CORDAS DE GUITARRA - MANUTENÇÃO

António Ferreira

CORDAS DE GUITARRA - MANUTENÇÃO

Mensagem por António Ferreira » Qui 05 Jun 2008, 17:49

Gostaria de saber que cuidados deve ser tomadas para manter em casa conjuntos de cordas, nas embalagens originais, por períodos longos, na ordem de meses.
Obrigado pela informação.
António Ferreira

Léo Beschizza

Re: CORDAS DE GUITARRA - MANUTENÇÃO

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 16 Jun 2008, 00:38

Olá Antonio
Como o nosso Fórum tem a participação de brasileiros e de portugueses, fica sempre a dúvida quando se coloca a palavra guitarra, pois no Brasil guitarra é normalmente elétrica ou semi-acústica, mas em Portugal guitarra é o que nós aqui no Brasil chamamos de violão.
Então você é português ou brasileiro ? Se for brasileiro, as cordas de sua guitarra serão de aço, então elas devem estar acondicionadas em embalagens apropriadas, longe de qualquer fonte de umidade para não oxidarem. Quanto ao tempo de durabilidade, será proporcional ao modo de você guardá-las e o fabricante das cordas deverá citar na embalagem a vida útil de seus produtos.
Se você for português suas cordas provavelmente serão de nylon, e os procedimentos serão identicos aos citados acima, mas com certeza durarão bem mais que as cordas de aço.
Um abraço a todos.

António Ferreira

Mensagem por António Ferreira » Qua 30 Jul 2008, 21:18

Olá Léo
Eu de facto sou português (daí o "c" antes do "t") e a minha guitarra é clássica e não a guitarra portuguesa, pelo que as minhas cordas são de nylon. Isto é só um esclarecimento sobre as dúvidas que pôs, pois a resposta que me enviou é abrangente.
Obrigado
António Ferreira

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 03 Ago 2008, 03:32

Olá Antonio.
As cordas de nylon de boa qualidade vem acondicionadas em uma embalagem de plástico que evitam a umidade, portanto elas podem durar um período bem grande. O importante é deixá-las guardadas sem romper o lacre da embalagem.
Um abraço a todos.