Violões feitos " -em série" - qual o menos pior?

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
Cajunho

Re: Violões feitos " -em série" - qual o menos pior?

Mensagem por Cajunho » Qua 11 Jun 2008, 17:15

Olá
Respondendo à pergunta do fórum, eu recomendaria um violão da DiGiorgio, com o som e o preço agradáveis ao comprador.
Achei porém interessante que se mencionou em alguns posts a falta de controle de qualidade dos violões industriais, que levaria a uma sonoridade pior. Mas eu fico imaginando se a maioria desses luthiers realmente fazem algum controle de qualidade ou se a dita sonoridade superior não é puramente devida ao uso de madeiras melhores (pouco passíveis de utilização na indústria) ou da boa fama que a classe tem...

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Sáb 14 Jun 2008, 03:47

Violões feito em série costumam sofrer alterações quando o tempo está de chuva.Podem conferir o que estou dizendo.
Pode ser que exista alguma exceção... Até breve.
Abraços.

Léo Beschizza

Violões feitos " -em série" - qual o menos pior?

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 15 Jun 2008, 04:52

Olá JbcPoeta
Alterações com a umidade qualquer violão sofrerá, tanto os de série como os de luthier.
Há que se tomar cuidado com os violões para que não fiquem expostos à umidade excessiva e também quanto ao calor excessivo, por exemplo deixá-los expostos ao sol, é um sério risco ao violão.
Um abraço a todos.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Seg 16 Jun 2008, 01:27

Oi Léu, obrigado pela sua atenção.
Fiz um recital em outubro do ano passado, ao ar livre. Fazia muito calor e eu demorei para acertar a afinação. Acredito que seja pela dilatação das cordas devido ao calor. Será que existe cordas que suportam bem à alteração do calor?
Um abraço.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 16 Jun 2008, 01:49

Olá JbcPoeta.
Não saberia afirmar que tenha sido dilatação das cordas pelo calor, mas com certeza o calor excessivo prejudica as madeiras do violão e isso pode dificultar a afinação.
Não gosto de tocar ao ar livre, além de se perder a qualidade do som tem esse problema de umidade, calor, afinação ruim, e mesmo com captadores no violão não fica legal não.
Um abraço a todos.

flaviomedina

Mensagem por flaviomedina » Qui 26 Jun 2008, 15:03

Eu penso que pouquíssimas pessoas têm a possibilidade de comprar um violão de Luthier, quando está começando a estudar o instrumento. Uma alternativa seria a orientação, por um músico, no momento da compra. Compara o som dos modelos pretendidos é fundamental. Vale a pena lembrar que o início dos estudos desestimula muita gente, principalmente pelo cansaço dos dedos da mão esquerda: se essa pessoa adquiriu um violão de Luthier, a frustração é maior ainda...

Samuel Alvarenga

Mensagem por Samuel Alvarenga » Qua 02 Jul 2008, 02:24

O menos pior!...srsrsr
Acho que os violões que são produzidos em série com certeza não tem, e nem podem ter uma qualidade comparada a um violão de luthier, mas todo instrumentista tem que começar de algum ponto, então...o que tem que ser feito é tocar em varias marcas e modelos diferentes e ver qual que mais se adapta com a necessidade do instrumentista e claro, a realidade do bolso.
Acho que os violões yamaha hoje com o dolar não tão alto, talvez seja uma boa pedida.

Abraços!!!!!!!

R.M.Aguiar

Mensagem por R.M.Aguiar » Qua 02 Jul 2008, 04:33

Francamente qualquer violão em série até uns R$ 700,00 não tem muita diferença. Para o principiante que vai comprar o seu 1º violão aconcelho pedir a algem que já toque (pode ser um aluno com mais de 18 meses de estudo clássico) para ajuda-lo na hora da compra. Pode ser que um violão de R$ 300,00 seja melhor que um de R$ 700,00 , por exemplo. Somente tocando para "sentir" o violão. Violões em série do mesmo modelo, aparentemente iguais, têm sonoridade, leveza e maciez totalmente diferentes.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qui 03 Jul 2008, 04:12

Olá Aguiar.
Isso mesmo, é possível um iniciante achar um violão com uma qualidade regular por um preço inferior aos R$ 700,00 citado, já toquei em alguns assim.
Mas tem muito lixo no mercado, principalmente os importados, que acham que o Brasil é um país subdesenvolvido e sem capacidade de produzir violões de qualidade. Na verdade mesmo a Di Giorgio e a Giannini, as 2 melhores fábricas brasileiras, têm violões muito superiores a várias marcas que chegam no mercado com muita propaganda enganosa.
Crafter, Tagima, Condor, etc... já experimentei alguns e nunca consegui achar um com alguma qualidade, tudo porcaria.
E olha que tem mais um monte de marcas que não me lembro agora, mas não servem nem prá acender churrasqueira.
Portanto aos iniciantes que vão comprar seu primeiro violão, não levem gato por lebre.
Um abraço a todos.

R.M.Aguiar

Mensagem por R.M.Aguiar » Qui 03 Jul 2008, 20:54

Saudações Léo,
Entendi perfeitamente o que você quiz dizer com "violões que não servem nem para acender churrasqueira". Porém, gostaria de levantar uma questão (de cunho social) sobre violões em série. Normalmente o povo na periferia das grandes cidades do Brasil é pobre e carente de cultura. Imagine um aluno de 15 anos de idade que nem sabe a sequência das 7 notas musicais, chegando para sua 1ª aula com um violão "Tonante com cordas de aço", cujo pai ganha R$ 415,00 por mês. Metade dos meus alunos aqui no suburbio do RJ chega nesta situação. O cara já tem o violão (ruim) e quer aprender a tocar. Não posso falar na 1ª aula que aquele violão não serve nem para acender churrasqueira senão posso estar perdendo um futuro aluno talentoso. O indivíduo tem que começar com qualquer violão para depois tomar gosto e consciência da arte do violão erudito. Aos poucos vou incutindo conceitos e, no momento oportuno, ajudo o aluno a procurar um bom violão usado, fabricado de preferência antes de 1990 (depois dos MADE IN CHINA os nossos também cairam de qualidade), e das marcas DiGiorgio ou Giannini. Em 1998 um amigo comprou, pelos clássificados de um jornal, um violão concertista DoSouto, ano 1982 a R$ 500,00. Este violão hoje custa uns R$ 5000,00. Depois disso copiei a idéia. Já consegui DiGiorgio Autor 3 a R$ 150,00. Este é o meu conselho para os iniciantes: procure um bom violão usado com calma. Acabarão achando. Tem gente que tem uma joia de violão em casa e vende por qualquer preço por vários motivos.Espero ter ajudado. Obrigado.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Sex 04 Jul 2008, 14:45

Oi, R.M.Aguiar
Gostei do que você disse. Eu também sou professor e nunca menospresei os violões dos meus alunos. Dou a êles os mesmos conselhos que você. Violão de luthier hoje em dia não é coisa pra pobre, não! Precisamos reconhecer a realidade do nosso País, não é mesmo?
abraço

alberto rodolfo

Mensagem por alberto rodolfo » Sex 25 Jul 2008, 20:26

Alguém poderia me informar qual o preço médio de um violão feito por um luthier?

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 28 Jul 2008, 02:54

Olá a todos.
Não posso polemisar com o Aguiar porque ele está coberto de razão no aspecto da educação musical das pessoas mais carentes da sociedade, mas não foi à essa classe que eu me referia quando afirmei "para acender churrasqueira", mas sim aos músicos já qualificados e que queiram um violão com uma melhor sonoridade. Não vou tirar a razão social pedagógica dos colegas que ensinam aos garotos desprovidos de uma melhor condição financeira, nesse aspecto realmente exagerei.
Ao Alberto o valor vai variar em função de cada Luthier, alguns que estão começando agora praticam preços até convidativos para conseguirem um mercado, em torno de R$ 1.500,00, mas cuidado para não comprar gato por lebre. Agora tem Luthiers mais renomados que conforme as madeiras utilizadas podem cobrar até R$ 10.000,00 num instrumento top de linha.
Mas issso tudo vai depender da sua exigência quanto a qualidade, aconselho a você pesquisar bastante antes de comprar um violão, pois esse investimento é significativo e definitivo.
Um abraço a todos.