Maior volume de som,depende da altura e corda mais pesada?

lfbxavier

Maior volume de som,depende da altura e corda mais pesada?

Mensagem por lfbxavier » Qua 12 Set 2007, 16:53

Independente do timbre do violão, e das madeiras usadas nele, o volume seria aumentado com a altura do rastilho e o uso de corda de nylon mais pesada?

Amadan

Mensagem por Amadan » Qua 12 Set 2007, 22:24

O principal factor para o volume de som é o volume da caixa de ressonância. Mas como não existe uma perfeição no mundo físico, o volume da caixa de ressonância está directamente ligado às frequências usadas.
Volume grande - > Frequências baixas (Contrabaixo)
Volume pequeno - > Frequências altas (Violino)

Mas para volumes de caixa iguais, outros factores entram na fórmula. Um deles é a tensão das cordas. Cordas mais pesadas necessitam de maior tensão para chegar à afinação de diapasão.
Sendo mais pesadas (maior massa), necessitam de mais tempo até chegarem ao estado de repouso, o que favorece a sustentação do som, mas por outro lado precisam de maior potência para entrarem em vibração. Como a potência (ler-se trabalho) é fornecido pelo violonista, este precisa de usar bastante força para tirar partido do maior volume que as cordas pesadas podem produzir, o que torna a execução mais cansativa.
Quanto à altura do rastilho na influência do volume de som, talvez um Luthier possa responder a isso.
Teoricamente, quando mais alto for o rastilho maior dissipassão de vibrações vindas das cordas haverá, o que em princípio desfavorece o volume de som.

Um abraço

lfbxavier

Mensagem por lfbxavier » Qua 12 Set 2007, 22:34

Muito obrigado pela sua explicação, entendi tudo relacionado as cordas, na influência do volume do som. Acho que no meu caso, não valeria á pena usar um encordoamento mais pesado par ganhar um pouco mais de volume, que na verdade pode ser pequena a diferença. Além do mais já vi neste fórum, que cordas de nylon de tensão pesada podem empenar o braço do violão, principalmente aqueles sem tensores.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 14 Set 2007, 13:51

lfbxavier escreveu:Muito obrigado pela sua explicação, entendi tudo relacionado as cordas, na influência do volume do som. Acho que no meu caso, não valeria á pena usar um encordoamento mais pesado par ganhar um pouco mais de volume, que na verdade pode ser pequena a diferença. Além do mais já vi neste fórum, que cordas de nylon de tensão pesada podem empenar o braço do violão, principalmente aqueles sem tensores.
Hoje em dia, a maioria dos violonistas eruditos só usa corda de tensão alta ou extra-alta e até cordas de carbono para ter maior volume.
Na prática, corda de tensão mais alta facilita para a mão direita, e consegue-se mais volume com o mesmo esforço se fosse corda de tensão mais baixa. Porém a tensão alta dificulta para a mão esquerda, nos vibratos, ligados etc.
Corda de tensão alta não deve causar nenhum problema ao violão, mesmo sem tensor, pois como eu falei, praticamente todos os violonistas hoje em dia usam cordas de tensão alta e o violão é construido para suportar esta tensão. Meu luthier inclusive recomenda usar tensão alta, porque o violão foi projetado para esta tensão. O problema de empenar ocorre ao colocar cordas de aço. Estas realmente possuem uma tensão extremamente alta e requerem um tensor ou braço bastante forte e rígido.

Somente falar tensão alta, extra-alta, média etc. tbém tem que ser visto com cuidado, pois isto pode variar dependendo da marca das cordas. Tem marca que a tensão normal é maior que a tensão alta de outros fabricantes, alguns possuem tensão extra-alta mais baixa que a tensão alta de outros etc. O ideal mesmo é testar várias cordas, tensões, modelos, fabricantes e ver qual se adapta melhor ao seu violão e ao seu estilo ou gosto pessoal.

sds

lfbxavier

Mensagem por lfbxavier » Dom 16 Set 2007, 15:37

Interessante essa sua explicação sobre tensão das cordas, acho que para mim que tenho pouco tempo de violão, a corda com tensão média que é a que uso, seria a ideal, pois como voce mencionou, facilita no uso da mão esquerda.
Grato.