Interpretações Villa Lobos

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
Jr

Mensagem por Jr » Qui 09 Ago 2007, 01:18

parabens para os organizadores desses site....
realmente mto esclarecedor e enquecedor...
Nós, apreciadores da obra de villa lobos, agradecemos...

edil batista junior

Mensagem por edil batista junior » Sáb 25 Ago 2007, 15:09

Nunca se esqueça que Villa-Lobos é um compositor que transpôs o popular para o erudito, mas sem jamais perder a natureza acessível que o popular proporciona. Todas as peças que ele compôs têm esse caráter, de uma estética limpa e sem empolações. Quanto mais fácil de ser compreendida pelo ouvinte, melhor a interpretação e mais próximo do objetivo do compositor.

PhilipeMatias

Mensagem por PhilipeMatias » Seg 10 Set 2007, 20:25

Eu acho que cada violonista tem que interpretar a musica do seu proprio jeito!! nao ficar escutando outros violonistas pra tentar fazer igual!!! pelo o menos essa é minha opiniao!

orlando campos maciel jr

Re: Interpretações Villa Lobos

Mensagem por orlando campos maciel jr » Qui 27 Set 2007, 17:28

ouvi falar que o estudo 1 do villa é dedicado a andres segóvia, é verdade?

Amadan

Mensagem por Amadan » Qui 27 Set 2007, 17:33

orlando campos maciel jr escreveu:ouvi falar que o estudo 1 do villa é dedicado a andres segóvia, é verdade?
Tanto quanto sei, todos os estudos de Villa-Lobos foram dedicados a Segóvia

Filipe Sales

Re:

Mensagem por Filipe Sales » Sáb 03 Nov 2007, 01:49

Bruno Madeira escreveu:Há quem diga que o Prelúdio do meio, o centro da série, o Prelúdio no.3 é em homenagem à Bach para atestar essa grande influência do compositor barroco na música do Villa. Para afirmar que Bach é o centro da sua obra.
As Bachianas Tambem são uma homenagem a Bach?

sergiosilva

Mensagem por sergiosilva » Seg 12 Nov 2007, 11:12

Eu não sei, mas quanto toco Villa Lobos tenho a impressão de que a peça não foi escrita para violão.
As peças são lindas, mas exige uma ginastica tremenda.

Daniele Magli

Mensagem por Daniele Magli » Ter 22 Abr 2008, 21:53

sergiosilva escreveu:Eu não sei, mas quanto toco Villa Lobos tenho a impressão de que a peça não foi escrita para violão.
As peças são lindas, mas exige uma ginastica tremenda.
O violão música de Villa Lobos exige uma enorme ginastica porque se trata de uma formação para artista de violão !
A música de Villa Lobos é maravilhosa e muito importante ter uma forte mão esquerda.

Visite meu sito web gratis, toco Villa-Lobos
http://www.classicalguitarvideo.com

Desculpa pela minha Português :desole:

Daniele Magli

FLEXA

Mensagem por FLEXA » Qua 23 Abr 2008, 01:32

Os que são fãs do villa não podem deixar de ouvir Shin Ichi Fukuda

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 01 Jun 2008, 19:18

Olá a todos.
Prá mim um dos melhores intérpretes de Villa Lobos é Turíbio dos Santos. Acho que ele consegue uma interpretação mais fiel.
Não acho nada extraordinário ouvir Segóvia tocando Villa Lobos, não tem expressividade nenhuma, é uma frigidez sem fim.
Um abraço a todos.

oguardiao

Mensagem por oguardiao » Dom 01 Jun 2008, 19:31

Interpretar Villa-Lobos não é uma tarefa fácil, muitas músicas são de difícil execução, outras são de difícil entendimento, cintando os prelúdios; o nº1 e o °5 são os mais belos e melódicos, faceis de execução, mas dificeis em interpretação, ja os outros, no meu entendimento são as vezes até mesmo sem sentido, dissonantes, mas que valem a pena ter no repertório.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 01 Jun 2008, 19:57

Olá Oguardião.
Seja bemvindo ao nosso Fórum. Você será mais um a acrescentar conhecimentos e experiências nesse espaço virtual.
Concordo com suas afirmações no tópico acima, tocar Villa Lobos não é prá qualquer um.
Um abraço a todos.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qua 04 Jun 2008, 21:57

Não acho as interpretações do Segóvia do Villa as melhores, mas pra mim estão longe de frígidas. Acho bonitas como o Segóvia sempre é.

Do Turíbio, acho ótima a primeira gravação. Tem gravação mais recente bem fraca, com erros de leitura e tudo mais. Não entendo porque ele regravou se é pra tocar mal assim. Pra mim seria melhor ter relançado as gravações boas...

O Fukuda tem uma técnica impecável, mas falta "brasilidade", especialmente nos choros e prelúdios.

Pra mim as melhores gravações integrais são do Fabio Zanon e do Paulo Pedrassoli.

O Marcelo Kayath tbém gravou maravilhosamente os prelúdios, bem como o Jodacil Damaceno.

A gravação do Bream tbém gosto, mas tem altos e baixos. Nos estudos, nas partes que exigem mais técnica e velocidade, dá pra ver que teve bastante edição de áudio. Dá pra perceber alguns recortes claramente, de ouvido.

oguardiao

Mensagem por oguardiao » Sáb 13 Set 2008, 14:25

J. Willians fez ótimas interpretações do Villa-Lobos, assim como todas que ele faz, exemplo disso e de facil acesso são os videos disponíveis no Youtube, todas com boa qualidae visual e sonora...

Porém fica uma duvida::

Alguém conhece alguma gravação do próprio Villa-Lobos ao violão ??
Ja vi alguns trechos dele enquanto regênte, mas nunca tocando violão. Caso alguém conheça, por favor indique.
Fico no aguardo

Abraços

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 15 Set 2008, 20:57

Tem gravação do Villa tocando o prelúdio 1 e o choros no1. E toca muito bem, por sinal. Especialmente no choros no1, acho que ele sabe dar um certo suingue de choro que poucos violonistas eruditos conseguem, mesmo os violonistas brasileiros.

Ouvi estas gravações da coleção do Ronoel. Infelizmente não sei onde adquirir comercialmente. Sei que há um CD Villa-Lobos plays Villa-Lobos, ou algo assim, onde há gravaões dele ao piano e também estas ao violão. Mas desconheço a gravadora, ou onde comprar...