cordas quando trocar e tensão

valdir aparecido de olive

cordas quando trocar e tensão

Mensagem por valdir aparecido de olive » Qua 30 Mai 2007, 13:37

Olá amigos
Gostaria de uma explicação dos mais entendidos acerca de quando se deve trocar as cordas, sendo que utilizo o instrumento de uma a duas horas diárias. No tocante (caiu bem hein!) à tensão das mesmas, qual a diferença entre elas (média, alta etc.). Ptência? Brilho? Tocabilidade?
Abraços
Valdir

jefferson garrido

Mensagem por jefferson garrido » Qua 30 Mai 2007, 21:31

Bom, em relaçao as tensões, quanto mais baixa, mais "macio" fica pra tocar, mas perde-se em volume, eu particularmente gosto de tensão alta, pois o som fica mais potente e pra mim fica melhor pra executar dinâmicas.
Agora o tempo de duração das cordas depende de alguns fatores, a marca que se usa, algumas tem durabilidade maior, por exemplo a Dario Pro Arte dura bem mais pra mim do que a Giannini.
Outro fator é o suor da mão, tenho alunos que trocam a corda e uma semana depois ja estão ficando pretas , pois o suor da mão prejudica bastante , já eu não tenho muito esse problema, as minha demoram pra oxidarem.
Mas de modo geral, acho que uns 3 meses da pra aguentar, afinal os acordoamentos bons são caros.
Espero ter ajudado, abraço...

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Qua 30 Mai 2007, 22:58

Corda tensão alta tem mais projeção, eu também prefiro. Eu costumo trocar 1 vês por mês quando estou sem dinheiro e de 15 em 15 dias quando posso.

hoyer

Mensagem por hoyer » Ter 04 Set 2007, 00:42

eu troco todo o mês mas sempre utilizo um pano para limpar as cordas após o uso.

Anjosé Barros

Mensagem por Anjosé Barros » Qui 06 Set 2007, 16:32

Olá Valdir,

A duração das cordas sem dúvida depende também do tempo de estudo ou execução utilizando-se do violão. É fácil perceber que a qualidade do som diminui à medida que as cordas vão ficando soadas, oxidadas. Este é o fator determinante. O som fica sem brilho, de forma que eu observo estes aspectos, sendo que troco as primas na segunda troca dos bordões.
Uso d'dario tensão normal ou alta tensão.

Abraço.

JovenJedi

Re: cordas quando trocar e tensão

Mensagem por JovenJedi » Ter 16 Out 2007, 21:23

Como não tenho muito dinheiro para comprar as cordas, as troco apenas quando estão velhas, com muito uso e o som delas ficando ruin.
Para mim elas duram muito, já que cuido bem delas.

Jeremias

Mensagem por Jeremias » Sáb 20 Out 2007, 02:53

Geralmente troco todos os meses. A umidade do ar e o suor das mãos contribuem para a deterioração mais rápida. Acho que limpar as cordas com um pano seco após o uso do instrumento é importante para conservá-las por mais tempo.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 25 Out 2007, 15:59

Sei que nem todo mundo tem dinheiro para ficar trocando de cordas e usando cordas caras, mas o correto é sempre usar cordas de alta qualidade e trocar assim que as cordas começarem a perder brilho e projeção. Estudar em cordas ruins impede que aprendamos a tirar um bom som do instrumento.

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Sáb 17 Nov 2007, 19:13

Olá
Eu pensava que fosse de três em três anos. Mas mesmo assim ainda gosto do som das minhas cordas mesmo elas tendo quase 2 anos num dos meus violões e três no outro.

:guitare: :bye:

w_andrade

Mensagem por w_andrade » Sex 07 Dez 2007, 12:17

Mozart Dionísio Lisboa escreveu:Olá
Eu pensava que fosse de três em três anos. Mas mesmo assim ainda gosto do som das minhas cordas mesmo elas tendo quase 2 anos num dos meus violões e três no outro.

Carambaaa!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Dois e três anos!!! Meu Deus! Eu nao conseguiria! Tenho uma mania de trocar cordas que vc nem imagina! huahuahuhau
O meu tio tem um violão que as cordas tem masi de dois anos tb! Eu toco nele e até acho bonito o som, mas pensa na agonia que dá quando eu lembro que tem mais de dois anos! auhauha
sou paranoico! heheheh

Virgílio Vargas

Mensagem por Virgílio Vargas » Ter 11 Dez 2007, 01:58

Não há uma regra rigida, para a duração das cordas, depende do tempo que se toca e do que se toca, o melhor mesmo é ir tomando atenção à corda e trocar quando esta tiver sinais de que já não está nas melhores condições

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Qua 12 Dez 2007, 05:17

w_andrade escreveu:
Mozart Dionísio Lisboa escreveu:Olá

Carambaaa!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Dois e três anos!!! Meu Deus! Eu nao conseguiria! Tenho uma mania de trocar cordas que vc nem imagina! huahuahuhau
O meu tio tem um violão que as cordas tem masi de dois anos tb! Eu toco nele e até acho bonito o som, mas pensa na agonia que dá quando eu lembro que tem mais de dois anos! auhauha
sou paranoico! heheheh
Eu já toquei num em que as cordas tunham uns três anos... :mrgreen: O som das primas fica excelente, e os das bordões fica um som sem brilho, porém gostoso.
Eu não fico trocando direto por não ter dinheiro pra isso... Algum dia isso vai mudar.

w_andrade

Mensagem por w_andrade » Qua 12 Dez 2007, 12:00

Mozart Dionísio Lisboa escreveu: Eu já toquei num em que as cordas tunham uns três anos... :mrgreen: O som das primas fica excelente, e os das bordões fica um som sem brilho, porém gostoso.
Eu não fico trocando direto por não ter dinheiro pra isso... Algum dia isso vai mudar.
ô Mozart, mas pior que o som fica bonito mesmo né?!?!?!? :D :D
Eu acho tão bonito o som do violão do meu tio (não o que morreu, outro) mas quando lembro que tem cordas velhas minha mão começa a coçar... e incrível!! huahahahahauhuahauh
POr isso que falo que acho que estou ficando meio maluco... ou exigente demais auhUAhUHAUHUAhah

Abraços amigoo!

Stefano

Mensagem por Stefano » Qui 13 Dez 2007, 23:07

Puxa vida 3 anos se trocar corda!!!!!!!!!!!!!!! fico 2 meses e ja estou agoniado, os bordões simplesmente somem , as primas ainda vão ;mas de uma forma geral parece que o violão esta sem vida, sei lá, cordas novas parecem que o violao até fala...e isso..

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Dom 16 Dez 2007, 05:38

Olá!
Como tenho dois violões, estou tentando fazer o seguinte: em um deixo as cordas velhas; no outro deixo cordas novas.
As vezes eu gosto de tocar naquelas cordas com som gostoso das cordas velhas. Outras vezes porém, sinto que preciso do som brilhante das cordas novas. O ruim das cordas velhas é que ficam difícies de afinar. Parecem que não afinam muito bem(pelo menos as dos meu violão são assim).
w_andrade escreveu:
Mozart Dionísio Lisboa escreveu:
Eu já toquei num em que as cordas tunham uns três anos... :mrgreen: O som das primas fica excelente, e os das bordões fica um som sem brilho, porém gostoso.
ô Mozart, mas pior que o som fica bonito mesmo né?!?!?!? :D :D
Eu acho tão bonito o som do violão do meu tio (não o que morreu, outro) mas quando lembro que tem cordas velhas minha mão começa a coçar... e incrível!! huahahahahauhuahauh
POr isso que falo que acho que estou ficando meio maluco... ou exigente demais auhUAhUHAUHUAhah

Abraços amigoo!
Ah! Eu gosto daquele som sem brilho. Se liga não cara. Você não está ficando maluco... rsrs :lol:
Um colega já me disse(saindo um pouco do violão) que já tocou num contrabaixo elétrico que as cordas tinham 8 anos. Incrível! Mas se ele estiver mentido...
:wink: