Marchetaria no Violão

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
villa-cubensis

Marchetaria no Violão

Mensagem por villa-cubensis » Seg 20 Ago 2007, 18:50

E aí pessoal, tudo certo?? Tou abrindo este tópico, pois tenho muita vontade de fazer um símbolo marchetado (não sei se o termo está correto) na mão do meu violão, entre as duas tarrachas. Como não conheço muita coisa sobre o assunto, e também acho que isso renderia um ótimo debate, posto esse tópico sobre essa linda arte com madeira.

Abraços!!

Amadan

Mensagem por Amadan » Sáb 25 Ago 2007, 02:20

Também desconheço essa arte, só mesmo o produto final.
Já vi trabalhos lindíssimos. Aqui em Portugal, alguns Luthiers, para violões e guitarras portuguesas mais caras, fazem esse trabalho com parte das incrustações em madrepérola (não sei se usam este nome aí no Brasil). É um trabalho de precisão que me confunde um pouco.

villa-cubensis

Mensagem por villa-cubensis » Sáb 25 Ago 2007, 15:55

Eu já vi alguns trabalhos, maravilhosos em caixas, quadros etc, mas no violão, só a roseta mesmo. Não conheço nada, não sei qual o processo, e não sei se de repente, isso poderia afetar a sonoridade do meu violão de alguma forma. Acredito que não pois o símbolo que eu quero fazer é na cabeça do violão. Mas de qualquer forma preciso estudar melhor o assunto. Obrigado pelo comentário!!

Grande abraço!!

joão carlos oliveira

Re: Marchetaria no Violão

Mensagem por joão carlos oliveira » Sex 16 Mai 2008, 16:25

tem curso de marchetaria gratuito na net pesquise sobre a ong oela.
digite esta palavra no google,e na pagina achara o curso.
espero ter ajudado. Abraços.

Peri Valencio

Re: Marchetaria no Violão

Mensagem por Peri Valencio » Qui 19 Jun 2008, 13:44

Ola amigos,sou novo por aki , mais ja maravilhado com as coisas que aprendi nesse Forun. Tenho o prazer de crescer dentro da Lutheria de meu pai, e vendo muito trabalhos em madeira desde muito jovem. Recomendo para quem gostaria de comecar a fazer trabalhos de marchetaria, madeiras leves e macias e com contraste de cores, e para aprendizado recomendo este link http://tutomania.com.br/Manual/aprenda-marchetaria , muito bom {YOUTUBE} http://www.youtube.com/watch?v=wDcVxKXl ... re=related, e muito outros videos relacionados. Agora o trabalho da "boca" do violao eh de Rosetta uma outra tecnica maravilhosa que pode incluir a marchetaria tambem. Abracos aa todos Peri Valencio