Marcação na escala

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
renan

Re: Marcação na escala

Mensagem por renan » Ter 13 Nov 2007, 06:34

Quando eu mandei trocar a trasteira do meu violão eu pedi para não fazer marcação nenhuma. Como a marcação da madeira antiga já estava praticamente apagada eu não sentir dificuldade em me adaptar a tocar sem marcação, as vezes eu errava da 5ª casa em diante, mas hj eu dificilmente erro.

Meus amigos geralmente erram quando vão tocar no meu violão pq estão acustumados a tocar com marcação. Então eu digo que é melhor não usar marcação, até pq como fisse o Sor, não é dificil de se acostumar.

Já tocar sem olhar para o braço leva mais tempo, tem que ter muita intimidade com o instrumento para tocar sem olhar para o braço dele.

sergio almeida

Mensagem por sergio almeida » Dom 24 Fev 2008, 15:20

Acredito que se tocamos apenas com um violão sem marcação, podemos nos acostumar, porém se tocamos outro com marcação, fica praticamente impossível não errar ao tocar o sem marcação, é o hábito, toco algumas peças sem olhar para o braço, já outras não consigo, assim acredito que ao olharmos para o braço e não enxergarmos a marcação, automaticamente o hábito do reflexo nos tira a atenção e erramos a execusão!

mauricio

Mensagem por mauricio » Dom 24 Fev 2008, 16:53

Acho que nao vale a pena colocar marcacao se nao tiver... Alias, se nao tiver, é um ótimo incentivo pra comecar a olhar menos para o braço do violao, o que acaba ajudando a ler partituras mais rapidamente, como colocaram em outros topicos do forum. Na maioria das vezes o maior obstaculo pra deixar de olhar o braco é falta de confiança mesmo... Por achar que não vai acertar, a pessoa vacila e acaba tocando errado.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 20 Mai 2008, 19:56

Se no violão já é difícil tocar com a marcação dos trates, imaginem aqueles instrumentos que não o possuem como o Violoncelo, a Viola e o Violino ?
Então não se preocupem com a marcação, isso é só uma questão de memorização de todo o braço.
É difícil, leva tempo, mas chega-se lá com a dedicação constante.
Um abraço a todos.

ricardocop

Mensagem por ricardocop » Qua 21 Mai 2008, 17:09

Atualmente tenho utilizado marcação somente na 5ª e 9ª casa, daqui a alguns meses pretendo retirar mais uma marcação, e daqui a alguns anos acho que conseguirei tocar sem marcação nenhuma. Não é tão difícil quanto se parece no início.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qui 22 Mai 2008, 03:42

Olá Ricardo.
Valeu, siga em frente, acho até que não demorará tanto tempo assim para você se abdicar das marcações.
É realmente uma questão de dedicação, e o contínuo aprimoramento, até memorizar todas as casas do braço.
Um abraço a todos.

Moisés Figueiredo

Mensagem por Moisés Figueiredo » Dom 05 Out 2008, 01:43

Se vc levar o violão em qualquer luthier ele faz um pequeno furo na parte de cima do braço e põe a marcação na casa q vc quiser; é coisa de cinco minutos, fiz isso no meu nas casas 5, 9 e 12..ficou otimo....

Meu violão tem a marcação na décima casa ao invés de ter na mona. O local desta marcação fica a critério do fabricande, do músico ou não faz diferença?

Mafaldaguitarra

Mensagem por Mafaldaguitarra » Dom 05 Out 2008, 10:39

Eu uso uma marcaçao na setima casa e coloquei c um corrector de caneta,podendo ser usado tb um pequeno autocolante... 8)

lucianoilha

Mensagem por lucianoilha » Ter 14 Out 2008, 15:12

A idéia de usar adesivos me parece boa. Mas se tiver um violão de luthier e realmente quiser fazer uma marcação definitiva, o ideal é levar o instrumento para o luthier que o construiu para que ele mesmo faça essa pequena alteração, conforme o gosto pessoal manifestado pelo cliente.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 19 Out 2008, 00:00

Olá Lúcio
Seja benvindo ao nosso Fórum. A idéia do adesivo é a melhor que temos realmente, quanto à questão de fazer a marcação em um violão artesanal, tenho observado que a grande maioria dos Luthiers não a faz, e isso me leva a concluir que essas marcações na escala, desvaloriza o instrumento, portanto sugiro a todos que não façam essa marcação física no violão, é uma adulteração de uma arte assinada, não é mesmo ?
Um abraço a todos.