Cordas para Guitarra Clássica

Alec Miaza

Mensagem por Alec Miaza » Qui 04 Mai 2006, 23:30

allstarstyle escreveu:eu quero experimentar a Gali titanium...
agora estou com a Ernie Ball... uma corda boa... soh que é muito tensa... mas em si, nao fede nem cheira...
Sabe o preço das Gali Alec??
No Brasil, não sei não, mas custa em torno de 15 dólares...

P.S.: vou me entregar agora, atitude infantil, eu guardo as caixinhas e embalagens das cordas que mais gosto. hehe. mas, fralda já larguei tem muuuuuuuito tempo, xiii..., acabei de lembrar que mais algum tempo eu chego na hora é de voltar pra elas (kkkkkk!)

Luis Gontarski

Mensagem por Luis Gontarski » Qui 04 Mai 2006, 23:35

hauahau
faz um ano que comecei a fazer o mesmo... (nao as fraldas) ahauahau

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 05 Mai 2006, 02:39

Também guardo as embalagens das cordas que já testei. Mas uma só, de cada modelo.

Acho que corda, tem que experimentar várias e testar muito até achar a ideal. O melhor modelo pode variar para cada violão, para cada "pegada" e de acordo com o gosto/estilo do freguês.

Gostava de usar a Augustine Regals. Mas sempre achei as primas um pouco duras demais. Atrapalha nos vibratos, que ficam mais secos. Quando testei as Gali, achei as primas melhores, mas o baixos não tão bons. Solução: baixos Augustine, primas Gali.

No site abaixo, dá para comprar estes jogos em separado. E comprar cordas por aí costuma sair mais barato que em loja.

http://www.stringsbymail.com/

sds

DaveHld

Mensagem por DaveHld » Sex 05 Mai 2006, 08:14

Olá!!!

Optei por umas Savarez Alliance - Tensão Alta. Estou a gostar do som que estou a tirar, mas como vocês dizem, só esperimentando várias é que consigo ver qual as que melhores!

Fábio Melo

Mensagem por Fábio Melo » Sex 05 Mai 2006, 14:10

Como dito antes, eu também nunca demorei mais de 2 meses p/ trocar as cordas. Inevitavelmente todas perdem o brilho.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 05 Mai 2006, 16:09

Fábio Melo escreveu:Como dito antes, eu também nunca demorei mais de 2 meses p/ trocar as cordas. Inevitavelmente todas perdem o brilho.
Depende de quanto se estuda diariamente.

Quem estuda pra valer, não dura mais que um mês, por melhor que seja a corda.

O certo seria apontar quantas horas tocando a corda dura...

sds

Intermezzo

Mensagem por Intermezzo » Sáb 06 Mai 2006, 14:21

Achei legal a idéia de tentar estimar quando tempo tocando as cordas aguentam sem perder o brilho...

É porque eu, infelizmente, não tenho tocado muito :cry:

Até,
Carlo

Fábio Melo

Mensagem por Fábio Melo » Sáb 06 Mai 2006, 15:14

Estudo em média 1 hora e meia por dia e troco as cordas a cada 2 meses

ipgvmusica

Mensagem por ipgvmusica » Ter 09 Mai 2006, 10:24

oi dave, sou musico profisional ha 35 anos, ja usei todas as marcas de
cordas, e hoje só uso dadario pro arte tensâo media, pois elas duram
bastante e mantêm a afinaçâo por muito tempo, deve experimentar
um abraço do ipgv

renan

Mensagem por renan » Ter 16 Mai 2006, 16:11

Eu uso d'ddario tensão média. Das que eu experimentei foi a que eu mais gostei. Duram mais - as cordas.

Marcelo Terra

Mensagem por Marcelo Terra » Sex 23 Fev 2007, 13:29

renan escreveu:Eu uso d'ddario tensão média. Das que eu experimentei foi a que eu mais gostei. Duram mais - as cordas.
Você usa para violão clássico? Por que eu sempre pensei que para clássico as melhores seriam as de tensão mais alta.

Quem souber algo sobre se existe alguma relação entre o estilo tocado e a tensão das cordas eu agradeço.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 23 Fev 2007, 18:18

Marcelo Terra escreveu:
renan escreveu:Eu uso d'ddario tensão média. Das que eu experimentei foi a que eu mais gostei. Duram mais - as cordas.
Você usa para violão clássico? Por que eu sempre pensei que para clássico as melhores seriam as de tensão mais alta.

Quem souber algo sobre se existe alguma relação entre o estilo tocado e a tensão das cordas eu agradeço.
A tensão está relacionada ao violão que se usa e ao seu estilo pessoal.
Para um violonista clássico que toca desde música renascentista e barroca, até música romântica e contemporânes, passando por música espanhola com muitos rasgueados entre outras, é difícil definir um estilo musical.

Realmente a tendência é buscar cordas de tensão mais alta, e o motivo é porque estas normalmente dão mais volume e projeção. Então um violonista clássico, que toca sem amplificador, está preocupado com isso. Mas nem tudo é volume e projeção. Tenho 2 violões, num uso tensão extra-alta, em outro prefiro tensão normal/alta.

Em instrumentos de época (alaúde, guitarra barroca, violão romântico) a tensão é baixa. Isso também dá uma diferença grande na articulação, além do próprio instrumento ser diferente, é claro.

A relação é mais ou menos a seguinte:
Tensão mais alta = mais volume, mais projeção, facilidade para a mão direita, mais difícil para a mão esquerda, mais difícil fazer ligados e bons vibratos.
Tensão mais baixa = menos volume e projeção, portanto exige mais da mão direita, porém facilita nos ligados e nos vibratos.

Isso pode ser percebido facilmente se vc comparar a Augustine Regals com a Augustine Blue Tradicional, por exemplo. A primeira é de tensão mais alta. Percebe-se que o som das primas sai mais "fácil". Porém somente com a Blue Tradicional, que tem a tensão mais baixa, consigo um bom vibrato ao estilo "segoviano". Experimente as duas e verá a diferença. No final, vc escolhe aquela que mais te agrada de acordo com suas próprias preferências.

CATL

Mensagem por CATL » Sex 23 Fev 2007, 19:12

Fernando esqueceu de dizer que as cordas de tensão média e baixa tem um som mais suave.

julango

Nylon ou aço

Mensagem por julango » Qui 01 Mar 2007, 00:23

Já li todos os tópicos, mas não encontrei nenhuma referência ou comparação, a favor ou contra as cordas de nylon ou de aço. Gostaria de saber a opinião do pessoal mais experiente. Um abraço.

FernandoSor

Re: Nylon ou aço

Mensagem por FernandoSor » Qui 01 Mar 2007, 11:57

julango escreveu:Já li todos os tópicos, mas não encontrei nenhuma referência ou comparação, a favor ou contra as cordas de nylon ou de aço. Gostaria de saber a opinião do pessoal mais experiente. Um abraço.
Neste tópico abaixo, coloquei minha opinião sobre cordas de aço. Tem também depoimentos de outros membros. Apesar do título do tópico não ser "comparação", uma comparação com o nylon foi inevitável e apareceu...
viewtopic.php?t=1094

sds