è bom ou é ruim?

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
Luiz Américo Moreira

è bom ou é ruim?

Mensagem por Luiz Américo Moreira » Seg 17 Set 2007, 13:01

Ola pessoal! Quais realmente as caracteristicas de um bom violão? E para reconhecer um bom instrumento é preciso ser um bom violonista? (Explico: um leigo não consegue reconhecer a qualidade de um violão?) :shock:

Amadan

Re: è bom ou é ruim?

Mensagem por Amadan » Seg 17 Set 2007, 13:07

Luiz Américo Moreira escreveu:Ola pessoal! Quais realmente as caracteristicas de um bom violão? E para reconhecer um bom instrumento é preciso ser um bom violonista? (Explico: um leigo não consegue reconhecer a qualidade de um violão?) :shock:
Não precisa ser um bom violonista, mas precisa conhecer um pouco de violões.
Tal como comprar um carro, não precisa ser piloto para reconhecer um bom automóvel, mas precisa saber dirigir.
Se está pensando em comprar um violão e não tem conhecimentos para isso, peça a um amigo experiente que o acompanhe na escolha de um.

Um abraço

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 19 Set 2007, 00:46

Pois é Amadan, permita-me acrescentar minha modesta opinião, eu acho que um vilonista mais experiente saberá escolher um bom violão para o nosso amigo Luiz Américo. É importante consultar um bom violonista, ou até mesmo um bom luthier antes de se comprar um violão.
Aliás, é bom alertar o Luiz Américo, que o mais comum nas lojas é encontrar um monte de violões caros que não tem nenhuma qualidade.
Um leigo certamente comprará o mais caro e não necessariamente o melhor.
Somente uma pessoa experiente saberá separar o joio do trigo, para não se comprar gato por lebre.
Eu aconselharia o Luiz Américo a comprar um violão de um bom Luthier.
Abraços a todos.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qua 26 Set 2007, 18:32

Quando vou comprar um carro sempre levo comigo um amigo que é mecânico.

Amadan

Mensagem por Amadan » Qua 26 Set 2007, 18:45

FernandoSor escreveu:Quando vou comprar um carro sempre levo comigo um amigo que é mecânico.
Na compra de um carro usado, sem dúvida alguma! :)

Anjosé Barros

Re:

Mensagem por Anjosé Barros » Qua 26 Set 2007, 18:47

Olá Luiz Américo,

Faço minhas as palavras do Amadan e do Léo Beschizza.
Léo Beschizza escreveu:Pois é Amadan, permita-me acrescentar minha modesta opinião, eu acho que um vilonista mais experiente saberá escolher um bom violão para o nosso amigo Luiz Américo. É importante consultar um bom violonista, ou até mesmo um bom luthier antes de se comprar um violão.
Aliás, é bom alertar o Luiz Américo, que o mais comum nas lojas é encontrar um monte de violões caros que não tem nenhuma qualidade.
Somente uma pessoa experiente saberá separar o joio do trigo, para não se comprar gato por lebre.
Siga essas dicas e tenha uma excelente aquisição!

:okok:

Amadan

Re:

Mensagem por Amadan » Qua 26 Set 2007, 18:50

Léo Beschizza escreveu:Pois é Amadan, permita-me acrescentar minha modesta opinião, eu acho que um vilonista mais experiente saberá escolher um bom violão para o nosso amigo Luiz Américo. É importante consultar um bom violonista, ou até mesmo um bom luthier antes de se comprar um violão.
Abraços a todos.
Oi Leo, entendo perfeitamente a sua opinião. Mas ser um violonista experiente não significa ser um bom violonista (foi esta a permissa do Luiz Américo).
É evidente que também eu gostaria ter um violão de um bom Luthier, mas nems empre o $$$ dá para isso, pelo que temos de fazer alguns compromissos com a qualidade dos instrumentos que podemos comprar.

Um abraço

matheussmarco

Mensagem por matheussmarco » Qua 09 Jan 2008, 16:26

Olá pessoal,

Gostaria de uma opinião sobre o violão "La Patrie" modelo "Classic´", é um violão feito no Canadá, se alguém conhecer e puder dar uma dica quanto a qualidade do mesmo.

Obrigado,

Mathes

ZeeQ

Mensagem por ZeeQ » Qui 10 Jan 2008, 04:46

Este ai eu não conheço... conheço mais os Yamaha da vida...

Acho que existem violões feitos em série que apresentam qualidade suficiente para se aprender e “se tomar gosto pela coisa”, acredito que (pelo menos pra mim) investir 2.000 ou 3.000 reais num violão ainda não faz parte de minha realidade... portanto, deixo a dica dos violões Yamaha C40, C60 e C80, que tem um bom som e nunca encontrei um que não satisfizessem aos meus ouvidos.

Obs: Corro o risco de ser um “péssimo motorista” em minhas opiniões acima... hauhauhauahauha

Léo Beschizza

Violão de Luthier

Mensagem por Léo Beschizza » Qui 15 Mai 2008, 16:00

Olá ZeeQ
Sim existem bons violões que não sejam de luthiers, não tenho dúvidas quanto a isso. Entre os violões de série é possível achar alguns que tenham uma razoável qualidade, mas creia, não é fácil de se achar, o que não quer dizer que seja impossível.
Acho também que para quem está iniciando os estudos não se deve comprar um violão de um luthier, realmente o investimento é muito significativo, e mesmo para aqueles que já se iniciaram e continuam nos estudos, não necessariamente deverão ter um "ótimo violão".
Chegará uma hora em que o instrumentista irá exigir de si próprio um investimento em um violão de um luthier, foi o meu caso, comprei um quando me despertou o desejo de tê-lo, não por necessidade, mas por puro prazer.
Um abraço a todos.

Jos

Mensagem por Jos » Sáb 14 Jun 2008, 23:06

Olá pessoal, acho que para aprender qualquer oficio deve-se ter em mãos ferramenta de boa qualidade, pois, assim, ficaremos satisfeitos com a qualidade do trabalho. É evidente que para quem está começando os estudos de violão não precisará comprar um de um luthier pois não é realmente barato, mas dever procurar um instrumento bom. Com disse o Leo, chegará a hora que o violonista sentirá vontade de ter um instrumento de qualidade excepcional e foi também o que aconteceu comigo, adiquiri um de um luthier que realmente não tem comparação, é puro prazer...

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 16 Jun 2008, 02:14

Olá Jos
É isso mesmo chega uma hora que a gente quer mais, e aí tem que ser um violão de qualidade mesmo, e que só aqueles feitos por um luthier vão responder aos nossos anseios.
Eu já tenho um Munhoz de 7 cordas, mas logo logo vou encomendar um de 6 cordas porque o de 7 cordas não é fácil de se tocar, e quero aposentar os meus velhos Di Giorgios que já têm quase 40 anos de serviço.
Um abraço a todos.

Peri Valencio

Mensagem por Peri Valencio » Sex 20 Jun 2008, 22:43

Ola amigo a primeira coisa a se observar eh na "boca" do instrumento, sendo por ae , neste lugar onde visualizaremos se o tampo Harmonico eh o nao eh maciçø, ou seja feito de uma madeira em cortes radiais e nao uma "casquinha" de madeira recobrindo um fino "compensado". Tem que comprar os de madeira maciça, e sempre analizar se o tampo tem o "veios" curtos, quanto mais curto for entre um veio e outro, melhor eh a qualidade da madeira, agora nao ha como saber se as laterais e fundos sao maciços, soh comprando um violao de um Luthier mesmo. Espero ter contribuido