Tocar com unha ou sem unha?

anselmonasimento

Mensagem por anselmonasimento » Qua 01 Ago 2007, 15:32

CATL escreveu:
rafael camilo escreveu:tambem ouvi dizer que as unhas saao para quem ainda nao tem muito dominio, mas memso que fosse verdade que elas ajudam nao tenho duvida
Quem disse isso está mentindo. Até porque, a esmagaora maioria usa unhas para tocar, pode ver que hoje em dia os grandes nomes da música clássica tocam com unhas.

mrqoliveira

Prefiro com unhas

Mensagem por mrqoliveira » Qua 01 Ago 2007, 16:32

Antigamente, logo quando começei a tocar nao usava as unhas e particulamente eu roia quando crescia justamente para ficar sem. Até q resolvi testar uma vez tocar com a unha e hj em dia nao toco sem unha acho bem melhor e ajuda nos dedilhados.

Pedro W. Vizu

Unhas

Mensagem por Pedro W. Vizu » Sex 03 Ago 2007, 15:33

Tocar violão, em alto nível, sem unhas, é uma arte que se pretende resgatar. O embate, no passado, foi vencido pelas unhas, mas o resgate da técnica do toque com a polpa dos dedos é possível e interessante.

mgouvea

Unhas

Mensagem por mgouvea » Seg 03 Set 2007, 13:20

Parece q Tárrega defendia a tese de que a unha é uma matéria morte. Não sei, mas se é morta porque cresce?

Apesar de eu ser um amante da música de Tárrega, sou a favor do uso da unha com tamanho bem equilibrado. Não muito grande e nem muito pequena. Na minha opinião cada pessoa tem um tamanho que deve ajudar no som e na execução.

Pra quem nunca tocou com a unha, terá que aprender esta técnica já que desta forma não necessita ultrapassar a polpa do dedo na corda.

Eu uso um ponto de encontro entre a corda, unha e polpa. O tamanho da unha e angulação determinam as características timbrísticas.

Estevan Bíscaro

Mensagem por Estevan Bíscaro » Qui 13 Set 2007, 14:33

Eu sempre toquei com a polpa, até que meu novo professor me fez deixar a unha crescer por livre e espontânea PRESSÃO, então, agora toco com unha, já tem 1 ano, mas lendo esse tópico, criei ânimo para cortá-las e ver como fica sem unha... mas vou fazer isso amanhã pq hj tenho um recital pra fazer, e foi todo estudado com unha. Mas eu lembro que amava tocar sem unha por causa do timbre. O som fica bem mas baixo sim, mas a qualidade...

Rute

Mensagem por Rute » Sex 14 Set 2007, 13:28

Eu prefiro sem unha. Quando era miuda achava estranho o assoiciar-se o tocar viola com ter unha comprida, pois eu quando ia tocar cortava sempre rente, para "sentir" bem a corda em conjunto com o som.

Depois apercebi-me da vantagem de ter unha: quando é para tocar em que tenha de sair som mais alto, sem ajuda de meios eletrónicos.

No fundo, como já aqui foi escrito por outras pessoas, o que interessa é a sensibilidade de cada um, gosto pessoal, intenção de som que se pretende obter, etc.

O melhor é tocar das duas formas e optar consoante o estilo que melhor se adapte, individualmente.

Ainda não pesquisei se existe aqui no forum discussão sobre isso, mas outra dúvida é o uso de palheta ou unhas postiças... Aí dá para conjugar um pouco de duas técnicas... se bem que eu nunca me ajeitei muito com as postiças...

comelius

Mensagem por comelius » Sex 14 Set 2007, 17:28

eu uso as curtas não muito longas, na verdade curtas, e não deixo a unha do polegar grande, pu seja toco com a popa do dedão.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 19 Set 2007, 01:22

Prefiro tocar com as unhas da mão direita. O som fica mais limpo, pois o atrito com as cordas é mais sutil. Mas é interessante saber usar também a ponta do dedo para abafar o som limitanto a extensão da nota.
Normalmente deixo a unha com 3 a 5 mm além do dedo, para me sentir mais confortável no dedilhado.
Agora, palheta, nunca usei, e acho que tocar com palheta só para guitarras elétricas nos solos de grande velocidade.
Mas mesmo na guitarra elétrica prefiro tocar dedilhando com as unhas.
É bom diferenciar violão de guitarra. Aqui no Brasil não é a mesma coisa.

pinheiro.cc

Mensagem por pinheiro.cc » Dom 23 Set 2007, 06:25

realmente, o som do violao tocado sem palheta nao se compara...
o som sai bem mais bonito!

iamah

Re: Tocar com unha ou sem unha?

Mensagem por iamah » Qui 04 Out 2007, 01:13

Gente, vou dando continuidade à minha experiência, sendo relatada aqui no tópico. Tenho boas novidades, e algumas boas conclusões pessoais.

Comecei a tocar aos 12, hoje tenho 31, sempre toquei sem unhas. Há um ano venho experimentando unhas, de vários tamanhos. Fiquei empolgado com o volume e a facilidade de tocar certas peças.

A novidade é que outro dia estava assistindo uns videos que gravo pra auto-análise, e percebi o som com mais polpa e menos unha, senti saudades. Percebi que, no meu caso, os acordes são mais encorpados com bem pouca unha, e os solos geralmente mais bonitos, sei lá, passei a achar o som de unhas grande meio sêco demais, sem graça. Isso é uma visão pessoal, talvez tenha a ver com o fato de eu ter crescido tocando com unha...

A verdade é que estou em uma batalha: com unha eu sinto mais a pegada física, bom pra tocar peças como Astúrias(Albeniz); sem unha, isto é com bem pouca unha e mais polpa, eu sinto mais a pegada emocional, bom pra sentir mais a música, brincar com o encorpamento dos acordes, a textura de cada nota...

A briga é feia, mas no momento estou voltando às origens da polpa do dedo, e estou feliz com essa experiência de auto-conhecimento musical... agradeço especialmente ao texto que li, "O dilema do som no violão", pois eu me sentia meio inferiorizado e menos técnico por não usar unhas... mas creio que todo mundo devia experimentar de tudo e ter como analisar cada experiência...

como diria JorgeBen, obrigado pela atenção dispensada,

abraços!

Pedro Couto

Mensagem por Pedro Couto » Sex 12 Out 2007, 17:02

tem quem ache que sem unha o som é mais suave e mais adequado para certas músicas, mas tb tem qm ache q com unhas o som é mais forte
eu faço parte do 2o grupo

Sab

Mensagem por Sab » Ter 23 Out 2007, 23:27

Olá pessoal, essa questão da unha vem sendo para mim durante um bom tempo um dilema, se por um lado usar unhas compridas deixam o som mais "alto" e destacado, tocar com a polpa do dedo proporciona mais proximidade com a corda.Creio que seja uma questão de escolha pelo tipo de sonoridade que se quer tirar do violão.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 25 Out 2007, 15:55

iamah escreveu:sem unha, isto é com bem pouca unha e mais polpa
Aqui sempre que falei sem unhas, é sem unhas totalmente. Temmuito violonista que usa unhas bem curtas. Mesmo assim, o som é TOTALMENTE diferente de tocar realmente sem unhas.
Pedro Couto escreveu:tem quem ache que sem unha o som é mais suave e mais adequado para certas músicas
Certamente o repertório influi muito na decisão.

E. Tineo

Mensagem por E. Tineo » Dom 04 Nov 2007, 14:36

Com unha sem dúvida! Que o nosso instrumento soe!

Amadan

Mensagem por Amadan » Dom 04 Nov 2007, 17:01

Olá E.Tineo

Vi que é novo aqui no forum, pelo que quero convidá-lo a apresentar-se para a galera neste link:
Deixe aqui sua primeira mensagem

Um abraço