardia, são estilos totalmente diferentes.
Temos que levar em consideração o fato de que na época de Dilermando, ele tocava com cordas de aço, o que deixa em algumas interpretações, uma aparência auditiva um pouco agressiva aos nossos ouvidos acostumados à doçura das cordas de nylon.
Talvez seja essa impressão que o Felipe teve, e concluiu que suas interpretações são repetitivas. Eu não concordo, e acho até que a obra de Dilermando é bem diversificada, tendo valsas, marchas, mazurcas, ritmos nordestinos, e uma série de outros estilos.
Um abraço a todos.

Filipe Sales

Mensagem por Filipe Sales » Qua 07 Nov 2007, 17:11

Confesso que nao sabia que Dilermando Reis tocava com cordas de aço.
E realmente peguei pesado ao compara-lo a Bach, mas acho que ele nao tem essa variedade em suas obras.
Talvez por ignorâcia minha de nao ter ouvido muitas, me perdoem se for o caso.

Abraço a todos

Sandro Ferreira Silva

Mensagem por Sandro Ferreira Silva » Sex 09 Nov 2007, 03:06

... :bye:
Editado pela última vez por Sandro Ferreira Silva em Sáb 10 Nov 2007, 03:37, em um total de 2 vezes.

Amadan

Mensagem por Amadan » Sex 09 Nov 2007, 05:22

Olá Sandro
Penso que ninguém criticou Dilermano. Houve uma comparação completamente fora de propósito, mas logo corrigida.

Sei que a sua intenção é boa, mas lembro que os trabalhos de Dilermano continuam protegidos e pelas regras deste site é proibido pedir ou oferecer obras com copyright.

Um abraço

Sandro Ferreira Silva

Mensagem por Sandro Ferreira Silva » Sáb 10 Nov 2007, 03:42

Tens razão, Amadan. Desculpem-me. Vacilei. :oops: