Trastes móveis

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
Gregores

Trastes móveis

Mensagem por Gregores » Sáb 26 Jan 2008, 00:54

Na foto de apresentação do fórum, temos um exemplo de violão c trastes móveis, é isso?
Como exatamente funciona esse mecanismo? é viável atualmente?

lucianoilha

Re: Trastes móveis

Mensagem por lucianoilha » Sex 17 Out 2008, 15:43

Também me interessei muito pelo assunto dos "trastes móveis", que aparece no artigo escrito per Francisco Bevilacqua, no "dicas para violonistas". Entendi que a proposta dos "trastes móveis" é para utilizar em um protótipo, para determinar com exatidão a posição de cada traste e assim construir um instrumento com afinação "perfeita". A idéia que ele sugere é que com esse protótipo se estabeleça tabelas específica (conforme o comprimento de tiro das cordas, etc) para que os construtores utilizem para a colocação precisa dos trastes.
Estou me inciando na construção de violões e sempre me preocupei com as questões teóricas da física/acústica, buscando um embasamento para construir um instrumento com a melhor afinação possível. Gostaria de aprofundar essa discussão, para quem sabe tentar utilizar esses princípios na construção dos meus instrumentos.
Será que o Francisco Bevilácqua (que escreveu sobre a idéia do portótipo com trastes móveis) não poderia prestar mais informações...