Interpretações Villa Lobos

Perguntas e dúvidas sobre interpretações de um compositor/peça
Mafaldaguitarra

Re: Interpretações Villa Lobos

Mensagem por Mafaldaguitarra » Seg 15 Set 2008, 23:14

A versao do Julian Bream para mim é das melhores... :guitare:

marmula

Mensagem por marmula » Dom 28 Set 2008, 13:06

Já postei meu questinamento no tópico do estudo 02 do Villa Lobos. Aproveito este tópico pois minha dúvida surgiu na interpretação de uma obra deste compositor.

Existe maneira certa ou errada de tocar uma partitura quando ela não indica quais são as casas para as notas ou quais são os dedos utilizados da mão direita?
Por exemplo, no primeiro compasso do estudo 2, tem várias maneiras para o uso da mão esquerda (quais casas utilizar no braço) e para mão esquerda, outra gama de digitações viáveis. Existe uma que seja "mais" correta?
Acredito que a nota inicial e final dos compassos seja tocada com o pologar, mas não tenho certeza.

Algumas possibilidades:

I, M, A, I, M, A, I, M, A.......
ou
A, M, I, A, M, I, A, M, I.......
ou
A, M, I, M, A, M,I.... (vai-volta)
ou
I,M,I,M, I,M, I,M,........
ou
outras formas mistas de digitação diferentes para cada compasso.

Alguém entendeu meus questionamentos?
Abraço,
Marmula.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 29 Set 2008, 03:11

Olá Marmula
O que importa é o resultado final, se em todas as opções o resultado é o mesmo, adote aquela que lhe for mais fácil de executar. Ouça a música várias vezes e tente assimilá-la ao máximo, e faça igual, não importa a ordem da digitação. ok ?
Um abraço a todos.

marmula

Mensagem por marmula » Seg 29 Set 2008, 19:37

Olá Léo:

Sua resposta me tranquiliza, pois já que ainda não tenho orientação de algum professor, na hora de treinar ocorria um bloqueio: não sabia se estava fazendo correto (nem se existia uma maneira correta). Agora vou treinar sem "grilo"

Agora estou fazendo o seguinte. As partitura aqui do forum, faço como está escrito nela (até onde tem indicação).
Outros estudos ou seqüências treino algumas possibilidades onde repito o mínimo possível os dedos da mão esquerda.

Está funcionando.

Muito obrigado,
Abraço,
Marmula

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 04 Out 2008, 04:54

Olá Marmula
Além de você ouvir a música em MP3 para tirar suas dúvidas, pesquise no You Tube algumas interpretações que podem auxiliar muito na percepão do dedilhado, e até na técnica da mão esquerda também.
Um abraço a todos.

marmula

Mensagem por marmula » Qua 08 Out 2008, 18:58

Léo:

Valeu a dica.

Gostaria de agradecer muito a sua ajuda nas dúvidas e sugestões. Espero em breve conseguir retribuir pelo menos um pouco do que aprendo.
:merci:

Marmula.
Léo Beschizza escreveu:Olá Marmula
Além de você ouvir a música em MP3 para tirar suas dúvidas, pesquise no You Tube algumas interpretações que podem auxiliar muito na percepão do dedilhado, e até na técnica da mão esquerda também.
Um abraço a todos.

diviajar

Mensagem por diviajar » Dom 09 Nov 2008, 09:39

Olá marmula,

eu acho que se a peça do Villa é um estudo, deve tentar fazer como proposto, se proposto, pois o objetivo principal é... estudar.

Por exemplo, estou trabalhando o Estudo n.1 do Villa (que coisa mais linda, mais quente, mais sensual!!!). O duplo arpejo pode ser tocado com polegar-indicador-polegar-indicador-etc. O tempo todo. Mas assim, o que eu teria aprendido para a mão direita?????

Faço com pipipmiamaimpipi, e assim aprendo a controlar minha mão direita nesta coisa de doido, enquanto minha mão esquerda está ajudando (ou atrapalhando :grire:) Batman e Robin, e o Superhomem, a salvar o mundo de todos os vilões, tudo ao mesmo tempo! :war: É um estudo para a mão direita, afinal de contas!

Meu objetivo principal é tocar esta música que acho mais quente que sol de meio dia em pleno verão no carnaval de Salvador! Mas não perderia por nada no mundo a oportunidade de fortalecer meu relacionamento com minha mão direita, e o da minha mão direita com a mão esquerda, ao mesmo tempo.

Se não tem indicação na partitura/tablatura, eu procuraria um vídeo de um mestre, tipo Raphael Rabello (foi o que fiz para o Estudo No.1), ou outro, para copiar o dedilhado. YouTube isso.

Se você quiser estudar o dedilhado de outra pessoa e para isso quiser diminuir a velocidade do video, sem deformar o som, faça um download do programa KMplayer, que é gratuito e faz isso tudo, e muito mais.

marmula

Mensagem por marmula » Dom 09 Nov 2008, 14:01

Olá Diviajar:

Eu tento, quando é indicada a digitação, fazer como está escrito. O problema é que às vezes só aparece digitação nos primeiros compassos.

Não sei se é o estudo 1 ou o 2 (aliás estes dois são absolutamente espetaculares, pura inspiração e ao meu ver são os mais melódicos).

Num deles (aquele do dedilhado) tenho praticamente toda digitação sugerida. Faço igual, só que em velocidade de de caramujo ahaha.

O outro, que vai da 1ª casa à 15 ou 16ª (eu acho) tenho só a digitação do começo e pior não tem indicativos para ter certeza em qual corda são algumas notas. Daí eu fui no youtube e vi que a maioria das interpretação era diferente de como eu fazia.

Moral que eu tirei disto: "antes de começar a estudar determinada música, olhar algumas interpretações no youtube"
Vale a pena e poupa-se tempo.

Abraço,
Marmula

Mac

Mensagem por Mac » Ter 11 Nov 2008, 00:40

Voltando ao comentário inicial deste tópico, sobre a histórioa da obra para violão de Villa Lobos, o Marco Pereira obteve seu mestrado na Sorbonne em 1979 com uma dissertação sobre o violão na obra musical de Villa Lobos. Ele comenta todos os Estudos, Prelúdios," a Suíte Popular e etc.. Na parte dos prelúdios, ele comenta que:

- o Prelúdio #2 foi inspirado no "caráter matreiro e malicioso do choro carioca". E que a parte central (o arpejo) foi baseado na "mesma combinação rítmica utilizadas por grupos instrumentais na abertura dos carnavais de algumas regiões do Brasil".

- o Prelúdio #4 foi composto inspirado no "folclore nacional", e que Villa Lobos era "especialmente fascinado pela floresta amazônica (suas lendas e cultura indígena)", e assim o tema "por sua simplicidade, evoca o índio".

- o Prelúdio #5 foi inspirado na valsa brasileira (embora não seja uma valsa).

Já segundo o Vasco Mariz, um dos biógrafos do Villa Lobos, o Prelúdio #3 foi uma homenagem a Bach. Ele também diz (assim como o Marco Pereira), que nos prelúdios eram, na verdade, seis, e não cinco. O sexto "teria desaparecido na residência de Andrés Segovia, na Espanha, durante a guerra civil".

Abraços

Mac

Mensagem por Mac » Ter 11 Nov 2008, 00:52

Me esqueci de mencionar os livros: 1. "Heitor Villa-Lobos - Sua Obra Para Violão", de Marco Pereira, Editora Musimed, 1984, 114 p." e 2. "Heitor Villa-Lobos, Compositor Brasileiro", de Vasco Mariz, Zahar/Música, 1983, 155p.
Abraços