Trocando as cordas

To Sousa

Re: Trocando as cordas

Mensagem por To Sousa » Qua 02 Jul 2008, 12:02

Olá Mozart, experimenta com as voltas no carrilhão para ver se fica melhor, no entanto para a próxima que mudar de cordas, dentro de duas semanas, o meu amigo vai-me ensinar a tecnica toda e aki a mencionarei.
Saudações Guitarrísticas

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qui 03 Jul 2008, 01:59

Olá Souza
Essa questão de prender a extremidade da corda embaixo do laço da corda seguinte no cavalete não auxilia em nada a afinação das cordas. A dilatação das cordas continua acontecendo da mesma forma no longo trecho entre o cavalete e o capatrasto (são 65 cm), e essa dilatação se dá nos dias seguintes da troca das mesmas.
Essa forma de se colocar as cordas é simplesmente estética, e se for bem colocada ficará bonito mesmo.
Um abraço a todos.

fernandolink

Mensagem por fernandolink » Ter 08 Jul 2008, 20:44

Pessoal, existe algum tipo de óleo que possa colocar nas tarraxas pois as do meu violão estão bem pesadas e não são de má qualidade, acredito que algum óleo poderia ajudar, mas tenho receio de colocar e estragar algo.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 09 Jul 2008, 02:43

Olá Fernando
Não há mal algum em utilizar óleo específico para engrenagens nas tarraxas, é só tomar cuidado para não exagerar e ficar escorrendo o excesso pelo braço do violão. É conveniente utilizar um papel toalha para ir absorvendo esse excesso.
Eu por exempo, sem querer fazer propaganda da marca, uso Óleo mineral Singer, que é um lubrificante multiuso.
Um abraço a todos.

fernandolink

Mensagem por fernandolink » Qui 10 Jul 2008, 01:11

Olá Léo Beschizza,
Vou adquirir o óleo é utilizá-lo sem medo de ser feliz. Muito obrigado.
Léo Beschizza escreveu:Olá Fernando
Não há mal algum em utilizar óleo específico para engrenagens nas tarraxas, é só tomar cuidado para não exagerar e ficar escorrendo o excesso pelo braço do violão. É conveniente utilizar um papel toalha para ir absorvendo esse excesso.
Eu por exempo, sem querer fazer propaganda da marca, uso Óleo mineral Singer, que é um lubrificante multiuso.
Um abraço a todos.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 12 Jul 2008, 02:10

Olá Fernando
Valeu é só experimentar e verá que as tarraxas ficarão mais fáceis de se rotacionar. Mas verifique também se elas estão com algum problema mecânico, ou seja se suas engrenagens estão perfeitas, senão o óleo não vai ajudar em nada.
Um abraço a todos.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Sáb 12 Jul 2008, 03:39

Olá, pessoal
Vou passar aos senhores a minha técnica: após colocar as cordas, afino pelo diapasão, é claro... depois de afinadas todas as cordas, eu faço o contrario: desafino todas dando uma puxada forte em cada uma, como se eu estivesse armando um arpão. E, vou repetindo este procedimento quantas vezes forem necessárias até que a finação se estabilize por completo. Afino os vilões dos meus alunos dessa forma. Saõ violões feitos em série, suportam bem esse modo de afinar. Em violões de luthier eu não arriscaria essa fórmula, pois poderá causar algum desequíbrio no todo. Um luthier poderia explicar melhor se causa ou não, algum tipo de dano ao instrumento. É preciso que as coisas fiquem bem claras para não causar maus entendidos. Afino os violões dos alunos e já vou avisando: pode ser que quando vocês chegarem em suas casas, o violão não estará tão afinado, assim. Mas tudo é relativo: os violões, as cordas,o tempo e outras coisas. Vamos pesquizando, trocando idéias, aprendendo para a felicidade do bem comum.
sejam felizes!