Violões feitos " -em série" - qual o menos pior?

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
FernandoSor

Re: Violões feitos " -em série" - qual o menos pior?

Mensagem por FernandoSor » Qui 06 Dez 2007, 13:10

Como a maioria, também comecei com um violão simples, um Gianini.
Realmente muitos não sabem se realmente querem ser "concertistas" e precisam começar com um investimento pequeno.

Bem, no caso dos violões de fábrica, conforme já falei em outros tópicos por aí, não dá para recomendar exatamente um modelo. Os violões de baixo custo variam muito entre si, mesmo considerando violões do mesmo modelo e mesmo fabricante.
Verifique se o som é razoável, veja se está bom para tocar, se as cordas não estão muito afastadas do braço, se trasteja na hora de tocar, se o braço está bem reto, se mantém uma afinação razoável mesmo nas casas mais agudas etc. É importante até saber se alguns destes itens está ruim permanentemente, ou se é apenas questão de ajuste que um luthier pode corrigir em poucos minutos.
Portanto o ideal é ir em várias lojas e testar vários instrumentos pessoalmente, de preferência com a ajuda de um amigo mais experiente ou do seu professor. Seja Gianini, Di Giorgio, Eagle, Yamaha ou qualquer outro, tem que testar.

Idalmar

Mensagem por Idalmar » Qui 20 Dez 2007, 13:16

Curto e grosso: Gianniani na construção e acabamento.
Di Giorgio na sonoridade, mas em um ano troquei 2 violões novos(garantia) mod. 38e porque rachou e vi um mod. author3 na loja rachado na cx. ressonância. Alô, Di Giorgio, cuidado no controle de qualidade!

Léo Beschizza

Violões feitos " -em série" - qual o melhor ?

Mensagem por Léo Beschizza » Qui 20 Dez 2007, 23:12

Olá Idalmar
Corre-se esse risco quando se compra um violão em uma loja especializada, pois fica exposto sem cuidados com a temperatura, umidade, e até quedas eventuais que podem ocorrer. A sua experiência com essas trocas reflete bem o tão importante é a escolha, principalmente observando as dicas de Fernando Sor acima.
E mesmo depois de estar em casa com o violão, tem uma série de cuidados que tem que ser cumprido à risca pois o violão é um instrumento muito delicado, e se vacilar, uma queda pode comprometer toda a estrutura interna dele, além também de não deixar todo mundo tocar nele, pois niguém o trata bem se não for o seu dono.
Já dizia o velho ditado "Violão não se empresta a ninguém".
Um abraço a todos.
Editado pela última vez por Léo Beschizza em Seg 31 Dez 2007, 19:29, em um total de 1 vez.

ulissesazevedo

Mensagem por ulissesazevedo » Seg 31 Dez 2007, 01:56

tenho visto se falar muito sobre violão em série ou de luthier, mas penso que, se investir em um violão de estudo fabricado por um luthier vale mais do que comprar um em série de alto nível!

Waldircdesa

Mensagem por Waldircdesa » Seg 31 Dez 2007, 11:58

Tenho um violão Del Vecchio modelo Savio ano 1977 . É muito bom, não troco por nada.

dairesroberto

Mensagem por dairesroberto » Dom 06 Jan 2008, 17:03

Muita gente recomenda o Di Giorio Author 3. Mas mesmo assim precisa ser escolhido por algum amigo seu que entenda ou algum professor.

silvatavaresthiago

Mensagem por silvatavaresthiago » Qui 24 Jan 2008, 05:57

É como alguns já disseram, esse violões feitos em série tem uma perda
de qualidade. Se for comprar um violão que seja fabricado em série, experimente muitos modelos até
achar um bom pra você. Eu tenho um di giorgio clássico 38E e acho um violão com qualidade quando
comparado com outros violões populares. Gosto muito da "pegada" dele.

iamah

Mensagem por iamah » Qua 06 Fev 2008, 16:44

tenho um Takamine Jasmine perfeito, nunca teve nada, som maravilhoso

Bia

Mensagem por Bia » Qua 13 Fev 2008, 13:11

Deco escreveu:Eu tenho um Di giorgio Autor 3 e estou satisfeito, acho que depende muito do que cada um deseja - eu por exemplo sou professor de Matemática e adoro estudar música erudita "Estudar" para esse proposito acredito que alguns violões feito em série serve muito bem.
Deco,
Eu também tenho um DiGiorgio Author 3 (ano 1978). Está super novo e tem um som maravilhoso!
Não o trocaria por nenhum outro de fabricação em série. Posso até comprar outro, mas não ficaria sem ele.

sergio almeida

Mensagem por sergio almeida » Qui 21 Fev 2008, 11:41

Mesmo pra quem está começando, é necessário um bom instrumento, e dizer que um violão de compensado é razoável, "tá de brincadeira"....precisa no mínimo ter o tampo maciço!

Bia

Mensagem por Bia » Qui 21 Fev 2008, 12:43

O Author 3 da DiGiorio tem o tampo maciço.

Bia

Mensagem por Bia » Qui 21 Fev 2008, 12:44

Corrigindo: o Author 3 da DI GIORGIO tem o tampo maciço!

sergio almeida

Mensagem por sergio almeida » Dom 24 Fev 2008, 13:01

Cada uma das três mais conhecidas fabricas de violões do Brasil, a contar a Gianinni, Di Giorgio e Dell Vecchio, possuem violões com tampo e até corpo inteiro maciço, acrescente a lista a fabrica Rozzini.Porém alguns não são mais produzidos em série, só por encomenda, no caso "salvo erro" o Autor 3 não é mais produzido em série.
Apesar de interessantes a minha opinião é a mesma do tópico:São apenas menos piores!!!

Bia

Mensagem por Bia » Dom 24 Fev 2008, 14:09

Óbvio, sergio almeida, não era essa a pergunta do tópico? Óbvio também que ninguém preferiria um violão em série a um fabricado por um luthier.

sergio almeida

Mensagem por sergio almeida » Sáb 01 Mar 2008, 00:47

Então será óbvio dizer que não possuem um "som maravilhoso" também, ce3rto Bia....