unhas da mão direita

Cristiano de Amaral

unhas da mão direita

Mensagem por Cristiano de Amaral » Qui 13 Dez 2007, 14:09

A algum tempo atrás encontrei neste forum o desenho de uma mão direita, com o tamanho de unhas ideal, mas não estou conseguindo encontrá-lo novamente. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

kidtm

Re: unhas da mão direita

Mensagem por kidtm » Qui 03 Jan 2008, 04:32

Pelo amor de Deus!!!
Esse é um grande dilema!!!

Tentei experimentar e deixei as unhas crescerem... mas chegou a um ponto que me atrapalhavam ... aí cortei toda ela e...

ENTREI EM PANICO... POIS NÃO CONSEGUI TOCAR NADA SEM UNHA!!

Quando alguém responder este tópico me avisem!

Kiko Luz

Mensagem por Kiko Luz » Qua 09 Jan 2008, 01:30

Acho que não existe um tamanho 'ideal' das unhas.. O ideal é que, no toque, se tenha uma junção da unha com a carne do dedo, produzindo um som mais 'cheio' e volumoso. Com o tempo cada um acaba encontrando o tamanho ideal - para si mesmo - da unha.

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Dom 13 Jan 2008, 19:42

É interessante, este sempre foi um problema para mim: detesto usar unhas compridas. O que procuro fazer é usar somente os três dedos da mão direira com o mínimo necessário ou melhor, com o máximo suportável, o que para mim é em torno de 1,5 a 2 mm quando olho as unhas pela palma da mão.

Gabriel

Mensagem por Gabriel » Qua 16 Jan 2008, 23:06

cristina_salomao escreveu:É interessante, este sempre foi um problema para mim: detesto usar unhas compridas. O que procuro fazer é usar somente os três dedos da mão direira com o mínimo necessário ou melhor, com o máximo suportável, o que para mim é em torno de 1,5 a 2 mm quando olho as unhas pela palma da mão.

É verdade.

E nao se resume somente a gente olhar....

Outras pessoas tambem se assustam e sempre tem-se que dar explicacoes.

Fazer o quê. Pela arte vale a pena !!!

Marcelo Martinho

Mensagem por Marcelo Martinho » Sáb 26 Jan 2008, 11:47

Meu professor tem cerca de 2 cm!

Eu tenho comigo o seguinte conceito, o tamanho ideal de unha para mim é aquele que eu toco melhor, quando começa a crescer demais eu vou lixando até chegar ao ponto certo.

Logo quando eu comecei eu me incomodava com o peso da unha na mão vcs acreditam?!
Hoje não vivo sem ela.
Minhas unhas são cerca 3m acima da polpa do dedo.

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Qui 14 Fev 2008, 19:59

Não sei se estou exagerando mas ultimamente ando tentando ser bastante racional a respeito de tudo, inclusive ao violão. E tive uma idéia nova a respeito do assunto tão discutido que é o tamanho e a forma das unhas da mão direita: verifiquei que na hora de lixar as unhas, não basta olhá-las de frente para ver se estão uniformes e simétricas. Comecei a olhá-las "por cima e por trás" , com a mão já na posiçao de ferir as cordas. Tive uma surpresa ao ver que no momento de se fazer a posição de toque, cada dedo tem uma pequena inclinação diferente do outro e isto requer mudanças na forma da unha para que, já na posição de tocar, elas possam ferir as cordas de forma simétrica.
A desvantagem é que isso agrava o problema das unhas grandes serem feias: elas ficam grandes e também tortas.:(
Será que estou sendo muito preocupada com detalhes ou o que eu disse tem fundamento?

Sidnei Bach

Mensagem por Sidnei Bach » Sex 15 Fev 2008, 14:38

Tem um método para violão, se não me engano é do Tarrega, que tem uma boa explicação sobre esse assunto inclusive com desenhos ilustrativos.
Também notei que alguns violonistas clássicos usam um tipo de feltro polidor para polir as pontas das unhas durante os intervalos nas apresentações. Más penso eu que as cordas também são de vital importancia, pois cordas de má qualidade atrapalham e muito o tocar.

Espero que tenha ajudado.

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Dom 17 Fev 2008, 11:02

Sim, eu até já comprei em uma loja para artigos de beleza :) um polidor de unhas interessante, de quatro granulações, terminando com um tipo de borracha para dar brilho, mas concordo com você sobre a importância das cordas. Além disso, claro, é preciso tocar bem antes de tudo, não é? Só por curiosidade, que cordas você indicaria?

NadoSerafim

Mensagem por NadoSerafim » Ter 19 Fev 2008, 15:46

O lance tambem está no possicionamento, pois mesmo com cordas boas e uma técnica razoavel, se a mão não estiver num angulo legal as unhas ficarão tortas e a possibilidade de quebralas aumenta.

edmarlomba

Mensagem por edmarlomba » Dom 24 Fev 2008, 20:32

O tamanho da unha depende mais propriamente do gosto de quem toca. Por exemplo ,Paulinho Nogueira tocava muito bem sem unhas compridas.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 25 Fev 2008, 19:43

É difícil explicar por escrito, e é difícil dar uma "receita de bolo" precisa. O tamanho e formato vão variar de acordo com sua postura, posição da mão direita, tensão das cordas usadas, tipo de unha etc. Tem gente que tem unha curvada (em forma de garra), tem gente onda a unha é mais reta, tem unha curva pra um lado ou pro outro. Enfim, o mais importante é pesquisar. Deixe crescer, use grande, pequena etc. Experimente inúmeras combinações até encontrar a sua. Obviamente que com ajuda de um professor seria mais fácil, pois ele já vai saber os formatos que não vão funcionar...

Tem um livro do Turíbio onde ele fala das unhas, no segundo livro do Henrique Pinto ele tbém cita. Mas todos são superficiais. Tem uma video-aula do Belinatti onde ele tbém dá dicas. O ideal é buscar um professor.

datan gaio

Mensagem por datan gaio » Qua 27 Fev 2008, 15:00

essa qestão das unhas é um dos grandes mistérios do universo..kkkk
nunca se chegará a um consenso...o lance é vc descobrir qual o tamanho de unha q proporciona a sonoridade desejada...

josé janderson

Mensagem por josé janderson » Qui 28 Fev 2008, 03:41

[vc tem que detrminr um tamnho que lhe seja mais confortavel e mantelo nao deixando nem ficar mais grande nem mais curto é so determinar o tamanho e ficar serrando !!!!!!!!! espero que tenha ajudado!!!

mauricio

Mensagem por mauricio » Qui 28 Fev 2008, 11:38

Vi um método ontem que sugeria que as unhas fossem deixadas em um tamanho que fosse suficiente para, aproximando o dedo num angulo de 90 graus da corda, a unha e o dedo tocassem a corda ao mesmo tempo... é mais ou menos como eu deixava, já que assim nao fica grande a ponto de atrapalhar e vc ainda usa a unha para tocar. Além disso, uma coisa que eu achei curiosa eh que o jeito que eu cortava (acompanhando o formato do dedo) eh considerado por esse autor como errado... Ele recomenda cortar meio que na diagonal, formando uma "rampa" na qual a unha desliza ao tocarmos :-)

[]s
Mauricio