qual a principal vantagem de se fazer um violão com um luthi

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
Peri Valencio

Re: qual a principal vantagem de se fazer um violão com um luthi

Mensagem por Peri Valencio » Sex 20 Jun 2008, 15:57

Bom a principal vantagem sao a escolha das madeiras, sou aki de Sao Jose do Rio Preto , interior de SP, tenho o prazer de ser filho do Luthier Edson Valencio, cresci dentro de lutheria e tb vendo amigo luthiers de meu pai. Alem de poder escolher as madeiras( tem varios tipos, nacionalidades, densidades) que afeta muito na sonoridade final do instrumento , acho que pra quem tem a opurtunidade eh poder vir acompanhar certas etapas da construcao, como o "bending" das laterais, colocao do Tampo harmonico , soh para citar algumas. Respondendo meu amigo Flavio,nao existe medir o braço do musico , para fazer um Violao de Concerto, cada "Escola" segue suas medidas , e sao elas rigorosamente exatas, por exemplo sao os Violoes do famoso Torres , considerado o Stradivarius do Violao de Concerto, http://mysite.verizon.net/nostberg/plans/index.htm, neste link vc podera constatar que as medidas exatas sempre, eh a Fisica do instrumento. Espero ter contribuido Peri Valencio

Léo Beschizza

Re: qual a principal vantagem de se fazer um violão com um luthi

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 21 Jun 2008, 19:06

Olá Flávio
Nem sempre, pois os violões normalmente seguem uma padronização do próprio Luthier, comprimento, largura e espessura do braço variam somente alguns milímetros. O que o cliente pode escolher é a combinação de madeiras de acordo com o tipo de som que ele quer para seu violão, e no caso dos violões Munhoz você teria a opção da escala fixa na caixa ou a escala alta sobreposta como num violoncelo.
O meu violão de 7 cordas Munhoz é com a escala alta, veja a foto dele neste link.
http://xs.to/xs.php?h=xs220&d=07426&f=DSC03719.JPG
Um abraço a todos.