Violão com braço largo ou fino para tocar música clássica?

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
kidtm

Mensagem por kidtm » Qui 03 Jan 2008, 05:34

Comprei um violao Yamaha APX5NA, cujo braço é do estilo fino (tipo guitarra)...
Porém estou pensando em fazer violao clássico, pois adoro as múicas...
Estou com dificuldade de adaptação, pois tinha um com braço largo!!!
Alguém que já passou por essa experiência pode me dar um consolo??? Ou manda a verdade na "lata"... tipo... q escoli o violao errado...

Yamaha APX5NA (esse violao é bom?)
Abraços...

hugo_eleutério

Re: Violão com braço largo ou fino para tocar música clássica?

Mensagem por hugo_eleutério » Dom 06 Jan 2008, 13:41

na lata entao: nao é que seja impossivel tocar violao classico num violao de braço fino. muita gente toca assim e toca bem. o problema é que é muito mais dificil. eu falo por experiencia propria pois houve uma epoca que eu tinha dois violoes, um classico e outro com braço fino. e eu gostava de aprender a tocar uma mesma musica nos dois violoes. eu conseguia executar com qualidade no violao classico muito mais rapido do que no outro, pois num violao de braço fino vc vai sempre ficar esbarrando os dedos na corda de cima ou de baixo por estarem mais juntas. e vencer esse problema da proximidade das cordas é algo que leva muito muito tempo mesmo. eu recomendo entao um violao nos moldes classicos apesar de que nesse os iniciantes tendem a achar mais dificil pq é mais dificil de fazer pestana. mas a pestana em violao de braço largo é algo que com os exercicios certos vc vence em um mes. ja cordas juntas demais é algo que eu nunca consegui me adaptar mesmo tocando por um ano em um violao assim.
quanto a qualidade do violao que vc comprou eu nao sei te dizer mas com certeza a yamaha tem muitos violoes bons como tb a giannini e o di giorgio.
ate mais.

kidtm

Mensagem por kidtm » Dom 06 Jan 2008, 13:59

Hugo...
Obrigado pela dica!!!
Abraços...

Cecília Ramirez

Mensagem por Cecília Ramirez » Dom 06 Jan 2008, 21:31

Algumas pessoas já me falaram para usar violão com braço fino, mas eu prefiro usar violão com braço mais largo pois já me acostumei e acho até melhor, no começo eu usava muita força na mão esquerda para tocar, depois de um tempo aprendi a usar o menor esforço possível. Já tentei estudar com violão com braço fino por mais de duas semanas e a sensação que eu senti foi que o violão era pequeno demais. Mas no final isso depende do gosto da pessoa, da técnica ou da anatomia.

Um abraço kidtm

eloyoliveira

Mensagem por eloyoliveira » Qua 23 Jan 2008, 05:37

eu também acho que vai do gosto de cada um, particularmente prefiro o de braço largo.

mauricio

Mensagem por mauricio » Sex 22 Fev 2008, 13:12

Eu comprei um Di Giorgio classico nr 38, e na hora o vendedor comentou que o braço era um pouco mais largo que o de um violão clássico normal. Mas não achei nada disso no site da Di Giorgio... Essa informação procede? Não tenho outro violão para comparar. A única diferença visível em relação ao que eu estava acostumado é que a parte de trás do braço é lisa; nos outros violões que eu já tive o braço era arredondado.

E caso seja verdade sobre o braço ser mais largo, isso ajuda a tocar, ou é só uma questão de gosto mesmo?

Mauricio

leoperotto

Mensagem por leoperotto » Sex 22 Fev 2008, 17:50

Braço largo geralmente me dá mais pegada...
Questão de gosto tb.
Abraço! :)

genecy

Mensagem por genecy » Qui 13 Mar 2008, 14:04

Uma vez reparei que um violão Di giorgio tinha um braço um pouco mais largo que um Gianini, além disso, a largura do Di giorgio era constante, ao contrário do Gianini que era mais fino no início da escala. Queria saber se utilizar uma escala com largura constante é melhor?

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 13 Mar 2008, 18:32

A questão braço fino/largo não é apenas técnica, mas sonora.
Os violões clássicos do período clássico mesmo (que Sor, Aguado etc. usavam) possuem corpos bem menores e seus braços são mais finos. Mas o Torres mudou a concepção construtiva do instrumento, e seu projeto resultou em instrumento maior e com braço mais largo.
Se vc prefere braço mais fino ou mais largo, pode pedir ao luthier para reduzir ou aumentar um pouco, mas dentro de certos parâmetros. Fazer muito mais fino, como numa guitarra elétrica, muda as características do instrumento, muda a construção, e altera o volume. Por isso violonistas clássicos normalmente tocam num instrumento com braço maior que o de uma guitarra.

Ricardo Lawall

Mensagem por Ricardo Lawall » Seg 21 Abr 2008, 14:06

O violão clássico (braço mais largo) é mais fácil de tocar. Tenho dois violões, um com o braço estreito e outro com o braço bem mais largo. Quando quero iniciar o estudo de uma música, uso o de braço mais estreito. Quando as cordas começam a se atrapalhar e os dedos a se embolarem, está na hora de passar para o violão de braço mais largo. Se você se adaptar bem ao de braço mais estreito e não ter os problemas apresentados, não vejo necessidade de trocar. Particularmente prefiro o de braço mais largo.
Att,
Ricardo Lawall
:casque:

Eptineo

Mensagem por Eptineo » Dom 27 Abr 2008, 14:46

Olá! prefiro instrumentos com o braço largo, no entanto com a espessura um pouco mais fina... vai do gosto.
abraço! :D

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 12 Mai 2008, 04:44

Olá Epiténio.
Acho isso uma questão de anatomia, quer dizer depende muito do tamanho da mão de cada um. Acho que nos padrões normais o braço não deve ser muito largo, pois isso pode espaçar demais as cordas. Normalmente o braço tem na sua parte menor, próximo às tarrachas, aproximadamente 6 cm. Se for maior que isso pode dificultar demais a execução.
Eu particularmente prefiro o braço com 1 cm a menos próximo a tarracha. Tenho um violão Di Giorgio com 5 cm e me sinto muito seguro nos solos. Já toquei com violões mais largos, e o esforço é sempre maior, e que podem causar dores musculares.
Tenho um amigo que teve constantes tendinites no braço esquerdo pois o violão que ele tocava era muito largo, além da mão dele ser muito pequena. Ele atualmente está em tratamento médico fazendo fisioterapias e impossibilitado de tocar por isso. Agora ele vai mandar reformar o braço do violão prá ficar com uma largura menor para poder se adaptar melhor.
Portanto é bom tomar cuidado com esse detalhe da ergonomia do braço. ok ?
Um grande abraço a todos.

greenbereta

Mensagem por greenbereta » Qui 19 Jun 2008, 20:51

Pessoalmente eu prefiro os de braço largo, mas como os colegas disseram é tudo uma questão de habituar-se e vai muito de cada um.

Valeu!

ravi.landim

Mensagem por ravi.landim » Sex 20 Jun 2008, 10:38

Como minha mao é razoavelmentepequena, meu violão foi construido com o braço ligeiramente mais estreito. Porém não tão estreito como o apx,que lebra o braço de uma guitarra elétrica. Eu prefiro os violões de braço largo coma tensão um pouco alta.

Abraço!

Peri Valencio

Mensagem por Peri Valencio » Sex 20 Jun 2008, 22:27

"Mao grande braço largo, mao pequena braco fino", na lata como disse o amigo la em cima, NAO TEM NADA A HAVER! O Violao de Concerto tem uma origem, issu eh obvio, porem tem sua medidas tambem, oque nao nos parece tao obivio assim. As medidas de um Violao de Concerto ou seja para se estudar o repertorio classico tem uma espessura correta e exata para melhores formacao acordes ,saltos, floreos, e ligados. A variacao de espessura de luthier para luthier desde Torres eh minima e o tamanha da mao nao influencia, eh uma proporcao que "parece"mais largo, mais eh o correto para uma melhor postura e execucao postura. Mao pequena braço "largo"(normal, padrao) { YouTube} http://www.youtube.com/watch?v=98y0Q7nLGWk , bom issu nao eh padrao soh pesquizar no youtube o Mestre Segovia tinha maos extremamente pequenas e foi um dos maiores expoentes do Violao Classico, por sinal tocava violoes Ignacio Fleta. E sobre oque nosso amigo Leo beschiza falou sobre o caso do seu amigo, particularmente nao acredito que a tendinite que o amigo "ganhou" eh devido a espessuara do braço, acredito sim que por falta de aquecimento, um pouco de alongamebnto dos pulsos, e muito mais muito exercicio de fortalecimento como fazer ligados entre os dedos 1 e 2, depois 2 e 3 , 3 e 4 , 1 e 4 , 1 e 3 assim por diante. O video eh a prova disso , eh uma chinesa tocando o capricho de paganini, ela possui pequeninas maos. Outra coisa a se lembrar eh o Piano, tem piano de parede, meia-cauda e cauda inteira, nao ha variacao das teclas , nem de tamnho nem de peso, uma criança de 5 anos pode estudar ou um homem ja adulto e com as maos pesadas e grandes( tem varioas exemplos no youtube) Abracos a todos
Editado pela última vez por Peri Valencio em Sáb 21 Jun 2008, 12:18, em um total de 1 vez.