questão de Hábito

FernandoSor

Re: questão de Hábito

Mensagem por FernandoSor » Dom 23 Mar 2008, 22:57

Olha, Eduardo, tbém respeito suas colocações, que são sempre muito bem fundamentadas. Acho que discutir ter algumas idéias conflitantes é perfeitamente normal e saudável. Pra isso que serve um fórum, não é mesmo?

Sobre esta questão das unhas, acho que no fundo não pensamos muito diferente. O problema é que ficamos conjecturando através de texto, de gravações, que são muito imprecisos e não representam bem a realidade. É difícil descrever como alguém toca, é difícil descrever o som, os vídeos não permitem uma visualização muito boa e a qualidade de som do youtube é péssima. Além disso, ao vivo é muito diferente de uma gravação. Se tudo isso fosse discutido ao vivo, com um violão em mãos, seria outra coisa. Isso apenas reforça a importancia de um professor, e porque é tão mais difícil aprender sozinho.

Sobre o Starobin, gostaria de entender como tocar somente com polpa tendo um pouco de unha. No polegar consigo fazer isso, e uso bastante, mas nos demais dedos, acho praticamente impossivel tirar um bom som somente com polpa sem relar na unha, caso ela seja minimamente comprida como aparece nos videos do Starobin. E por mais curta que seja a unha, quando ela é usada, a diferença sonora é grande. Não preciso nem ver para dizer se o toque é com ou sem unha. Da' para ouvir a diferença. E nestes video que indiquei, mesmo com a ma' qualidade, da' para ouvir nitidamente que o toque é com unha. Importante notar que quando digo com unha, não quero dizer unha pura, apenas digo que certamente não é "polpa pura".

um grande abraço.