as musicas do TÁRREGA devem ser executadas sem unhas ou com

Allan K.

Re: as musicas do TÁRREGA devem ser executadas sem unhas ou com

Mensagem por Allan K. » Dom 02 Mar 2008, 04:12

FernandoSor escreveu:No mais, claro que dá para tocar RDLA sem unhas. Mas é óbvio que o toque com unhas dá maior variedade de timbres e maior projeção para quem dá concertos sem microfone...
Allan K. escreveu:Não vamos distorcer os fatos. Tarrega tocava sem unha, pq ele acha q daquela forma era melhor, devido ao som, e outros aspectos.
Que eu saiba, na verdade o Tarrega foi tocar sem unhas por problema de saúde (tinha um problema nas unhas). Depois quem acabou defendendo o não uso das unhas...
É, infelizmente não sei se Tarrega tinha um problema de saude ou não! hehe

datan gaio

Mensagem por datan gaio » Sex 14 Mar 2008, 13:53

Mas voltando a questão central, o q ficou bem nítido nas resposta de todos é q, na prática, pouco importa se vc tem unhas grandes ou não.

rockdare

Mensagem por rockdare » Seg 17 Mar 2008, 12:20

Sei q a velocidade não é o mais importante na musica, mas ela não fica comprometida sem as unhas????

datan gaio

Mensagem por datan gaio » Seg 17 Mar 2008, 13:10

rockdare escreveu:Sei q a velocidade não é o mais importante na musica, mas ela não fica comprometida sem as unhas????
suponho q não, amigo. se vc treinar exaustivamenete a tecnica da mão direita sem unhas, a velocidade deve ser a msm de açguem q treine tanto qt vc com unhas....mas conclamo os mais experientes e competentes do q eu q estão neste forum a responder a sua duvida com mais satisfatoiredade!!
abraços!!!

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 17 Mar 2008, 20:55

Fica um pouco mais fácil tocar mais rápido com unhas que sem elas. Mas isso não quer dizer que alguém que toque sem unhas não consiga atingir a velocidade necessária que a música requer. Só tem que treinar um pouco mais...
Conheci um médico que não podia ter unhas compridas por causa de sua especialização, ele fazia o tremolo muito bem sem unhas. E olha que nem era violonista profissional. Mas ele teria unhas compridas se pudesse...

datan gaio

Mensagem por datan gaio » Seg 17 Mar 2008, 21:26

nossa.....q saco deve ser.....mas eu imagino q o ataque sem unhas seja mais pobre do que com unhas.....eu particularmente acho melhor com unhas

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Sex 21 Mar 2008, 23:15

FernandoSor escreveu:Fica um pouco mais fácil tocar mais rápido com unhas que sem elas. Mas isso não quer dizer que alguém que toque sem unhas não consiga atingir a velocidade necessária que a música requer. Só tem que treinar um pouco mais...
Conheci um médico que não podia ter unhas compridas por causa de sua especialização, ele fazia o tremolo muito bem sem unhas. E olha que nem era violonista profissional. Mas ele teria unhas compridas se pudesse...
Estou vendo que vou ter que treinar mais do que a maior parte do pessoal(já que a maioria toca c/ unhas).
E comemoração: Não sou o único a tocar sem unhas!

Uma pergunta a quem toca com unhas:
Qual é a vantagem em se tocar com unhas?(pode parecer sarcástico, mas não é essa minha intenção).

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sáb 22 Mar 2008, 01:03

Ja comentei algumas vantagens. Alem de facilitar na questao de agilidade, permite mais volume, limpeza e projecao do som. Lembre-se que o violonista erudito treina para tocar sem amplificacao...

A melhor forma de descobrir e' deixar crescer suas unhas e testar vc mesmo. Quem faz isso nao volta atras. Mas a orientacao de um professor e' importante, pois nao e' tao facil achar o melhor formato de unha, a melhor forma de ataque etc. Bom, ate' sem unhas e' melhor ter a orientacao de um professor...

Amauri Andrade Franco

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Sáb 22 Mar 2008, 04:23

Eu entendo que as unhas são importantes como uma forma de dar mais firmeza ao toque dos dedos. Por isso sou a favor da Escola do Abel Carlevaro, ou seja, com a borda das unhas acompanhando a forma da ponta dos dedos. O importante é que a interpretação tenha um som que agrade o ouvinte. De nada adianta procurar ser autêntico, diferente, ou fiel a certas particularidades da música se não consegue passar nada a quem está apreciando a obra e o seu trabalho.

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Dom 23 Mar 2008, 03:52

FernandoSor escreveu:Ja comentei algumas vantagens. Alem de facilitar na questao de agilidade, permite mais volume, limpeza e projecao do som. Lembre-se que o violonista erudito treina para tocar sem amplificacao...

A melhor forma de descobrir e' deixar crescer suas unhas e testar vc mesmo. Quem faz isso nao volta atras. Mas a orientacao de um professor e' importante, pois nao e' tao facil achar o melhor formato de unha, a melhor forma de ataque etc. Bom, ate' sem unhas e' melhor ter a orientacao de um professor...
Olá, FenandoSor!
Realmente, como li a bastante tempo as postagens anteriores, não me lembrava mais que o pessoal já comentou sobre as vantagens de usar unhas. Meu problema é conseguir deixar as unhas crescer e mantê-las grandes. Infelizmente, não consigo abandonar o vício de roer unhas e não tenho paciência para esperá-las crescer.
Ter um professor também não é fácil pra mim, já que não disponho de recursos financeiros pra pagar um.

Amauri Andrade Franco escreveu:Eu entendo que as unhas são importantes como uma forma de dar mais firmeza ao toque dos dedos. Por isso sou a favor da Escola do Abel Carlevaro, ou seja, com a borda das unhas acompanhando a forma da ponta dos dedos. O importante é que a interpretação tenha um som que agrade o ouvinte. De nada adianta procurar ser autêntico, diferente, ou fiel a certas particularidades da música se não consegue passar nada a quem está apreciando a obra e o seu trabalho.
Olá, Amauri.
Sem dúvida nenhuma, a ausência de unhas ou não influência em muito a interpretação, mas ascredito que seja possível executar bem uma peça com ou sem unhas.

Allan K.

Mensagem por Allan K. » Sex 04 Abr 2008, 20:34

Como Mozart escreveu, interpretar uma musica com ou sem unha não interfere em nada. Não vamos discutir interpretação porq é outro porém!
Mas se vc acha q deve tocar com unhas, ótimo, vc verá q terá bons resultados e uma gama maior de posibilidades.
Mas se vc é contra o uso de unhas, então basta corta-las e fazer essa experiencia!

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Dom 06 Abr 2008, 02:18

Allan K. escreveu:Como Mozart escreveu, interpretar uma musica com ou sem unha não interfere em nada. Não vamos discutir interpretação porq é outro porém!
Mas se vc acha q deve tocar com unhas, ótimo, vc verá q terá bons resultados e uma gama maior de posibilidades.
Mas se vc é contra o uso de unhas, então basta corta-las e fazer essa experiencia!
Olá, Allan!
Na verdade, eu estava querendo dizer que haveria influência na interpretação dependendo da escolha quanto usar unhas ou não. :D Mas, como já disseste muito bem, isto já é assunto para outro tópico. :wink:

josé janderson

Mensagem por josé janderson » Sáb 26 Abr 2008, 21:37

CARA NUM EXISTE ISSO DE UM TIPO DE UNHA P UM TIPO DE MUSICA MAIS SIM UM TAMENHO DE UNHA QUE TIRE A SONORIDADE Q VC QUER E VC TOQUE QUALQUER TIPO DE MUSICA !!!
SE NAO QUANDO EU FOSSE TOCAR POR EXENPLO UM XORINHO EU IRIA CORTAR A UNHA :lol:

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Sex 02 Mai 2008, 00:21

josé janderson escreveu:CARA NUM EXISTE ISSO DE UM TIPO DE UNHA P UM TIPO DE MUSICA MAIS SIM UM TAMENHO DE UNHA QUE TIRE A SONORIDADE Q VC QUER E VC TOQUE QUALQUER TIPO DE MUSICA !!!
SE NAO QUANDO EU FOSSE TOCAR POR EXENPLO UM XORINHO EU IRIA CORTAR A UNHA :lol:
Olá, José!
Não querendo ser chato, mas por favor evita digitar todo o texto em letras maiúsculas. O motivo é que vai contra as regras.
Aproveito e deixo até uma citação contendo o fragmento desta regra:
II As regras de comportamento

1. Conteúdo
a. Pedimos que não abuse das MAIÚSCULAS, texto ilegível tanto pelo tamanho como pela cor, abreviações tipo SMS, exagero de caracteres ou de palavras, assim como de emoticons...
Para ver as regras, acessa o seginte link: viewtopic.php?f=29&t=3.

Espero haver ajudado!
Até mais!

Hederson

Mensagem por Hederson » Qui 08 Mai 2008, 14:13

Levantando esta questao de unhas, deve-se levar em conta uma outra questao proposta por Abel Carlevaro quanto ao nao se tocar com apoio, oque voce acha disso.