qual a principal vantagem de se fazer um violão com um luthi

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
fgs

qual a principal vantagem de se fazer um violão com um luthi

Mensagem por fgs » Qua 22 Ago 2007, 17:45

Olá pessoal

Tenho recebido de vocês dicas muito importantes para o meu crescimento musical, especificamente no que diz respeito sobre o instrumento em si. Pois bem, diante das várias dúvidas que tenho, gostaria de exôr mais uma.

QUAL A PRINCIPAL VANTAGEM DE SE FAZER UM VIOLÃO COM UM LUTHIER?

SERIA A ESCOLHA DA MADEIRA DE BOA QUALIDADE?

OU SERIA A PERFEIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO INTRUMENTO? - COLAGEM DO BRAÇO, COLOCAÇÃO DOS TRASTES, etc.

OU AINDA A POSSIBILIDADE DE CRIAR UM VIOLÃO COM AS MEDIDAS DO BRAÇO, OU COISAS DESSE TIPO DE FORMA ESPECÍFICA, SEGUNDO O MEU GOSTO?

Essa dúvida me surgiu devido a perceber que existem luthiers que usam madeiras que não são consideradas as melhores para a sonoridade do instrumento. Com tais madeiras eles criam violões mais simples, e consequentemente são mais baratos.

Por exemplo, veja o modelo do link:

http://www.saviocoutoluthier.com/pop/po ... ao-TOP.htm

Segue abaixo as descrições do mesmo:

Linha Pop Line
São instrumentos voltados para iniciantes, de baixo custo e com madeiras nacionais.

Configuração básica:

Lateral e fundo Mogno ou amarelo vinhático
Tampo Abeto europeu
Braço Mogno
Cavalete Jacarandá
Escala Jacarandá
Estrutura interna Cedro rosa
Tarraxa Dolphin
Não acompanha Estojo.

Esse violão possui boas madeiras? Caso a resposta seja não, o que compensa comprá-lo?

Obs.: Sei que todas as minhas perguntas acima são desejáveis na construção de um violão. Resumindo, violão bom é só madeira? A madeira é tudo, ou pode ter madeira mais simples e ser bom baseado nos outros requisitos apresentados nas perguntas?

Felipe Gomes
Recife - Brasil

fgs

Mensagem por fgs » Sex 24 Ago 2007, 11:42

DETALHE:

Entrei em contato com o luthier criador do violão citado acima, e o seu preço é R$ 1.600.00. Tempo estimado para entrega 8 meses. Forma de pagamento 30% de entrada, o resto pode ser dado quando o instrumento tiver pronto.

O que acham???

Felipe Gomes
Recife - Brasil

valdir aparecido de olive

Mensagem por valdir aparecido de olive » Sex 24 Ago 2007, 13:11

Fgs.
O material é de longe o melhor o que garante melhor som e durabilidade muito maior. A possibilidade de adaptar o instrumento à sua morfologia também é uma supervantagem.
Valdir

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 24 Ago 2007, 16:40

Do violão citado, o que não é top é a madeira das laterais e fundo, e as tarrachas.
Nas laterais e fundo, usa-se Jacarandá como top, mas aí o violão fica bem mais caro. Então normalmente as versões "economicas" dos luthiers usam madeiras alternativas. Das alternativas, a que acho melhor é a Macacauba, usada inicialmente pelo Francisco Munhoz, mas que depois outros luthiers passaram a usar. Porém para a sua opção "economica", o Mogno pode funcionar. Tem mesmo é que testar e ouvir...
Para o tampo eu prefiro o Abeto Alemão. Provavelmente o Abeto Europeu aí colocado deve ser este.

As vantagens de um luthier são muitas, quando o luthier é bom e faz o serviço bem feito. Isso ocorre porque não é possível produzir um bom instrumento em esquema de "linha de montagem". Tem muitos detalhes que exigem um trabalho manual rigoroso e cuidados.
O mais importante é o trabalho sobre o tampo. Um bom luthier vai lixar com cuidado, igualando a densidade da madeira em todos os pontos, para buscar a máxima sonoridade. Num violão de fábrica, a madeira é cortada numa espessura padrão, o que não é bom.
Outro ponto sáo os vernizes e o tratamento da madeira. Em fábrica, isso tbém é feito meio às pressas e sem muito rigor. Um luthier faz com muito mais cuidado, com controle de umidade, temperatura, sem pressa, com vernizes especiais muitas vezes não utilizados no violão de fábrica.
Além disso, um bom luthier tbém costuma manter em estoque madeiras mais bem cuidadas, com um "pré-envelhecimento" que melhora bastante a sonoridade. Mas eu diria que, pelo preço, este violão que vc cita não deve usar madeiras antigas. Pois isso tbém é um ponto que encarece bastante o instrumento.
Enfim, de tudo isso, o que vale é o resultado final.
O ideal é vc ir até este luthier e testar um violão dele. Aí vc vai ver se realmente é melhor que um violão de fábrica.

sds

mariocosta

Mensagem por mariocosta » Sex 24 Ago 2007, 21:09

Ola

Gostaria apenas de lembrar que dentro de uma mesma série de madeiras sugeridas pelo Sor existe uma enorme variedade de qualidade. Portanto, o abeto alemao, assim como cedro, etc...têm peculiaridades inerentes à própria madeira que causam toda a diferença - existem abetos bons e abetos ruins!! além do tipo de corte, idade, etc, que são fatores extrinsecos...

abraços

fgs

Mensagem por fgs » Seg 27 Ago 2007, 13:05

Obrigado pela aula pessoal, sempre aprendendo mais com todos vocês!!!

Felipe Gomes
Recife - Brasil

paulo celso de magalhaes

luthier

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Seg 27 Ago 2007, 15:42

eu comprei recentemente num violao top line do Jó nunes de jacarandá (po e q jacaranda naum sei adonde ele arrumou mas é todo desenhado muitho loko) e tampo de pinho sueco(lindo), o violao esta muito novo, mas fiquei muito bem impressionado, achei lindo o timbre principalmente para um violão novo, ótima afinação e quanto mais volume melhor a reposta em sonoridade tanto nos graves como nos agudos alguem ja tocou num violão dele e qual a avaliação????? ele tem tambem usado bambu eu li que o timbre fica mais doce, gostaria de tocar em um desses o jo é autodidata mas seus trabalhos estao cada vez melhores, ainda estou me adptando mas é muiot macio os ligados saem fáceis, estou apaixonado espero que saia um longo casamento!!!!

Léo Beschizza

A principal vantagem de se fazer um violão com Luthier

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 04 Jun 2008, 03:06

Além dos aspectos citados acima como a escolha das madeiras mais nobres, e o talendo artezanal de um Luthier, o que talvez seja o mais interessante é a exclusividade de se ter um violão de qualidade e único, pois um violão será sempre diferente de um outro, mesmo sendo feito pelo mesmo luthier e com as mesmas madeiras.
Um abraço a todos.

Mário Sérgio

Re: qual a principal vantagem de se fazer um violão com um luthi

Mensagem por Mário Sérgio » Sex 06 Jun 2008, 18:38

A diferença entre um violão fabricado em série e um de luthier e gritante. Além das madeiras utilizadas, você tem uma construção, muitas das vezes, personalizada. Priviliegiando a pegada do violonista etc. Muitas das vezes, antes mesmo de se iniciar a construção o luthier e o violonista conversam horas a procura da medida certa para a mão esquerdo do músico, e outras coisas mais.

Esse tipo de construção em violão de fábrica é praticamente inexistente.

Tenho um violão de fábrica,bom violão por sinal, e encomendei um violão de luthier (com madeiras nobres), com as minhas características, pegada, etc.

Abraços Mário Sérgio

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 16 Jun 2008, 02:19

Olá Mário Sérgio
É isso mesmo o grande detalhe é a personalização de seu próprio violão. Só quem tem um especial pode afirmar com exatidão.
Um abraço a todos.

To Sousa

Mensagem por To Sousa » Seg 16 Jun 2008, 12:16

Olá, cumprimentos. Algué me sabe indicar uma boa técnica de colocação das cordas de maneira a elas não desafinarem e ficarem bem colocadas?
Saudações Cordiais

Mário Sérgio

Mensagem por Mário Sérgio » Seg 16 Jun 2008, 13:06

Olá To Sousa, se não me engano isso já foi objeto em outros tópicos, faça uma busca que provavelmente você vai encontrar uma boa resposta. Porém se não encontrar, abra outro tópico com seu questionamento para facilitar as respostas.

Mário Sérgio

To Sousa

Mensagem por To Sousa » Ter 17 Jun 2008, 12:14

Obrigado Mario Sergio pela dica.

ravi.landim

Mensagem por ravi.landim » Sex 20 Jun 2008, 10:47

Vale muitoa pena fazer um violão com luthier. É muito mais interessante estudar com um violão feito para você.
Construí o meu com o sérgio barbosa. Ele úsa bons materiais por um preço razoável!

flaviomedina

Mensagem por flaviomedina » Sex 20 Jun 2008, 14:44

Aumentando a discussão, eu sempre tive vontade de saber se, ao encomendar um violão a um luthier, as medidas do cliente, como altura e comprimento dos braços, são levadas em consideração para a construção do violão.. Isso é relevante?

Flavio