Trocando as cordas

pedro cas samir

Trocando as cordas

Mensagem por pedro cas samir » Qui 01 Mai 2008, 02:44

Hj eu troquei as cordas do meu violão pela primeira vez... Demorei + ou - 1 hora e 20, sofri pra caramba e fiquei com o dedão doendo...
Eu vi na internet como trocar as cordas e deu certo apriore. Mas qndo a corda começava a esticar, ficou mtuuu difícil d continuar esticando a corda. Já estava presa direitinho, soh faltando afinar. Mas na hora de afinar eh q a corda ficou mtu + dura... Tive que me contorcer pra rodar aquele ferrinho (n lembro o nome xD)
É normal a corda ficar dura pra esticar na primeira vez ou há algo de errado?

Cajunho

Re: Trocando as cordas

Mensagem por Cajunho » Qui 29 Mai 2008, 21:07

Olá
Que eu saiba, não era para ser tão difícil torcer a tarracha. Será que as tarrachas do seu violão não estão um pouco enferrujadas? As do meu um tempo ficaram meio duras, mas melhoraram com um pouco de óleo lubrificante.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 31 Mai 2008, 03:46

Olá Pedro.
Existem alguns aspectos que você deve levar em conta, como disse acima o Cajunho talvez as tarrachas de seu violão não estejam em perfeito estado, ou também as cordas que você esteja usando não tenham uma qualidade razoável.
Você também não diz se são de nylon ou de aço, suponho que sejam de nylon. Outro detalhe é você observar se está afinando de acordo como o diapasão, pode ser que você tenha ultrapassado o tom, e aí a corda realmente estará muito tensionada, ficará difícil girar as tarrachas, e poderá até arrebentar as cordas. Como você percebeu são vários detalhes que podem estar ocorrendo.
Um abraço a todos.

Peri Valencio

Mensagem por Peri Valencio » Dom 01 Jun 2008, 00:11

Ola amigo, alem de tudo que foi citado acima estar de acordo, tome cuidado para nao colocar corda demais nas tarraxas, "mascando" a corda entre o enrolador e a madeira.Abracos Peri Valencio vale a pena tb ver este blog simples mais ajuda {BLOG} http://albertoellobo.blogspot.com/2007/ ... rreto.html

valdir aparecido de olive

Mensagem por valdir aparecido de olive » Seg 09 Jun 2008, 21:30

Também existem enroladores de cordas que você conecta na tarraxa, tornando a tarefa bem mais fácil.
Valdir

Léo Beschizza

Trocando as cordas

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 15 Jun 2008, 04:24

Olá Valdir.
Já vi esses "enroladores de cordas" que apesar de parecerem úteis confesso que eu nunca usei. Não vejo muita necessidade de utilizá-los pois não tenho dificuldades de trocar as cordas de meus violões pois eles têm tarraxas de boa qualidade. Em poucos minutos consigo trocar todas as cordas.
Um abraço a todos.

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Dom 15 Jun 2008, 04:51

Olá!
As dicas que deram são muito boas. Só complementando, a tensão da corda pode haver influenciado. Se tu compraste cordas de tensão alta, elas serão mesmo muito apertadas. Gosto mais da tensão média.

OBS.: Pessoal, movi este tópico para a parte de cordas (página principal ou índice do fórum >> luthiers >> cordas) porque parece o local mais apropiado para esta discussão.

Até!

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 16 Jun 2008, 00:26

Olá Mozart
Realmente tem alguns tópicos que o pessoal posta em locais diversos, é importante esse trabalho de organização dos moderadores para deixar o fórum bem esquematizado. Parabéns pela forma que vocês organizam os tópicos, porque facilita para os participantes procurarem os assuntos que interessam.
Um abraço a todos.

To Sousa

Mensagem por To Sousa » Seg 16 Jun 2008, 13:11

Olá BBoa Gente, eu já troco de cordas há alguns anos, no entanto se alguém me puder uma dica de alguma tecnica para as colocar de modo a elas n desafinarem muito agradecido.
Saudações Guitarristicas

Léo Beschizza

Trocando as cordas

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 17 Jun 2008, 01:58

Olá Souza.
Para que as cordas não desafinem com frequência é necessário ter boas taraxas e utilizar cordas de boa qualidade.
Não existe nenhum segredo.
Um abraço a todos.

To Sousa

Mensagem por To Sousa » Qua 18 Jun 2008, 11:49

Boas Léo Bechizza, obrigada pela resposta. O que eu pretendo é pouco depois de trocar as coradas poder tocar sem elas desafinarem muito. Um amigo faz o seguinte, no cavalete ao por as cordas vai metendo a ponta entre a corda seguinte e no carrilhão dá de duas voltas a quatro. Experimentei e de facto pode-se tocar praticamente logo sem grande desafinação.
Abraço

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Qua 18 Jun 2008, 18:50

To Sousa escreveu:Boas Léo Bechizza, obrigada pela resposta. O que eu pretendo é pouco depois de trocar as coradas poder tocar sem elas desafinarem muito. Um amigo faz o seguinte, no cavalete ao por as cordas vai metendo a ponta entre a corda seguinte e no carrilhão dá de duas voltas a quatro. Experimentei e de facto pode-se tocar praticamente logo sem grande desafinação.
Abraço
Como é que é isso aí? Acho que valia a pena você explicar melhor, que parece bastante útil!

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 21 Jun 2008, 20:37

Olá Souza
As cordas novas tem uma dilatação normal quando tensionadas pela primeira vez, é normal nos 2 ou 3 dias após a troca, que elas se dilatem e provoquem a desafinação.
Mas eu não acredito que exista alguma mágica na forma de se colocar a cordas prá que elas não se desafinem, mas como pediu o Cajunho, nos explique melhor como é essa forma, para podermos entender melhor, ok ?
Um abraço a todos.

To Sousa

Mensagem por To Sousa » Sex 27 Jun 2008, 12:01

Olá, de facto elas desafinam sempre, mas menos se colocadas com uma boa técnica. Vou tentar explicar melhor, mas por escrito é complicado. Portanto e por exemplo, ao colocar a sexta corda "MI"no cavalete deixa-se uma ponta que enfia dentro da corda seguinte que neste caso será a Lá e assim sucessivamente, só a última é que não encaixa dento de nenhuma pork n tem. no carrilhão dá-se duas ou três voltas na corda, como normalmente. É bom até para evitar ruídos das pontas das cordas na caixa.
Saudações Guitarrísticas

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Ter 01 Jul 2008, 13:04

Léo Beschizza escreveu:Olá Mozart
Realmente tem alguns tópicos que o pessoal posta em locais diversos, é importante esse trabalho de organização dos moderadores para deixar o fórum bem esquematizado. Parabéns pela forma que vocês organizam os tópicos, porque facilita para os participantes procurarem os assuntos que interessam.
Um abraço a todos.
Obrigado, Léo! Esse é o nosso trabalho.
To Sousa escreveu:Olá, de facto elas desafinam sempre, mas menos se colocadas com uma boa técnica. Vou tentar explicar melhor, mas por escrito é complicado. Portanto e por exemplo, ao colocar a sexta corda "MI"no cavalete deixa-se uma ponta que enfia dentro da corda seguinte que neste caso será a Lá e assim sucessivamente, só a última é que não encaixa dento de nenhuma pork n tem. no carrilhão dá-se duas ou três voltas na corda, como normalmente. É bom até para evitar ruídos das pontas das cordas na caixa.
Saudações Guitarrísticas
Olá, To Souza!
Compreendo... Também dou o nó do cavalete que tu disseste. Só não dou as voltas no carrilhão.
Obrigado pela dica!