Cordas de aço para o clássico

pf.cunha

Mensagem por pf.cunha » Sex 30 Mai 2008, 19:09

Srs. Boa tarde

Sou novo por aqui e gostaria de saber dos mais experientes se é possível se utilizar de um violão com cordas de aço para a execução do clássico/erudito sem que isto implique em perda da qualidade. Existem Luthier que que trabalham na confecção deste tipo de instrumento ?

Léo Beschizza

Re: Cordas de aço para o clássico

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 31 Mai 2008, 04:19

Olá PFCunha.
Seja bem vindo ao nosso Fórum.
Dilermando Reis, Segóvia e muitos outros violonistas tocavam com cordas de aço. Na época que eles aprenderam a tocar existiam só as cordas de tripa, e depois as cordas de aço e ainda não existiam as de nylon. Só quando estavam mais velhos é que surgiram as cordas de nylon.
Não é impossível tocar clássico com essas cordas, mas que as cordas de nylon são mais convenientes não resta a menor dúvida, além do que a suavidade do som é muito mais perceptível com as cordas de nylon.
Qualquer Luthier pode fabricar um violão para utilizar cordas de aço, mas acho que eles não te recomendarão isso, vai estragar o timbre característico do violão. Mas se você gosta de aço, sem problemas.
Um abraço a todos.

FernandoSor

Re: Cordas de aço para o clássico

Mensagem por FernandoSor » Ter 10 Jun 2008, 12:48

Acho que serve para algumas peças, mas vai comprometer o repertório e muitos efeitos, especialmente em peças modernas, são comprometidos. Por exemplo, algumas valsas, como em serenatas e estilo Dilermando Reis, o aço tem um certo charme. Mas acho que a diferença de sonoridade entre primas e baixos é muito grande e os baixos são muito ruins no aço, por isso penso que tocar uma fuga de Bach, por exemplo, com uma articulação de vozes legal deve ser muito difícil.

O Segóvia, que eu saiba, nunca usou aço. Ele usava cordas de tripa e depois passou para o nylon. O aço era mais comum em violonistas sul-americanos, como o Barrios, porque creio que a umidade daqui dava muita dor de cabeça para quem usava cordas de tripa...

À exceção de algumas experimentações com músicas específicas, desconheço algum violonista clássico que use cordas de aço hoje em dia.
Se vc pesquisar no fórum, já houve uma discussão longa de nylon vs aço.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 15 Jun 2008, 04:45

Olá Fernando Sor
Eu particularmente não gosto das cordas de aço, apesar de às vezes utilizá-las quando toco a viola caipira . Mas no violão nem pensar, não acho conveniente.
Tem alguns músicos que utilizam as cordas de aço como o Duo Ofel, o Gereissati e alguns outros que fazem essa opção. Eles conseguem um timbre diferente, mas não atendem muito ao meu gosto.
Um abraço a todos.