Interpretações Villa Lobos

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
Irious

Interpretações Villa Lobos

Mensagem por Irious » Dom 25 Mar 2007, 02:35

Gostaria de saber se alguem conhece a história da obra de Heitor V. Lobos para o violão!
Um dia,me disseram que o prelúdio n°1 possui uma homenagem do compositor ao caipira,por possuir trechos imitando a viola caipira.
Alguem conhece outras interpretações destas obras?

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 05 Abr 2007, 03:02

Recomendo estudar os prelúdios com um professor. O Carlevaro, em um dos seus livros de técnica aplicada, detalha bastante os prelúdios.

um resumo rápido:
Preludio 1 - homenagem ao caipira, com sons que lembram a viola
Preludio 2 - homenagem ao malandro, com sons que lembram o choro e na parte do arpejo, é possível perceber o som do berimbau de uma roda de capoeira
Preludio 3 - homenagem a Bach, fácil de perceber porque.
Preludio 4 - homenagem ao índio brasileiro, com sua melodia original.
Preludio 5 - homenagem ao boemio, à vida social no Rio. A melodia lembra bastante a valsa Sonho de Magia do João Pernambuco.

Bruno Madeira

Mensagem por Bruno Madeira » Sex 06 Abr 2007, 13:52

Há quem diga que o Prelúdio do meio, o centro da série, o Prelúdio no.3 é em homenagem à Bach para atestar essa grande influência do compositor barroco na música do Villa. Para afirmar que Bach é o centro da sua obra.

jofilho

Mensagem por jofilho » Qui 19 Abr 2007, 14:28

Li em um cd de Terubio onde ele interpreta obras de Villa-Lobos, que o violão era o instrumento "do coração" do compositor. A passagem é pequena, mas revela o amor que Villa-Lobos tinha por este instrumento.

- Só uma curiosidade... :wink:

Bruno Madeira

Mensagem por Bruno Madeira » Sex 20 Abr 2007, 22:57

Estou estudando bastante o Prelúdio no. 3 agora e postando sempre no Canto do Violonista. O último post falou bastante sobre o Prelúdio, se quiserem dar uma olhada pra discutirmos alguma coisa seria interessante...

Estudo, 10/04 e 14/04, no Canto do Violonista

adsonissi

interpretações de villa lobos

Mensagem por adsonissi » Seg 23 Abr 2007, 01:20

interessantissimo esse tópicoo e fundamentações...
gostaria de saber do pessoal que curte villa lobos se alguem tem alguma coleção das cirandas... pra violao .... gostaria de especificamente NESTA RUA por favor se alguem tiver... me colem o link ou passe pra mim obrigadoo valeuu

Irious

Mensagem por Irious » Sáb 12 Mai 2007, 15:32

Olha,eu nunca vi essa versão de "Nesta rua" por Villa Lobos mas,conheço a versão do Turibio Santos que vem no seu livro Violão Amigo.O livro pega diversas músicas folcloricas brasileiras e está em uma faixa de preço boa: R$ 15,00

adsonissi

interpretações villa lobos

Mensagem por adsonissi » Sáb 19 Mai 2007, 16:24

entao cara essa "nesta Rua" é uma ciranda composta por villa lobos, sao musicas infantis como teresinha de jesus e como um pode.... sao composiçoes para piano....

paulo celso de magalhaes

inerpretar villa lobos

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Qui 24 Mai 2007, 15:05

bom eu acho muito dificil interpretar sua musica, os preludios sao belissimos, gosto muito da maneira como o Bruno Madeira, aborda esse assunto, penso q o caminho e esse ou apenas vai se tocar as muisicas, mas longe de uma boa interpretaçao como as peças merecem.
os estudos em sua maioria sao virtuosos dificilimos, o mais tocado e o number1 q trabalha sem decanso a mao direita, teoricamente o mais facil, mas se escutar a gravaçao do segovia, vai tambem para o nivel de virtuoso, impressionante a potencia o equilibrio e uniformidade do inicio ao fim, toco ele a bastante tempo, mas segovia chegou a prefeiçao, sua mao direita e simplesmente fantastica, nenhum outro violonista chegou prerto, o mestre john williams gravou aos dezesete anos adoro ele mas naum gostei de sua inerpretação.
temos q levar em conta tambem a grande importancia de sua obra para o violao solo, apesar de pequena é fantastica!!!

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Qui 31 Mai 2007, 12:10

Um fator essencial, na minha opinião, para se interpretar a música do Villa Lobos é a relações do compositor como o Choro e a música popular/folclórica. A Suite Popular Brasileira, por exemplo, evoca o ambiente da música popular. Tocar essa suíte de uma maneira "séria" ou sisuda não dá. Tem que ser algo relaxado, descompromissado.

franco

Mensagem por franco » Sex 15 Jun 2007, 01:35

Até uma interpretação do Julian Bream para o Choro nº1 dá impressão de ser "meio quadrada".

CATL

Mensagem por CATL » Sex 15 Jun 2007, 17:32

Ah do Yepes(é a dele se não me engano). Nossa cara quando ouvi ele tocar me senti como se estivesse em um carro desses ruins que quando engata pra andar da aquele solavanco em que você bate com a cabeça no banco da frente.

villa-cubensis

Gerard Garcia

Mensagem por villa-cubensis » Sáb 16 Jun 2007, 17:59

O que vocês acham dele interpretando villa-lobos?? Tenho os 5 prelúdios tocados por ele, e gostei bastante. Queria saber a opnião de vocês. Abraços!! :)

Guitar man/Varginha

Re: interpretações villa lobos

Mensagem por Guitar man/Varginha » Seg 18 Jun 2007, 01:12

adsonissi escreveu:entao cara essa "nesta Rua" é uma ciranda composta por villa lobos, sao musicas infantis como teresinha de jesus e como um pode.... sao composiçoes para piano....

Amadan

Villa-Lobos: Prelúdio Nº 5

Mensagem por Amadan » Dom 01 Jul 2007, 02:38

Esta é uma peça que estou limpando: aprendi-a "quase" sem usar a partitura e o tempo encarregou-se de que eu "inventasse" coisas que o autor não escreveu.
No entanto, tal como está escrita (ouçam a versão de John Williams) soa a algo quadrado e quase sem graça.
Por outro lado a versão de Julian Bream é muito mais rica em cambiantes interpretativos (só não gosto da acelerada que ele introduz no segundo movimento).
Infelizmente não conheço ainda outra interpretações que fundamentem uma teoria que tenho sobre esta peça: Esta (assim com todos os prelúdios) é uma peça leve, para recreio e introdução a obra maior, e, ao escrevê-la tão quadrada, Villa-Lobos estaria dando carta branca para que os diferentes interpretes pudessem colocar muito de si ao tocá-las. Eu sinto-me muito melhor a tocar esta peça quando não estou "amarrado" ao andamento original.
Gostaria de ter as vossas opiniões sobre esta peça em particular.
Um abraço a todos