NOTAS PEQUENAS

Fagner Silveira
Mensagens: 20
Registrado em: Qua 02 Jan 2008, 14:53

NOTAS PEQUENAS

Mensagem por Fagner Silveira » Sáb 26 Jan 2008, 14:45

EM ALGUMAS MÚSICAS, NO DECORRER DA PARTITURA, APARECEM UMAS NOTINHAS ESCRITAS PEQUENINHAS, ALGUÉM PODE ME DIZER O QUE SÃO?

EduardoBernini
Mensagens: 49
Registrado em: Seg 28 Jan 2008, 16:45
Localização: Ouro Preto - MG

Re: NOTAS PEQUENAS

Mensagem por EduardoBernini » Ter 29 Jan 2008, 13:07

Olá Fagner!

Estas notas pequeninas (grafadas em tamanho ou tipo menor que as outras notas) são chamadas de "ORNAMENTOS" - são notas acessórias que se agregam a uma nota da melodia ou do acompanhamento, para embelezar ou enriquecer a idéia principal. A nota a que se agrega o ornamento se chama NOTA REAL.

Estes ornamentos merecem um estudo especial, uma vez que são bem estabelecidos estilisticamente em determinados períodos estético-históricos. Vou citar uma passagem do livro "COMPÊNDIO DE TEORIA ELEMENTAR DA MÚSICA" do Compositor e Professor Osvaldo Lacerda (Membro da Academia Brasileira de Música) - Editora Ricordi Brasileira, qualquer edição:

Os ornamentos eram muito numerosos na música dos séculos XVII e XVIII, principalmente na música escrita para cravo. Uma vez que este instrumento não dispõe de recursos para prolongar o som (como faz o pedal direito, no piano), procurava-se prolongar algumas notas reais por meio de ornamentos. Estes eram de diversos tipos e as regras para executá-los eram complicadas, variando segundo a época e o compositor.

A música contemporânea emprega poucos ornamentos e, quando o faz, prefere dar-lhes uma notação mais precisa, em vez de representá-los por notas do tipo pequeno ou por sinais.

Existem vários tipos de ornamentos - explicá-los detalhadamente aqui seria por demais teórico, já que o ideal é demonstrar um por um, tanto no papel quanto na execução ao vivo:

Appogiatura (longa ou breve, superior ou inferior) - os termos técnicos sempre serão em italiano: appogiatura significa "nota de apoio" ou "de apoiadura";

Mordente (superior ou inferior, simples ou duplo) - já é, na verdade, um pequeno grupo de notas ornamentais;

Trinado (é o ornamento mais óbvio);

Grupetto (é a execução consecutiva da nota real com as duas vizinhas, a superior e a inferior) - existem portanto dois tipos de grupetto, o que começa com a nota superior à real e o que começa com a nota inferior à real;

Glissando (é o deslizar rápido e contínuo de uma nota para outra) - dá-se o nome de "notas glissandas" a um glissando de poucas notas, geralmente de 2 a 4;

Portando é o deslizar rápido e discreto de uma nota para outra (quando se trata de música vocal, preferimos chamar de "portamento");

Floreio é um grupo de notas intercaladas entre duas reais;

Harpejo é a execução rápida e sucessiva das notas de um acorde. Peças do período renascentista, quando executadas ao violão (imitando o alaúde, o cravo e outros instrumentos de época) devem sempre ser executadas com este ornamento; em peças contemporâneas, os acordes são executados "a seco", ou seja, com os dedos puxando simultaneamente as notas.

Uma vez que o violão, o alaúde e demais instrumentos de cordas dedilhadas, assim como o cravo, não sustentam notas longas (como o arco de um violino, que pode sustentar indefinidamente a duração de uma nota), desenvolveu-se o estilo ornamentado, para embelezar e tornar interessante as melodias.

Um detalhe importante é que a duração das notas de um ornamento não são computadas na soma dos valores dentro de um compasso. Por exemplo, um compasso 3 por 4 poderá ter três semínimas e uma delas poderá ter como ornamento um grupetto de quatro fusas, mas estas quatro fusas (embora devam ser executadas dentro da duração do compasso) não contam como excedendo a soma das três semínimas...

Fagner Silveira
Mensagens: 20
Registrado em: Qua 02 Jan 2008, 14:53

Re: NOTAS PEQUENAS

Mensagem por Fagner Silveira » Ter 29 Jan 2008, 13:32

Muito obrigado sr. Eduardo!
acabou tirando-me várias dúvidas de uma só. um abraço!

EduardoBernini
Mensagens: 49
Registrado em: Seg 28 Jan 2008, 16:45
Localização: Ouro Preto - MG

Re: NOTAS PEQUENAS

Mensagem por EduardoBernini » Ter 29 Jan 2008, 15:09

Olá Fagner!

Fico feliz em poder ajudar!

Um abração! :D

Bia
Mensagens: 48
Registrado em: Qui 26 Abr 2007, 15:53
Localização: Brasília, Brasil

Re: NOTAS PEQUENAS

Mensagem por Bia » Qua 13 Fev 2008, 11:08

Obrigada, Fagner, pela pergunta e obrigada, Eduardo, pela resposta!
Que aula!!!
Cada dia amo mais este fórum!
Abraços a todos,
Bia