1ª Guitarra Clássica

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
nunompp

1ª Guitarra Clássica

Mensagem por nunompp » Seg 07 Jul 2008, 23:06

Boas Pessoal!!!

É o seguinte...

À uns anos atrás (cerca de 5) ofereceram-me um guitarra clássica Ibanez porque andava interessado a aprender a tocar guitarra. Depois por motivos profissionais tive k deixar as aulas e acabei por emprestar a guitarra a um primo meu k tb andava a aprender, no entanto, ele acabou por ter um acidente de viação em k não sobrou nem automovel nem a guitarra k tb ia a bordo...

Agora, como voltei a ter o "bichinho" por aprender novamente, gostaria k me dessem a vossa opinião sobre kual o melhor equipamento a adquirir nesta fase. Eu como sou novo nestas lides e como ando um bocado confuso sobre o k comprar agradecia qq opinião k me posso dar... Estou com ideias de gastar à volta de 150€, se passar um bocado tb não há problema... o k me interessa mm é saber o k posso e devo adquirir para esta fase inicial...

qq opinião é bem vinda...

cumprimentos,

fikem bem...

Léo Beschizza

Re: 1ª Guitarra Clássica

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 08 Jul 2008, 13:21

Olá Nuno
Seja muito benvindo ao nosso Fórum.
Pelo que observei você é português, então vou deixar essa informação para o colega Amadan lhe responder, pois aí em Portugal as opções sobre a compra de um bom violão são diferentes das nossas aqui do Brasil. Logo ele lhe responderá.
Um abraço a todos.

nunompp

Mensagem por nunompp » Qua 09 Jul 2008, 00:01

Léo Beschizza escreveu:Olá Nuno
Seja muito benvindo ao nosso Fórum.
Pelo que observei você é português, então vou deixar essa informação para o colega Amadan lhe responder, pois aí em Portugal as opções sobre a compra de um bom violão são diferentes das nossas aqui do Brasil. Logo ele lhe responderá.
Um abraço a todos.
ok...

obrigado pela atenção

cumprimentos

Amadan

Mensagem por Amadan » Sáb 12 Jul 2008, 15:15

Olá Nuno

A escolha da primeira guitarra é sempre um problema.
Supondo que o teu objectivo é mesmo a guitarra clássica, o primeiro conselho é "fugires" às guitarras de Flamenco. Eu cometi esse erro. Estas guitarras têm uma sonoridade bem agressiva e é muito difícil criar nelas tonalidades mais doces e cheias.
Por outro lado, ainda não estás seguro das qualidades que vais querer para a tua guitarra:
Tamanho do braço, tensão de cordas, altura das mesmas, tipo de som, etc

Dito isto,
Há à venda em Portugal várias guitarras ideais para serem guitarra de entrada. São guitarras de qualidade sofrível, mas suficientemente boa para te alimentar o "bichinho".

O que proponho é:
Procura guitarras António Carvalho ou Admira. Mas experimenta antes de as comprar, se possível leva um amigo mais experiente para ajudar.
Podes adquirir uma destas guitarras por cerca de 110 / 120€. Não gastes mais do que isso. Aconselho a pegar no dinheiro que sobra e comprar um bom afinador, afinar uma guitarra não é fácil para um iniciante e praticar em guitarra desafinada pode ser destimulante e comprar tb uma caixa para a transportar e a proteger durante. Há caixas rígidas na marca XP que podes adquirir por 45 / 50 € . Valem o preço.
Também aconselho a compra de uma estante para leres as partituras com mais comodidade, são baratas e valem a pena.

Agora... quando tiveres este material e começares a praticar tem uma coisa em mente:
Essa tua primeira guitarra em breve te será pouco satisfatória e irás querer uma melhor. Por isso trata-a bem, protege-a de riscos, de pós, de altas temperaturas... estando ela em bom estado poderás vendê-la quando decidires comprar uma outra.

Espero ter ajudado
Um abraço

nunompp

Mensagem por nunompp » Sáb 12 Jul 2008, 19:45

Amadan escreveu:Olá Nuno

A escolha da primeira guitarra é sempre um problema.
Supondo que o teu objectivo é mesmo a guitarra clássica, o primeiro conselho é "fugires" às guitarras de Flamenco. Eu cometi esse erro. Estas guitarras têm uma sonoridade bem agressiva e é muito difícil criar nelas tonalidades mais doces e cheias.
Por outro lado, ainda não estás seguro das qualidades que vais querer para a tua guitarra:
Tamanho do braço, tensão de cordas, altura das mesmas, tipo de som, etc

Dito isto,
Há à venda em Portugal várias guitarras ideais para serem guitarra de entrada. São guitarras de qualidade sofrível, mas suficientemente boa para te alimentar o "bichinho".

O que proponho é:
Procura guitarras António Carvalho ou Admira. Mas experimenta antes de as comprar, se possível leva um amigo mais experiente para ajudar.
Podes adquirir uma destas guitarras por cerca de 110 / 120€. Não gastes mais do que isso. Aconselho a pegar no dinheiro que sobra e comprar um bom afinador, afinar uma guitarra não é fácil para um iniciante e praticar em guitarra desafinada pode ser destimulante e comprar tb uma caixa para a transportar e a proteger durante. Há caixas rígidas na marca XP que podes adquirir por 45 / 50 € . Valem o preço.
Também aconselho a compra de uma estante para leres as partituras com mais comodidade, são baratas e valem a pena.

Agora... quando tiveres este material e começares a praticar tem uma coisa em mente:
Essa tua primeira guitarra em breve te será pouco satisfatória e irás querer uma melhor. Por isso trata-a bem, protege-a de riscos, de pós, de altas temperaturas... estando ela em bom estado poderás vendê-la quando decidires comprar uma outra.

Espero ter ajudado
Um abraço
Boas...

Pensava k já se tinham esquecido de mim... :D

Amadan, mt obrigado pela ajuda... Conseguist perceber todas as minhas dúvidas e esclarece-las em todos os pontos..
Pelo que já andei a ler nos foruns que se vão encontrando pela net, também me deu a sensação que não devia optar pelas guitarras de Flamenco, mas tava um bocado na dúvida que marca poderia escolher para fugir a essa sonoridade... já estava inclinado para as Admira, mas agora, com a tua opinião, axo que vou mm optar por um modelo desta marca.
Vou levar um amigo meu, que já toca à uns anos, para experimentar as guitarras e depois logo escolho... Tava a pensar numa Admira "amiga", não sei se conheces alguém k tenha uma, mas já me disseram k o som é agradável para quem está numa fase como a minha... Por outro lado também já me falaram no modelo "Juanita", mas já encontrei tópicos neste forum a desaconselhar esse modelo a outras pessoas...
Mas logo vejo o k gosto mais e o k o meu colega axa na loja...
Depois meto aki a minha opção e opinião para o pessoal saber...

Mais uma vez mt obrigado pela ajuda....

Cumps

Fikem bem..

batok

Mensagem por batok » Dom 17 Ago 2008, 18:52

Boa tarde!

Peço ajuda para uma dúvida! Estou a pensar em comprar uma guitarra para a minha filha (10 anos), para se poder iniciar no estudo da guitarra clássica. No entanto tenho dúvidas quanto ao tipo de guitarra a comprar (ouvi falar de guitarras com escalas diferentes). O que me aconselham para uma guitarra até 150-200 €. Já agora, eu há uns anos atrás aprendi a tocar um pouco e interesso-me de certa forma por este assunto pelo que tenho duas perguntas a fazer: para estudo qual a melhor guitarra? A José Ramirez e a Alhambra estão no topo?

Obrigado,

Batok

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 23 Ago 2008, 20:26

Olá Batok
Um violão para sua filha de 10 anos, seria conveniente um com o braço mais curto, que será anatomicamente mais correto para ela iniciar seus estudos. Para você um violão com a escala normal. Se for optar em comprar um único violão, então compre o de escala normal, mas sua filha terá uma certa dificuldade em se adaptar ao comprimento e à largura do braço, mas será apenas no começo, depois ela irá crescer e se adaptará normalmente.
Quanto às marcas citadas entendo que ambas são boas, mas Ramirez talvez seja a mais cara.
Um abraço.

Pólvora

Mensagem por Pólvora » Dom 24 Ago 2008, 08:54

Aproveitando o topico para não criar outro:

Sou do Brasil e também estou querendo um violão para estudo. Ainda não decidi se vou de flamenco ou classico, então se puderem dar sugestões de ambos não muito acima de R$600 eu agradeceria.
Alias, poderiam me esclarecer as principais diferenrenças entre o violão classico e o flamenco, tanto no instrumento quanto no timbre?

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 07 Set 2008, 16:14

Olá Pólvora
No violão clássico o som é mais suave, mais adocicado, mais aveludado, é difícil expressar com exatidão, mas no violão falmenco ele é mais agressivo, mais agudo e às vezes seu volume sonoro é maior, mas isso tudo vai depender da qualidade do luthier e das madeiras do violão. Não sou um expert para definir essa diferença entre eles, mas basicamente é isso.
Quanto ao violão para estudo, se você não quizer optar por um violão artezanal de um Luthier que claro, vai ficar em torno de uns R$ 3.000,00 pelo menos, recomendo que você adquira um Di Giorgio que vai se encaixar nessa faixa de preço, até um pouco mais barato que os R$ 600,00 que você dispoe.
Mas tenha o cuidado de escolher um bom violão, observe sua sonoridade, suas madeiras, suas tarraxas, enfim seu acabemnto como um todo. Se você não tiver muita experiência seria interessante levar alguém com maior conhecimento para lhe auxiliar.
Um abraço a todos.

Victor Pitaluga

Mensagem por Victor Pitaluga » Dom 21 Set 2008, 20:00

Olá, também estou prestes a comprar meu primeiro violão clássico. Você citou várias características que devem ser observadas. Gostaria de saber se você poderia ser um pouco mais específico com relação a elas, por exemplo, o que devo observar nas madeiras do violão ao analisá-lo? Ou, que característica das tarraxas torna um violão melhor que outro?
Uma breve explicação é suficiente, gostaria apenas de ter uma noção.
Obrigado.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 29 Set 2008, 01:18

Olá Victor.
É difícil explicar características técnicas sobre os elementos citados à alguem que não tem um conhecimento mais apurado sobre eles, por isso a importância de ter ao seu lado uma pessoa que já tenha maior experiência no assunto.
Mas vamos lá, sobre as madeiras, o importante de um bom violão, é que na caixa de ressonância, o fundo e as laterais sejam maciças e não compensados laminados, que a maioria dos instrumentos comerciais adotam, e que essas madeiras tenham uma densidade em torno de 0,8 ou seja, madeiras como o jacarandá, a macacaúba entre outras, e o tampo de cedro ou de abeto. A escada deve ser de ébano ou braúna, e as tarraxas se for as schaller ou gotoh, seria muito bom.
É evidente que você não achará esses elementos em um violão de fábrica, só os luthiers é que terão essa qualidade para lhe oferecer, e mesmo assim, tem muita gente no ramo hoje em dia, que não tem a qualidade necessária para produzir um bom violão, mesmo com bons materiais, mas esse é um outro problema que não abordaremos agora.
Para você ver que não é tão simples assim, mas se você for iniciante, ou se já toca há algum tempo, mas seu grau de exigência não for tão grande assim, recomendo-lhe um violão com uma sonoridade razoável como os Di Giogios, mas lembrando que você quando for escolhê-lo em uma loja, leve alguém de sua confiança para lhe auxiliar na compra.
É importante ver se o braço não está empenado, se as madeiras não estão trincadas, se as tarraxas seguram a afinação, se a sonoridade não está abafada, e uma série de outros detalhes impressindíveis.
Um abraço a todos.

Victor Pitaluga

Mensagem por Victor Pitaluga » Dom 05 Out 2008, 20:20

Muito obrigado pela resposta, sua explicação superou bastante minhas expectativas, e me será muito útil num futuro bastante próximo. Provavelmente seguirei o conselho e procurarei um bom violão Di Giorgio, até mesmo porque, apesar de exigente, não possuo capital suficiente para investir em um violão artesanal.

Obrigado novamente.

Victor

batok

Mensagem por batok » Sex 10 Out 2008, 22:03

Boa noite!

Estive à procura de guitarra para comprar. Tenho lido bastante e na zona onde vivo e para o orçamento que disponho, talvez a Alhambra seja a melhor. Estou pensando na Alhambra 7P. No entanto fiquei com uma dúvida que me está confundindo na escolha. Esta guitarra é construída com top em abeto alemão. Fiquei na dúvida se será melhor esta madeira ou o Cedro que equipa a 6P ou 8P. Poderiam me ajudar? Qual o melhor material para o top?

Um abraço!

batok

Mensagem por batok » Qui 16 Out 2008, 13:33

Estou mesmo quase a comprar a guitarra. Experimentei a 7P e a 9P. O som da Alhambra 9P é mais forte, no entanto por aquilo que já li o abeto no top "abre" com o tempo. Peço ajuda novamente. Valerá a diferença de cerca de 120 € entre uma e outra. A 7P evoluirá? Qual o melhor top: cedro ou abeto?

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 18 Out 2008, 22:10

Olá Batok
Eu tenho uma preferência pelo abeto, mas o cedro também é muito bom. Esteticamente o tampo de abeto tem uma tonalidade amarela bem clara e pessoalmente eu acho mais bonito, já o cedro dá uma tonalidade mais no tom de caramelo, uns claros e outros até mais escuros chegando ao marrom, onde acho que escurece muito o tampo do violão.
Na questão da sonoridade, ambos são excelentes, o abeto tem um comportamento inicial mais abafado porém com o tempo sua sonoridade tende a crescer bastante, já o cedro já vem com uma boa sonoridade que se estabilizará e não tende a melhorar com o tempo.
Com relação aos violões Allhambra, aqui no Brasil não o conhecemos bem, eu por exemplo nunca toquei neles, por isso não posso tecer nenhum comentário, mas não vejo motivo da diferença de preço só pelo fato de ter o tampo de cedro ou abeto, possivelmente tem outros detalhes entre eles que o diferenciam tanto.
Vejam que é uma questão muito pessoal. Mas é bom pensar antes de optar, para não se arrepender depois.
Um abraço a todos.