Fernando Sor - como interpretar

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
paladin

Fernando Sor - como interpretar

Mensagem por paladin » Qui 15 Mar 2007, 18:23

Fiz o exame de guitarra, feito ao fim do período. De entre as músicas que eu toquei, eu toquei o estudo 17 de Sor. Dixeram que Sor não devia ser tocado assim com poder.

Para vocês qual é a maneira de interpretar Sor? Rectiliniamente?

Abraços

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 20 Mar 2007, 14:50

Penso que interpretar Sor é uma das coisas mais difíceis.
A obra do Sor possui uma simetria e estrutura clássica que não permite muito floreio, sem estragar o equilíbrio da música como um todo. Porém, se fizer uma interpretação "retilínea", fica chaaaato...

Creio que este é um motivo de encontrarmos pouca gente tocando Sor em concertos e até poucas gravações de um autor tão importante.

As gravaçõoes existentes podem dar boas pistas.

Um dos meus favoritos tocando Sor é o Julian Bream. Ele coloca todo o seu colorido e nuances interpretativas na peça mantendo, em linhas gerais, a unidade e simetria da estrutura clássica. O contrário de um Segóvia, por exemplo. Mas, mesmo o Bream, creio que comete alguns exageros e a qualidade das suas gravações pode variar bastante.
A melhor gravação de Sor que conheço, sem dúvida, é do Sergio Abreu. Ele consegue aliar o equlíbrio estético a um vigor e rigor interpretativo que mantém nossa atenção e não deixa a música cair na mesmice. As gravações de Sor pelo Rey de la Torre tbém são muito boas e merecem uma audição atenta.

paladin

Mensagem por paladin » Ter 20 Mar 2007, 20:05

Então, pela sua mensagem tocar Sor é:

- Simetria entre as vozes
- Acentação e dinâmicas na voz superior (ou outras, mas perde-se a simetria) para não entrar na sonolência e não ficar "aborrecido".
- não alterar muito os ritmos;

Será que também não deva ezagerar porque Sor tocava se unhas?

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qua 21 Mar 2007, 14:10

paladin escreveu:Então, pela sua mensagem tocar Sor é:

- Simetria entre as vozes
- Acentação e dinâmicas na voz superior (ou outras, mas perde-se a simetria) para não entrar na sonolência e não ficar "aborrecido".
- não alterar muito os ritmos;

Será que também não deva ezagerar porque Sor tocava se unhas?
Acho que vc pode e deve variar dinâmicas e acentuação nas vozes. O importante é fazer isso com critério para que não se perca o equilíbrio e a simetria da obra.
Não entendo o que vc quer dizer com alterar os ritmos, pois isso nunca deve ser alterado em peça nenhuma, a não ser que vc queira fazer um arranjo seu, diferente do que está escrito. Talvez vc queira dizer não alterar muito o andamento. Bom, vale a mesma dica anterior, faça com cuidado e critério, procurando manter a unidade da obra.
O importante é entender bem o que é a tal "simetria". Faça uma análise detalhada da obra.
Quantos compassos tem cada frase e parte?
Quais os acordes envolvidos?
Onde estão as tensões/resoluções?
Qual a relação entre as vozes, frases e partes? Compare elas entre si, tomando em conta as semelhanças e diferenças sob o ponto de vista melódico e harmônico. Vc vai enxergar a simetria de que estou falando.
Embora o Sor já tenha obras que possam ser encaradas como romantismo, ele se atém muito a forma e estrutura clássicas. É importante estudar história da música, entender os objetivos e as diferenças entre cada estilo e período histórico. Um livro que acho legal para visualizar melhor o período clássico é o "The Classical Style", do Charles Rosen.
Outra leitura importante é o próprio método escrito pelo Sor. Ele dá varias dicas que servirão para pensar na interpretação da sua obra. Procure na biblioteca da Boije que tem uma versão deste método para download gratuito.

adsonissi

interpretações

Mensagem por adsonissi » Sáb 19 Mai 2007, 16:28

interpretar sor é uma coisa complicada mas nada que seja impossivel... vc deve ressaltar sempre melodia e procurar mostrar todas as partes possiveis assim como esconder as que devem ser escondidas...

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Qui 31 Mai 2007, 12:12

Bom, como o pessoal já falou várias coisas importantes eu não vou me extender. Quando penso em tocar Sor, uma palavra me vem à mente: Elegância. A música de Sor, a meu ver, é suave, elegante. Sem grande arroubos. Espero que tenha ajudado.

Carneiro

F Sor

Mensagem por Carneiro » Dom 29 Jul 2007, 01:03

O que não pode faltar na obra de Fernando Sor é o fraseado aristrocrático e erudito. Além de Julian Bream, vale a pena ouvir o dinamarquês Ingolf Olsen.

F Francisco de O. costa

Mensagem por F Francisco de O. costa » Sex 17 Ago 2007, 13:51

Eu sou apaixonado pela obra do Sor uns dos primeiros com quem tive contato. Eu sou compositor tenho forte influência deste autor. As vezes tento até fugir disso para não simplismente imitá-lo. Realmente a dificuldade em interpreta-lo é grande na mesma proporção da técnica envolvida nisso. Nosso colega de forúm o F. Sor, sempre me impreciona com seus comentários, lembra muito meu professor que dizia" o mínimo que se deve fazer antes de começar a estudar é fazer uma análise da obra, dentre muitos pontos de vista o da harmonia é muito importante". Sor sofreu, muita, influência de Mozart, é interessante analizar a obra deste gênio, pode ajudar. Nunca deixe de usar o coração para interpretar, deve-se estar completamente apaixonado pelo que se está tocando, caso contrário não vale a pena.

jose antonio

Re: Fernando Sor - como interpretar

Mensagem por jose antonio » Qui 27 Dez 2007, 17:57

interpretar sor? tem q ter o conceito orquestral adquirido auditivamente,pois sor pensava tudo como uma orquestra classica para maiores explicacoes eu recomendo o metodo para guitrra escrito por ele,pois possui elevadas consideracoes sobre sua obra e como toca-las.

fuyioioih

Re: Fernando Sor - como interpretar

Mensagem por fuyioioih » Sáb 16 Fev 2008, 03:51

FernandoSor
Obrigado pela excelente comentários e referências. Tenho a Sor Método da biblioteca de Boije e agora têm razão para estudá-la cuidadosamente.

FernandoSor
Thank you for the excellent comments and references. I have the Sor Method from the library of Boije and now have reason to study it carefully.

Se o meu Português parece estranho, é porque estou usando o Google Traduzir.
As minhas desculpas se grates.