Nunca empreste a SUA viola!!!

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
jccantante

Nunca empreste a SUA viola!!!

Mensagem por jccantante » Sex 25 Jul 2008, 00:34

Eu emprestei em tempos e bem me arrependi. Pensei ser para uma boa causa. Para um sobrinho meu treinar… eu tinha deixado de praticar.
Resultado… anos depois a viola era um pobre “cavaco” com cordas…
Lenhos na caixa, braço empenado, verniz descascado, zona dos carrilhões fendida e … incrustações junto à boca soltas… Um desastre!
Fiquei bastante zangado… E durante anos nunca mais lhe toquei.
Recentemente enchi-me de coragem e fui mostrar a um fabricante. Na sua opinião deveria comprar uma nova. Podia também mandar consertar mas só se fosse por motivos sentimentais…
Não precisei de pensar muito. Tenho esta viola há 43 anos… foi cara quando o meu pai a comprou. Trata-se de uma viola razoável que me acompanhou para todo o lado. Não a podia desprezar. É claro, mandei-a arranjar.
Gastei cerca de 300 euros mas valeu a pena. É a MINHA viola… à distância parece nova. Visto de perto percebe-se pelo que passou. Mas para mim tem ainda mais valor…
Foi aberta a caixa e reforçado o interior com mais uma travessa estrutural. Ficou capaz de receber cordas boas e não arquear com a tensão do aperto. Levou incrustações novas disfarçaram-lhe os vários buracos e desempenaram o braço etc… e envernizaram.
As diferenças que noto: está um pouquinho mais escura por causa do verniz e os graves mais intensos. Mas também pode ser por causa das cordas.
E gosto realmente de tocar nela.

meninoverde

Re: Nunca empreste a SUA viola!!!

Mensagem por meninoverde » Qua 30 Jul 2008, 22:19

Concordo com você quando diz que não se deve emprestar violão pra ninguém, pois já tive duas experiências terríveis com isto:

1 - Meu primeiro violão foi um Gianinni de madeira branco, lindo por sinal, que era do meu velho e que com muita dor ele me deu para que eu começasse a tocar quando eu tinha uns 6 a 7 anos. Tenho um tio que na época estava começando a tocar contrabaixo e não tinha como praticar então eu lhe cedi o meu violão dois anos após eu ganhá-lo de meu pai e permaceu com ele por uns quatro anos porque eu era muito menino ainda e gostava mais de jogar bola do que de tocar violão. Quando resolvi buscá-lo tive uma grande surpresa, meu primo, que estava de férias na casa da minha vó, brigou com o vizinho e na hora da raiva pegou a rpimeira coisa que estava na sua frente para acertá-lo, e adivinha o que era? A própria, explodiu a caixa acústica na parede e ficaram partes dele espalhado por toda a sala. Detalhe, fizeram questão de só me contar isso depois que ele tinha voltado pra casa, com medo de que eu tentasse matá-lo... fizeram bem. rsrsrs

2 - Assim que aconteceu esse caso ai de cima, eu comprei o violão que me acompanha até hoje, o VIRGULINO, que é um Eagle DH-69, que comprei há 14 anos atrás, quando a Eagle ainda não era bem conhecida aqui, mas achei ele bunitinho e quis de qualquer jeito. Tenho um amigo de longa data (desde o tempo do finado Gianinni) que começou a tocar junto comigo e que me pediu o Virgulino emprestado há uns 2 anos, pois eu iria fazer uma viagem a trabalho onde não poderia levá-lo comigo, e o idiota aqui resolveu emprestar, quando voltei para recuperar meu grande amigo tive uma grata surpresa, meu amigo tinha o emprestado para outro amigo que estava indo para um estúdio gravar uma música e estava precisando de um violão e acabou devolvendo para ele do jeito que eu recebi (assim diz ele né). A parte de trás está com várias cicatrizes, chegando a descascar até a madeira pura, acabando com o verniz, a cabeça parece que foi mordida por uma criança que está começando a coçar os dentes e o tampo da frente da caixa começou a querer estufar, ná época erá pouco mais de 0,5cm, hoje está querendo chegar a 2cm, mas eu prometi para o Virgulino qu só iria mandá-lo para um luthier quando ele não fosse mais tocável e espero que isso ainda demore muito a acontecer, pois sem o Virgulino não sou quase nada.

Bem, espero que com o caso que você contou juntamente com esses dois que eu acabo de relatar consigamos convencer as pessoas a NUNCA EMPRESTAR SUAS VIOLAS, pois poderão se arrepender amargamnete disso depois.

Stefano

Mensagem por Stefano » Qua 06 Ago 2008, 15:01

Principalmente se o seu violão foi construido por um luthier, que geralmente são caros,eu mesmo sou o feliz proprietario de um violao de autor o qual não empresto nem pra minha mãe( não que ela saiba tocar...) mas tambem tenho outro violão de fabrica q foi bem baratinho, e sempre q um gaiato me pede violão emprestado empresto ele...

Léo Beschizza

Nunca empreste seu violão

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 11 Ago 2008, 03:45

Olá Stefano
O violão é um instrumento pessoal que não deve ser emprestado à ninguém. Essa premissa é uma das recomendações que o Luthier Munhoz me passou quando adquiri meu violão construido por ele.
Um abraço a todos.

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Ter 12 Ago 2008, 01:04

Meu Deus! Quanto desastre! Eu que já peguei viola emprestada nunca fiz dessas barbaridades... mas de fato, o problema eu acho que não está no empréstimo, mas sim no tempo do empréstimo; um violão que você emprestou faz dois anos praticamente não é mais seu, já quase virou propíedade do outro, que cuida (ou não) do instrumento a seu modo. Então se um dia emprestarem o violão, o negócio é não perdê-lo de vista.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sex 15 Ago 2008, 03:12

Olá Cajunho
Na verdade para o músico, o Violão é uma extensão física por onde, através da nossa habilidade, expressamos concretamente nossos sentimentos e nossa sensibilidade. O violão é um instrumento pessoal e intransferível, como um cartão de crédito, uma carteira de identidade, ou uma escova de dentes.
Já dizia o mestre Luthier Munhoz, que o violão adquire a sonoridade característica de seu dono, e amadurece suas madeiras com a sonoridade particular de quem o executa. Se você empresta seu violão para uma pessoa qualquer, ela vai impregnar uma característica estranha à sua, e vai desequilbrar seu timbre e sua sonoridade.

Parece um conto de fábulas mas vou contar brevemente uma estória interessante como a ouvi do Sr. Munhoz:

"Certa vez um músico levou seu violão para o Munhoz, que o havia construido, e disse que não estava gostando mais de sua sonoridade, então ele perguntou se havia tido alguma queda ou algum outro dano, e ele respondeu que não, que só havia emprestado à um amigo por alguns dias, mas que esse amigo havia cuidado bem de seu violão e com todo esmero, mas quando ele o devolveu, o violão havia perdido sua sonoridade e seu timbre que tinha anteriormente.
Pois bem, o rapaz foi embora e o Munhoz deixou o violão quieto num canto de sua lutheria por uma semana sem ter feito nada nele, e passado alguns dias, voltou seu cliente para saber se ele havia restaurado alguma coisa no violão, e logo foi tocando nele, e para sua surpresa o violão estava espetacular, com a sonoridade que tinha anteriormente, e perguntou novamente ao Sr. Munhoz, o que foi feito com o violão ?, e ele respondeu em seguida, "eu apenas o deixei descansar e desempregnar as energias estranhas que ele carregava em suas nobres madeiras". "

Taí uma estória verdadeira que justifica essa expressão popular que "violão não se empresta a ninguém".
Um abraço a todos.

JonasJon

Mensagem por JonasJon » Seg 18 Ago 2008, 00:05

Léo Beschizza escreveu: (...) ele respondeu em seguida, "eu apenas o deixei descansar e desempregnar as energias estranhas que ele carregava em suas nobres madeiras". "
Curioso. Essa história me faz lembrar de outra. Pelo que ouvi dizer o violão do Segovia perdeu a sonoridade depois do Segovia ter morrido.
Alguns dizem que foi um reparo mal feito, algo assim, mas eu acredito, dentro de uma parcela mística que me é peculiar, que o violão do Segovia morreu junto com o dono depois de concluir seu legado.

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Seg 18 Ago 2008, 17:56

Muito interessante!
Eu não havia ainda lido este tópico.
Gostei bastante. Até poético. Achei muito boa a do Léo. E realmente filosófica a do JonasJon.
Não sabia dessas outras virtudes dos nobres colegas deste fórum.
Quanto a outras " desgraças " com perda total de violão emprestado. Conto mais uma que me aconteceu comigo.
Certa vez, nos idos tempos da década de 60 ( os dinossauros já não existiam mais, e os bichos já não falavam mais também!), emprestei um violão a um 'mui amigo".
Talvez seja a coisa mais incrível que possa se ter notícia. Ou será que tem coisa pior.
Vocês já viram camisa de jogador autografada pelo time inteiro ( incluindo jodadores, cartolas, gandulas, roupeiros, seus parentes...etc... ). Pois é,
aquele pobre violãozinho voltou muito parecido. Assinado por um monte de gente, que para mim, eram ilustres desconhecidos.
Poderia ser uma coisa não tão grave. Mas, os "autógrafos" foram feitos em baixo relevo. Com, provavelmente, chaves de carros, facas, pontas de pedras, e outros objetos que cairiam muito bem nas mão de Leonardo da Vinci ou Michelângelo, esculpindo seus blocos de pedras.
Eu nunca mais ví nada igual na minha vida! Ainda bem.
É lógico que não é líquido e certo: Emprestou, seu violão volta ao pó!
Mas que é bom não arriscar, ah isso é.
Acho que vou abrir um tópico. VIOLÃO DESTRUÍDO, DEIXE AQUI SUA HISTÓRIA.

Saudações musicais a todos.

Paulo Leite.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 23 Ago 2008, 20:38

Olá Paulo
Pois é, toda tragédia tem um fundo de comédia não é mesmo ? Acho legal sua idéia de abrir o tópico, faça isso, acho que muitos colegas terão suas "experiências interessantes".
Quanto às observações de Jonas, no caso do violão de Segóvia, talvez quem teve a oportunidade de tocar em seu violão pós morte, com certeza não tinha as mesmas qualidades de Segóvia, e aí, "destruiu" a sonoridade que ele impunha com maestria.
É importante salientar que deixar um colega tocar em seu instrumento, se ele tocar igual ou melhor que você, não é problemático, o ruim é deixar alguém que esteja em um nível inferior ao seu, tocar em seu violão, aí com certeza o instrumento não saberá como lidar com isso. Parece uma bobagem, mas não é não.
Um abraço a todos.

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Dom 24 Ago 2008, 22:45

Parece uma bobagem, e talvez seja uma bobagem; mas bobagem também dá assunto, e é tão bom de se discutir...

Agora me digam: as "nobres madeiras" do violão do Munhoz ficaram afetadas por serem tocadas por um estranho, carecendo de uma semana de repouso. E o meu rústico violão de fábrica (20 anos nas costas e o dobro de mudanças e viagens sacolejantes), será que teria esse mesmo problema?

Inté mais.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 01 Out 2008, 04:41

Olá Cajunho
Desculpe não tê-lo respondido antes, mas com relação às madeiras nobres ou não, todos os violões irão estabelecerem um padrão de vibração típico de seu dono. É evidente que quanto melhor for as madeiras de seu violão, maior vai ser a vibração e a qualidade timbrística delas, então fica claro que essas influências externas irão prejudicar sua sonoridade.
Eu tenho também um Di Giorgio de 1979 que já levou vários tombos, e sei que ele poderia ter uma sonoridade bem superior se eu tivesse o cuidado que não tive antes com ele. Já foi submetido à algumas intervenções cirúrgicas para consertar o braço empenado e o verniz arranhado. Se ele não tivesse esses acidentes anteriores, seria um belo violão com uma sonoridade muito boa, até porque ele já estará completando 30 anos não é mesmo ?
Tem um tópico aqui no fórum que fala que o violão é igual vinho quanto mais velho melhor. Eu concordo desde que o violão já tenha uma boa qualidade quando novo. Se for uma porcaria não haverá tempo que amadureça e melhore suas madeiras.
Um abraço a todos.

Rute

Mensagem por Rute » Qui 02 Out 2008, 09:00

Léo Beschizza escreveu:Tem um tópico aqui no fórum que fala que o violão é igual vinho quanto mais velho melhor. Eu concordo desde que o violão já tenha uma boa qualidade quando novo. Se for uma porcaria não haverá tempo que amadureça e melhore suas madeiras.
Um abraço a todos.
Sem dúvida, a qualidade só melhora se já houverem as condições necessárias para tal.

Achei este tópico muito interessante. Conjuga o valor do instrumento tendo em conta sua qualidade, mas, acima de tudo, o sentimento pelo mesmo. No fundo, podemos ser proprietários de um instrumento muito ruim, mas é o nosso, aquele que passou junto connosco momentos só nossos, aquele que mesmo destronado por um instrumento de melhor qualidade, há-de ser sempre aquele que fica como "o primeiro amor" :wink:

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 04 Out 2008, 04:47

Olá Rute
Realmente é muito importante o primeiro instrumento, e tem o valor afetivo que para muitos é mais significativo que o próprio som do instrumento.
Meu primeiro instrumento foi um Di Giorgio de 1966 que já passou por algumas restaurações, mas não posso afiná-lo no diapasão pois ele corre o risco de empenar novamente o braço e levantar o tampo. Mas mesmo assim toco com ele afinado em Ré para não tensioná-lo muito. è pelo valor afetivo que tenho ele até hoje.
Um abraço a todos.

jackson

Mensagem por jackson » Dom 19 Out 2008, 16:53

o meu violão tem o tampo de gomalaca, meu amigo que toca viola meteu o dedo nele e arranhou o tampo, acho que foi de propósito, disse que eu estava muito fresco com o violão, é foda né.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 19 Out 2008, 20:01

Olá Jackon
Seja benvindo ao nosso Fórum, e você já está provando aos colegas que violão não se empresta a ninguém, o risco que corrremos realmente é muito grande. O violão é um objeto muito sensível e no seu caso até muito mais pois a goma laka é um revestimento muito delicado e qualquer esbarrão vai danificar mesmo. A verdade é que só o dono é que tem cuidado com o instrumento.
Um abraço a todos.