Quem faz o melhor violão do Brasil hoje!!!!!!

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
César Jeansen

Quem faz o melhor violão do Brasil hoje!!!!!!

Mensagem por César Jeansen » Ter 14 Ago 2007, 13:04

Olha aí gente mais experimentada com os violões dos nossos melhores luthiers, quero lhes perguntar aqui quem faz o mlehor violão do Brasil hoje? Está divulgada uma lista com excelentes luthiers, mas dentre estes quem são os mais recomendados?

rodrigouchima

Mensagem por rodrigouchima » Ter 14 Ago 2007, 17:36

Depende muito....

no Brasil sem sombra de dúvidas o Sergio Abreu, mas depende se o violão cai bem na sua mão... o abreu é um violão meio pesado pra ~m esquerda...

temos tb o Claudio Arone, Samuel Carvalho, Roberto Gomes...

destes tres o Claudio Arone, é um violão de construção mais tradicional
o SAmuel tem uma construção mais moderna
o Roberto Gomes, os melhores violões são os mais antigos, hoje em dia ñ sei como anda a produção dele

ahhh já ia esquecendo o Jorge Rafael tb um super violão, contrução moderna tb, os Irmãos Assad estão usando o violão dele agora, a fila de espera é de + ou - 2 anos

mas como disse vai depender do violão cair bem na sua mão

abraços

valdir aparecido de olive

Mensagem por valdir aparecido de olive » Ter 14 Ago 2007, 18:26

Cesar, esta é uma questão sobre a qual nunca vai haver unanimidade. O Sérgio Abreu é uma referência mas não se pode dizer que seja melhor ou pior que os demais. Aliás, não se pode afirmar isso em relação a nenhum luthier. A questão é de preferência. Veja que mesmo entre os luthiers internacionais não há unanimidade a respeito. Muitos se colocarão a favor do Hauser, outros do Fleta e por aí vai. Ademais, não creio seja muito ético dizer que tal luthier seja melhor que aquele. A importância da escolha deste ou daquele é um assunto só para quem já domina muito bem o instrumento e está a procura de um tipo específico de som. Eu, por exemplo, encomendei um violão do Samuel de Carvalho, mas como ainda sou um estudante e, portanto a minha preocupação de momento é tocar 'certinho', não tem muito sentido me perder em questões como equilíbrio, variação timbrística etc. O que interessa é somente uma boa projeção sonora, afinação e tocabilidade (que facilite a execução das peças). Isso, qualquer bom luthier tira de letra.
Valdir

rodrigouchima

Mensagem por rodrigouchima » Ter 14 Ago 2007, 21:19

só me explicando melhor

ñ quiz dizer q este ou aquele é melhor.... fiz somente uma colocação pessoal... e coloquei o nome dos luthieres em destaque no brasil, esqueci do Tessarin q tb é ótimo...

mas sem sombra de dúvida o Sergio Abreu ainda é QUASE que a preferencia nacional....

mas pra falar a verdade só testando pra tirar as próprias conclusões

abraços

César Jeansen

valeu pelas dicas!!!!!!!!

Mensagem por César Jeansen » Qua 15 Ago 2007, 12:23

Obrigado Valdir e Rodrigo pelas dicas!!! Estou precisando de um bom violão! E saber quem faz o melhor é importante para mim, sim! Obrigado mesmo!
Abraços !!!!!!

valdir aparecido de olive

Mensagem por valdir aparecido de olive » Qua 15 Ago 2007, 13:52

Sem problema 'Rodrgiouchima'. Na verdade foi uma puta coincidência. Eu escrevi o post depois do seu mas não o havia lido ainda. De qualquer forma concordo contigo quanto ao Abreu.
Valdir

rodrigouchima

Mensagem por rodrigouchima » Qua 15 Ago 2007, 14:19

Ñ esquenta Valdir....

bem... agora o bom ou melhor... é muito relativo... depende de uma série de variantes... como q nível de estudo vc está,,, vc já sabe bem o q vc quer com relação ao som???? o violão, sobretudo com o tampo de pinho, ele amadurece o som de acordo com o toque do violonista... se vc ñ tiver um som amadurecido e pegar um Sergio Abreu... vc vai acabar com o som do violão, e vice e versa o cara q tem um som amadurecido, pode fazer um violão inferior, soar muito bem.... vai depender mesmo....

mais uma vez.... só testando

abraços

Gelao

Mensagem por Gelao » Qui 16 Ago 2007, 13:41

Companheiros,
Acho bastante difícil (se a meu cargo) apontar o melhor luthier da atualidade.
É como definir qual, no mundo, o melhor carro, a mulher mais bonita, a mais bela paisagem...
Possuímos hoje excelentes luthiers. Desde os (re)conhecidos até os desconhecidos da maioria.
Admiro muito o trabalho do violonista e luthier Jorge Raphael, de Viçosa/MG.
Me cala fundo a visão ecologicamente correta do Roberto Gomes e seu violão Spiritus XXI, com um volume e projeção simplesmente fantásticos.
Gosto muito da soma de bons adjetivos que se encontra nos Lineu Bravo.
Fico sem fôlego ante a beleza dos Novaes.
Reverencio um luthier pouco conhecido e que realiza um trabalho esplêndido: o Luciano Queiroz. Produz excelentes violões e cavaquinhos, e as melhores violas caipiras que conheço, com um conjunto bem perto da perfeição.
Possuir um instrumento produzido por estes artesãos é mais que prazer. É uma honra! 8)
Abraços,
Gelão
Editado pela última vez por Gelao em Sáb 29 Mar 2008, 13:39, em um total de 2 vezes.

Amadan

Mensagem por Amadan » Qui 16 Ago 2007, 14:31

Valeu Gelão
Certamente que muitos destes nomes serão conhecidos de muitos aqui no forum, mas eu não conhecia nenhum deles e como eu deverá haver outros.
Por isso mesmo obrigado

mgouvea

Mensagem por mgouvea » Seg 03 Set 2007, 14:34

Ei porque ninguém se lembra do F. Munhoz?. Todos que tocam no meu Munhoz admiram!

Léo Beschizza

Luthiers

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 04 Set 2007, 13:52

Pois é mgouvea, estão esquecendo do F. Munhoz.
Tenho um Violão de 7 cordas do Munhoz que é uma perfeição.
E conheço mais uma dezena de violões dele que são ótimos.
Você mesmo tem um não é mesmo ?

mgouvea

Re: Luthiers

Mensagem por mgouvea » Ter 04 Set 2007, 14:30

Léo Beschizza escreveu:Pois é mgouvea, estão esquecendo do F. Munhoz.
Tenho um Violão de 7 cordas do Munhoz que é uma perfeição.
E conheço mais uma dezena de violões dele que são ótimos.
Você mesmo tem um não é mesmo ?
Sim, e está à venda porque estou encomendando um M7. Vc é de Uberaba né, q privilégio. Um Abraço!

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 04 Set 2007, 15:51

Pois é Márcio, realmente é um privilégio ter acesso aos Mestres Francisco e Miguel Munhoz aqui em Uberaba.
Quem precisar de algum contato com eles é só me contatar.
Como já disse o meu violão foi "criado" por eles no ano de 2006 é um M 3 de 7 cordas, com o braço solto do tampo.
Ainda não sei inserir fotos neste forum, mas quando aprender vou mostrás-la a todos os nossos companheiros para que possam ver a perfeição do instrumento.
Abraços a todos.

mgouvea

Mensagem por mgouvea » Ter 04 Set 2007, 20:31

Léo Beschizza escreveu:Pois é Márcio, realmente é um privilégio ter acesso aos Mestres Francisco e Miguel Munhoz aqui em Uberaba.
Quem precisar de algum contato com eles é só me contatar.
Como já disse o meu violão foi "criado" por eles no ano de 2006 é um M 3 de 7 cordas, com o braço solto do tampo.
Ainda não sei inserir fotos neste forum, mas quando aprender vou mostrás-la a todos os nossos companheiros para que possam ver a perfeição do instrumento.
Abraços a todos.
É só vc adicionar anexo abaixo do editor do teu texto, (Adicionar um Anexo) mas não pode ser muito grande o arquivo.

Jacó Freire

Mensagem por Jacó Freire » Sex 14 Set 2007, 03:41

Tenho um Rogério dos Santos. Qual a opnião que vocês tem a respeito dele?...