Braço da guitarra! (LUTHIER)

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
albert guita

Braço da guitarra! (LUTHIER)

Mensagem por albert guita » Qua 04 Jun 2008, 01:14

Boa noite aos grandes Mestres!!!

Amigos, estou com problemao, estive dando uma olhada em alguns topigos de luthiers e creio que tenha alguem ai que possa me ajudar!

Vamos lá!
Estou com uma guitarra fender Japonesa a qual gosto muito. O grande problema é que tive que tira o braço dela para dar uma pequena manunteção, o tensor estava empurrando a pequena talisca que cobre ele (tensor) para fora, com isso tive que lixar todo o braço, até ai tudo beleza, mas o problema se alastrou foi quando eu comersei a invernizar, tive dúvida com o material que usaria e acabei usando o verniz simples o que usamos para portas e janelas.
Agora preciso de ajuda pelo AMOR DE DEUS.
O devo fazer pois os luthiers estão me cobrando muito caro nao desmerendo o trabalho, é por que estou sem grana mesmo.
Qual verniz que eu uso para pintar o braço da minha guitarra?
As escalas são de cor escura, eu uso o mesmo verniz para as escalas?
O verniz a goma é o indicado?
HELP ME HELP ME.

Um grande abraço e fique com Deus.

Qual quer coisa me encaminhe algumas sugestões nesse endereço:
alberto.logistica@yahoo.com.br ou alberto.santos@ingleza.com.br
MSG. alberto.logistica@*** Comunicai o vosso correio electrônico apenas por mensagem privada.***

Amadan

Re: Braço da guitarra! (LUTHIER)

Mensagem por Amadan » Dom 03 Ago 2008, 13:46

Olá Alberto

Não entendo nada de Luteria, mas sendo o braço do violão a parte mais exposta a "ofensas" externas (mão esquerda e cordas), penso que deve ser usado um verniz mecanicamente resistente, provavelmente poliuretano

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 03 Ago 2008, 18:21

Olá Alberto.
Como disse o Almadan acima pode ser usado o verniz a base de Poliuretano, mas aqui no Brasil esse verniz está sendo aos poucos deixado de lado pelo seu alto teor de toxidade, e os Luthiers estão optando em usar o verniz de goma laka.
São os dois melhores revestimentos para a lutheria, eu particularmente gosto mais da goma laka, pois deixa a sonoridade do violão mais pura, principalmente no acabamento da caixa do violão, que com a goma laka vibra com mais intensidade.
Um abraço a todos.

ispadoto

Mensagem por ispadoto » Qua 20 Ago 2008, 17:23

Léo,

Estive lendo em alguns sites sobre o verniz utilizado, discordo de sua colocação em apenas uma questão:

A goma laka realmente é o melhor verniz por não prejudicar a sonorização do instrumento, por outro lado, é frágil quando diz respeito a impermeabilização e ação do tempo além de (segundo alguns luthiers) um produto que necessita mais técnica para a aplicação.
O acabamento com ela é mais fino com certeza, mas exige alguns cuidados especiais com o instrumento pois ela com o tempo vai se deteriorando deixando a madeira desprotegida.
Com o tempo digo, coisa acima dos 10 anos...
Já vernizes à base de poliuterano, tem uma impermeabilização muito melhor e mais duradoura.

É claro que quando eu for adquirir o meu de um Luthier, será com goma laka, pois o acabamento é mais fino, sonoridade melhor e todos os cuidados necessários devido ao tipo de verniz serão tomados mesmo que não possuísse rsrsrsr

Acho que é isso!

Um abraço a todos.

Iberê

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 23 Ago 2008, 21:58

Olá Iberê
Realmente a goma laka é um matérial mais frágil e mais sujeito aos riscos em sua superfície, mas todo instrumento tem que ser tratado com todo o cuidado para evitar esses possíveis riscos, e também evitar estar exposto ao calor e a umidade.
É sempre bom lembrar que o violão deve ser acondicionado em um estojo ou "case" para melhor protege-lo quando estiver guardado.
Quanto ao braço específicamente, alguns luthiers envernizam com o poliuretano, porém envernizando a caixa com a goma laka. É uma opção que talvez seja aceitável, pois o braço não precisa de uma boa vibração e pode ter um acabamento mais rígido e mais espesso.
Mas existe o problema da toxidade do produto que para o aplicador do verniz, tem que se proteger de forma eficaz para não se intoxicar.
Um abraço a todos.

sergio almeida

Mensagem por sergio almeida » Dom 07 Set 2008, 03:37

Estão se esquecendo de acrescentar que o verniz de goma-laca pode ser restaurado a qualquer tempo, com algumas "bonecadas" acaba com riscos e aparencia fosca por exemplo...sobre a pergunta principal, não há necessidade de envernizar escalas escuras, basta usar alcool isopropeno de vez em quando pra limpar e óleo de limão pra protejer da oxidação causada pelo acido do suor da mão...

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 04 Out 2008, 04:32

Olá Sérgio.
Valeu pelas informações adicionadas. Realmente a Goma Laka é muito superior ao Poliuretano isso não tem dúvida mesmo.
Um abraço a todos.