substituir verniz por goma laca, vale a pena?

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
lfbxavier

substituir verniz por goma laca, vale a pena?

Mensagem por lfbxavier » Seg 03 Set 2007, 21:10

Comprei um violão Di Giorgio Signorina ano 1968, ele estava com o verniz trincado e parecia muito grossa a camada. Eu iria mandar um luthier refazer o verniz, mas acabei resolvendo usar goma laca. Bem, resolvi lixar e retirar todo verniz, até deixar na madeira. Fiz com todo cuidado usando lixa no.320.
Comprei goma laca indiana e passei 5 camadas. O violão ficou bastante rústico, mas bonito, o único problema é que não ficou perfeito porque não sou nenhum profissional, apenas mero curioso. Será que quando o violão apresentar muitos arranhados e desgaste no verniz, ao mandar à um luthier reformar, vale a pena pedir para refazer com goma laca?

Amadan

Mensagem por Amadan » Seg 03 Set 2007, 22:21

Após da última camada ter sido aplicada e seca é preciso um bom trabalho manual de polimento. Nunca usar ferramentas mecânicas, as rotativas são velozes demais e aquecem muito o verniz aplicado, podendo mesmo troná-lo viscoso arruinando o trabalho.

Até hoje só tenho ouvido falar bem da goma-laca, mas só um Luthier poderá ajuizar as vantagens.

Um abraço

lfbxavier

Mensagem por lfbxavier » Seg 03 Set 2007, 23:18

Eu não fiz polimento, por isso ficou um pouco áspero, na verdade pedi para que esse serviço fosse feito por um luthier, mas o que eu arrumei não aplicava goma laca, por isso eu mesmo fiz. Claro que naõ ficou perfeito, mas como disse, ficou bonito, parece mais leve. Não pretendo mais mexer nele, quando estragar de novo mando para um luthier. Outro dia li reportagens sobre goma laca, e tem luthiers que só aplicam no violão inteiro, goma laca.
Abraço.

Léo Beschizza

Verniz por goma laca

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 12 Dez 2007, 12:44

Ola Xavier.
Hoje o melhor verniz é a goma laca mesmo. O Poliuretano está inclusive proibida a sua utilização por ser muito tóxica a sua aplicação. No seu caso, tente encerar o violão com a cera automotiva e depois faça o polimento conforme o Amadan recomendou acima, você vai ver que ficará bem melhor o acabamento.
Um abraço a todos.

lfbxavier

Re: substituir verniz por goma laca, vale a pena?

Mensagem por lfbxavier » Seg 17 Dez 2007, 16:34

Olá Léo,

Obrigado pela dica, vou fazer esse polimento, creio que
vai ficar muito bom.
Abraço.

alaorarruda

Mensagem por alaorarruda » Qua 14 Mai 2008, 11:59

Vale lembrar que a goma-laca é mais frágil e mais suceptível a arranhões.
Se for tomar bastante cuidado vá de goma-laca
Senão vá de verniz mesmo, por exemplo, violão para carregar por aí acho que vale mais a pena colocar o verniz

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 14 Mai 2008, 17:24

Olá Alaor
Já que a goma laca é mais frágil e risca com facilidade pode-se adotar o verniz mesmo.
Mas lembrando que existem outras qualidades de verniz além do poliuretano, então abre-se um leque de opções com outros materiais e acabamentos, tais como o verniz fosco, acetinado e brilhante.
O que se deve observar é a qualidade sonora final. A goma laca é muito mais flexível e portanto proporcionará uma vibração maior nas madeiras.
Um abraço a todos.

rbpaiva

Mensagem por rbpaiva » Dom 24 Ago 2008, 19:29

A maior vantagem da goma-laca é que este verniz é o que melhor contribue para a sonoridade do violão, pois penetra na madeira e passa a "fazer parte" desta. Outro aspecto bastante positivo é que pode-se aplicar uma camada sobre a antiga sem prejuízo para a madeira(perdas com lixa). A goma-laca quando bem aplicada fica com um acabamento muito bom, porem tem pouca resistencia a impactos mecanicos, arranhões, etc.
Voltando à pergunta inicial do tópico, o pior da substituição do PU é o lixamento pra "dar na madeira".

Um violão com verniz PU bem aplicado e tendo um dono responsável, em tese, dura uma eternidade...

Imagem
Violao c/acabamento em goma-laca - Jorge Raphael 2006

Julian J. Ludwig

Mensagem por Julian J. Ludwig » Seg 01 Set 2008, 13:09

Eu não diria exatamente que a Goma reina supremo.

O Tessarin também usa PU e fica fantástico.

lucianoilha

Mensagem por lucianoilha » Ter 14 Out 2008, 15:24

Tenho escutado das vantagens da goma laca, especialmente quanto à sonoridade e à facilidade de reparos.
Sou inicicante na construção de violões e penso em começar a utilizar a goma laca, mas ainda tenho algumas dúvidas de como fazer... . Por exemplo: quais os tipos de goma laca disponíveis? qual o tipo de álcool mais adequado para a diluição? há necessidade de alguma base/selador no início do processo? Etc.
Alguém saberia onde posso encontrar informações detalhadas de como utilizar a goma laca (o chamado "french polish")?

MarcoFerreira

Mensagem por MarcoFerreira » Qui 30 Out 2008, 11:39

Olhe meu caro, não sei bem dos detalhes mais técnicos, contudo, do ponto de vista do instrumentista, a goma-laca é bem mais vantajosa por oferecer uma sonoridade mais limpe e abrangente.
Embora seja mais delicada e de manuseio mais difícil, não dúvido que seus violões alcanssem uma excelência maior com a goma-laca.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 09 Nov 2008, 19:10

Olá Marco Ferreira
Seja benvindo ao nosso Fórum, realmente a goma-laca é um verniz de primeira linha, e certamente proporciona uma sonoridade bem melhor que o poliuretano, pelo fato de ser um verniz bem mais flexível e por isso o tampo vibra com muito mais intensidade.
Um abraço a todos.